Sumários
Psicologia da Influência e Economia Comportamental
27 Outubro 2025, 18:00 • Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos
- Seis Princípios da Influência Social: Reciprocidade, Escassez, Prova Social, Consistência, Gostabilidade (Liking) e Autoridade. Exemplos de como aplicar esses princípios no contexto de marketing e persuasão.
- Economia Comportamental e Nudging: Introdução à economia comportamental e ao conceito de nudges como forma de influenciar decisões.
- Nudges no Comportamento de Consumo: Análise de exemplos aplicados e estratégias para orientar escolhas dos consumidores.
Papel das emoções na Persuasão e no Marketing
20 Outubro 2025, 20:00 • Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos
- Influências diretas e indiretas do afeto
- Exemplos no consumo
- Emoções positivas e negativas: efeitos na persuasão
- Estados Emocionais especificos: papel do Medo, Culpa e Arousal
O Papel da Emoção na Tomada de Decisão
20 Outubro 2025, 18:00 • Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos
- Modelos Dualistas: Como a emoção influencia vias centrais e periféricas de persuasão?
- Hipótese do Marcador Somático de Damasio e tomada de decisão.
- A Heurística do Afeto como um atalho mental que influencia decisões rápidas.
- Perspectiva do afecto como Risco
- Implicações para o Marketing dos Modelos revistos
Atitudes e Modelos Dualistas de Persuasão
13 Outubro 2025, 20:00 • Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos
Introdução às Atitudes e sua Importância
- Definição de atitudes: componentes cognitivos, afetivos e comportamentais.
- Importância das atitudes no comportamento do consumidor e no desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes.
Definição e características da via periférica: baixo esforço cognitivo, influências indiretas e fatores como autoridade, atratividade, e emoções superficiais.
Definição e características da via central: processamento profundo, foco em argumentos racionais e na relevância da mensagem. Fatores determinantes para o uso da via central, como a motivação e a capacidade do público-alvo para processar a mensagem.
Vieses e Invulnerabilidade nos Modelos de Tomada de Decisão do Consumidor
13 Outubro 2025, 18:00 • Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos
- Modelo de fases de decisão do consumidor
- Vieses nas diferentes fases de decisão
- Self-Serving Biases: Definição e Exemplos
- Ilusão de Invulnerabilidade e Tomada de Riscos no Comportamento e Consumo