Sumários

Heurísticas – Erros ou Respostas Adaptativas

29 Setembro 2025, 20:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


Exemplos de Heurísticas e aplicações ao Marketing:

  • Ancoragem: Influencia de uma ancora e ajustamento insuficiente (em comportamentos de estimativa de preço e quantidades)

  • Representatividade: decisões baseadas em quão semelhante algo parece a uma categoria, ignorando probabilidades

  • Afeto: como emoções impactam decisões rápidas.


Heurísticas como Erros Sistemáticos:

  • Como podem gerar vieses 

Heurísticas como Respostas Adaptativas:

  • Em ambientes incertos, podem ser eficientes e úteis.

Sistema 1, Sistema 2 & Heurísticas na Tomada de Decisão

29 Setembro 2025, 18:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


  • Sistema 1 vs Sistema 2 

  • Implicações para Profissionais de Marketing

  • Actividade Quiz 

  • Heurísticas: Atalhos mentais usados para simplificar decisões complexas.

  • Exemplos de Heurísticas:

    • Disponibilidade: estimativas de frequencia e decisões baseadas no que é mais fácil de lembrar

Aula 2: Teoria dos Prospectos e Atividades de Pares

22 Setembro 2025, 20:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


  • Apresentação e discussão da Teoria dos Prospectos (Prospect Theory), que mostra como decisões são influenciadas por pontos de referência e como ganhos e perdas são percecionados de forma assimétrica.
  • Efeitos de enquadramento, aversão à perda e risco, e endowment effect
  • Exemplos de estudos experimentais que suportam a teoria.
  • Realização de atividades de discussão em pares.

Aula 1: Modelos de Escolha Racional e suas Limitações

22 Setembro 2025, 18:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


Na aula de hoje abordámos a questão central: “somos racionais?”.

  • Revisão dos modelos tradicionais de escolha racional, que assumem decisões lógicas orientadas para a maximização de benefícios.

  • Discussão das limitações dessa abordagem, introduzindo o conceito de "racionalidade limitada", considerando restrições cognitivas e de atenção que influenciam a tomada de decisão.

  • Exemplos de vários estudos experimentais que violam os pressupostos da teoria clássica.