Sumários

O comportamento digital e o consumidor do futuro

10 Novembro 2025, 20:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


  • Nudging: Debates, Paternalismo e Ética
  • O comportamento digital do consumidor
  • Comportamento do consumidor no futuro

Apresentação dos Trabalho de Grupo

10 Novembro 2025, 18:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


Apresentação e Discussão dos Trabalhos de Grupo

Fundamentos de Branding: Construção, Posicionamento e Valor da Marca

3 Novembro 2025, 18:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


Branding
  • Construção da Marca
  • Posicionamento da Marca
  • Endorsement da marca
  • Identidade e Personalidade da Marca
  • Brand Equity (valor e equidade da marca)
  • Marcas e Storytelling
(Aula em colaboração com o Professor Ángel Millán Campos)

Psicologia da Influência e Economia Comportamental

27 Outubro 2025, 18:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


  • Seis Princípios da Influência Social: Reciprocidade, Escassez, Prova Social, Consistência, Gostabilidade (Liking) e Autoridade. Exemplos de como aplicar esses princípios no contexto de marketing e persuasão.
  • Economia Comportamental e Nudging: Introdução à economia comportamental e ao conceito de nudges como forma de influenciar decisões.
  • Nudges no Comportamento de Consumo: Análise de exemplos aplicados e estratégias para orientar escolhas dos consumidores.

Papel das emoções na Persuasão e no Marketing

20 Outubro 2025, 20:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


  • Influências diretas e indiretas do afeto
  • Exemplos no consumo
  • Emoções positivas e negativas: efeitos na persuasão
  • Estados Emocionais especificos: papel do Medo, Culpa e Arousal