Sumários

Aula 4. A seletividade social do desempenho escolar: origem social e e contexto territorial

23 Outubro 2025, 20:30 Teresa Seabra


Teorias da Reprodução: as (des)continuidades socio-culturais entre a instituição escolar e o contexto social.   Reconfiguração atual das modalidades de exclusão escolar.

Teorias explicativas da seletividade social do desempenho escolar

23 Outubro 2025, 20:30 Susana da Cruz Martins


O potencial explicativo das condições estruturais: as teorias da reprodução social e cultural.

A reconfiguração atual das modalidades de exclusão escolar.

As desigualdades sociais nos trajetos escolares

16 Outubro 2025, 20:30 Susana da Cruz Martins


Continuação da aula anterior.

Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar: diagnóstico da seletividade social (do ensino básico ao ensino superior).

Analisar indicadores e figuras (acesso, fileiras, resultados e trajetórias), tendo em conta:

  Condição social das famílias

              Escolaridade da família

              Classe social

 Origem étnico-nacional

 Contexto territorial de residência

  Sexo e Género

Aula 3. Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar

16 Outubro 2025, 20:30 Teresa Seabra


Continuação da aula anterior: debate sobre igualdade, equidade, igualdade de oportunidades e igualdade de resultados
Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar: diagnóstico da seletividade social (do ensino básico ao ensino superior).
As desigualdades sociais nas trajetórias escolares. Acesso, resultados e orientações segundo: 
  • Condição social das famílias (nível de escolaridade/profissão e situação na profissão)
  • Contexto territorial de residência (urbano/rural, interior/litoral)
Exercício de análise de indicadores em grupo.

Aula 2. A escola enquanto projeto da modernidade

9 Outubro 2025, 20:30 Teresa Seabra


― A instituição escolar como instrumento de homogeneização e de diferenciação social
― Igualdade, equidade, igualdade de oportunidades e igualdade de resultados