Sumários

9. Efeito-professor/a, efeito-família/comunidade e efeito-aluno

4 Dezembro 2025, 20:30 Sandra Cristina Mateus Gomes


Os efeitos da ação dos professores (plano micro - individual). As pedagogias e comunicação de expectativas (efeito de Pigmalião)
O efeito-família: dinâmicas que favorecem o desempenho escolar
O efeito-aluno/a: dinâmicas que se relacionam com os resultados escolares.

Condições e processos na produção do desempenho escolar (síntese). Balanço final.

4 Dezembro 2025, 20:30 Susana da Cruz Martins


Síntese das dimensões e das variáveis relacionadas com o desempenho escolar.

Apresentação e discussão dos retratos de escolarização (continuação): aplicação aos casos específicos e diversificados de trajetos escolares, analisados ao longo do semestre.

Continuação da aula anterior. O efeito-família-comunidade no desempenho escolar

27 Novembro 2025, 20:30 Susana da Cruz Martins


Continuação da aula anterior.

O efeito-família-comunidade: dinâmicas que favorecem o desempenho escolar

A relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar (cont.)

20 Novembro 2025, 20:30 Susana da Cruz Martins


O efeito-sistema educativo (plano macro - estrutural) e o efeito-escola (plano meso- institucional) (continuação).

Aula 8. Efeito-sistema educativo, efeito escola e efeito-professor/a

20 Novembro 2025, 20:30 Sandra Cristina Mateus Gomes


6. O efeito-sistema educativo (plano macro - estrutural)
6.1 Níveis de diferenciação interna dos sistemas educativos; políticas de avaliação dos estudantes; definição da dimensão das turmas.
6.2 As medidas de política educativa para promover a equidade: o caso português.
 
7. O efeito-escola: o poder da organização escolar e o poder do professor
7.1 O efeito composicional da escola e da turma. 
7.2 A escola enquanto organização: as variáveis de contexto que podem fazer a diferença. 

Constituição dos grupos
Momento 2 do trabalho de grupo: análise