Sumários

Psicologia da Influência e Economia Comportamental

27 Outubro 2025, 18:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


  • Seis Princípios da Influência Social: Reciprocidade, Escassez, Prova Social, Consistência, Gostabilidade (Liking) e Autoridade. Exemplos de como aplicar esses princípios no contexto de marketing e persuasão.
  • Economia Comportamental e Nudging: Introdução à economia comportamental e ao conceito de nudges como forma de influenciar decisões.
  • Nudges no Comportamento de Consumo: Análise de exemplos aplicados e estratégias para orientar escolhas dos consumidores.

Papel das emoções na Persuasão e no Marketing

20 Outubro 2025, 20:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


  • Influências diretas e indiretas do afeto
  • Exemplos no consumo
  • Emoções positivas e negativas: efeitos na persuasão
  • Estados Emocionais especificos: papel do Medo, Culpa e Arousal

O Papel da Emoção na Tomada de Decisão

20 Outubro 2025, 18:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


  • Modelos Dualistas: Como a emoção influencia vias centrais e periféricas de persuasão?
  • Hipótese do Marcador Somático de Damasio e tomada de decisão.
  • A Heurística do Afeto como um atalho mental que influencia decisões rápidas.
  • Perspectiva do afecto como Risco
  • Implicações para o Marketing dos Modelos revistos 

Atitudes e Modelos Dualistas de Persuasão

13 Outubro 2025, 20:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos



Introdução às Atitudes e sua Importância

  • Definição de atitudes: componentes cognitivos, afetivos e comportamentais.
  • Importância das atitudes no comportamento do consumidor e no desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes.
Modelo de Probabilidade de Elaboração (ELM): diferenciação entre vias de processamento central e periférica.

Modelo Heurístico-Sistemático (HSM): análise do processamento sistemático e heurístico de informações persuasivas.

Persuasão pela Via Periférica/Superficial
  • Definição e características da via periférica: baixo esforço cognitivo, influências indiretas e fatores como autoridade, atratividade, e emoções superficiais. 

  • Persuasão pela Via Central/Sistemática
  • Definição e características da via central: processamento profundo, foco em argumentos racionais e na relevância da mensagem.
  • Fatores determinantes para o uso da via central, como a motivação e a capacidade do público-alvo para processar a mensagem.


  • Vieses e Invulnerabilidade nos Modelos de Tomada de Decisão do Consumidor

    13 Outubro 2025, 18:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


    • Modelo de fases de decisão do consumidor
    • Vieses nas diferentes fases de decisão
    • Self-Serving Biases: Definição e Exemplos
    • Ilusão de Invulnerabilidade e Tomada de Riscos no Comportamento e Consumo