Sumários

Introdução ao estudo das Emoções

9 Outubro 2025, 14:30 Nuno Alexandre De Sá Teixeira


Introdução ao estudo da emoção: questões centrais no estudo das emoção - o que são, quantas existem, para que servem, como são experienciadas e como são reconhecidas? A problemática da definição de emoção: pluralidade das definições de emoção e problemas de delimitação. A distinção entre emoção e motivação. A multidimensionalidade da emoção: (i) experiências afectivas (prazer-desprazer), (ii) processos cognitivos (percepção, avaliação, classificação), (iii) adaptações fisiológicas (reacções somáticas), (iv) condutas e comportamentos (expressões emocionais). Modelos das emoções: Modelos Discretos (Emoções Básicas), Modelos Dimensionais (privilégio da componente experiencial, tido como primária). Evolução, emoção e a fundamentação dos Modelos e Emoções Básicas. As primeiras Teorias da Emoção e a relação entre eventos/estímulos, experiência emocional e reacções (corporais, expressivas e comportamentais). A concepção do senso comum: evento => experiência emocional => reacções corporais. A Teoria de James-Lange (proposta independentemente por William James e Carl Lange) como inversão da sequência de senso comum: evento => percepção e avaliação => reacções corporais => experiência emocional. Argumentos de James e Lange a favor da sequência teórica. A resposta crítica de W. B. Cannon e os seus contra-argumentos à Teoria de James-Lange: (i) insensibilidade dos receptores dos órgãos internos; (ii) latência das respostas fisiológicas; (iii) irrelevância do feedback (dados de simpatectomia em animais); (iv) falta de diferenciação entre padrões de activação fisiológica; (v) insuficiência das respostas corporais (dados da indução artificial de respostas autonómicas) - as reacções corporais não são nem suficientes nem necessárias para a experiência afectiva. A Teoria de Cannon-Bard: processamento perceptivo do evento/estímulo (o papel to hipotálamo) e a emergência paralela e independente de experiências emocionais (baseadas em padrões inatos de activação cortical) e respostas corporais. Dados empíricos que informam a oposição entre as Teorias de James-Lange e Cannon-Bard. Ramificações modernas da Teoria de James-Lange: a hipótese do feedback facial e a hipótese do marcador somático.

Bibliografia:

Fundamental:

Kalat, J. W., & Shiota, M. N. (2007). Emotion. Belmont, CA: Thomson (Capítulo 1)

Métodos da Psicologia Cognitiva: Tempos de Reacção

25 Setembro 2025, 17:30 Nuno Alexandre De Sá Teixeira


Introdução à medida dos Tempos de Reacção. Contextualização histórica e definiçoes preliminares - período preparatório, início do estímulo, início da resposta, tempo da resposta. Distinção entre Tempos de Reacção Simples e Tempos de Reacção de Escolha (Complexos). Características dos Tempos de Reacção Simples: (i) Distribuição de frequências assimétrica para a direita (possíveis correcções); (ii) seguem uma função negativamente acelerada da intensidade do estímulo (Lei de Piéron); (iii) variam com a modalidade sensorial (mais lentos para estímulos visuais que auditivos ou tácteis); (iv) sensíveis ao período preparatório. O Método Subtractivo de Donders - (a) Tarefa de Tempos de Reacçao Simples, (b) Tarefa de Tempos de Reacção de Escolha e (c) Tarefa Go-NoGo. Medida do tempo requerido para a "identificação de um estímulo" pela subtracção de (a) a (c) e medida do tempo requerido para a "selecção da resposta" pela subtracção de (c) a (b).

Apresentação da UC e Modalidades de Avaliação

25 Setembro 2025, 14:30 Nuno Alexandre De Sá Teixeira


Apresentação da unidade curricular e modalidades de avaliação. Breve revisão introdutória à Psicologia Cognitiva. As noções de níveis de análise e a distinção entre processos bottom-up e top-down.