Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01158
Acrónimo :
01158
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
26.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos anteriores de microeconomia são recomendados.

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo geral é que os alunos absorvam e dominem os principais temas e as técnicas-chave ligados à teoria da empresa e ao estudo das organizações económicas em contextos competitivos. Serão abordados conceitos, métricas e predições relacionados com evolventes sectoriais, estrutura de mercado, fronteiras da empresa e interacção estratégia, deliberação empresarial.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A exploração da economia da estratégia permitirá ao aluno conhecer e discutir criticamente o seguinte: OA1. Porque existe, como se organiza e para que serve uma empresa; OA2. Análise de contexto, mercado e processos de concorrência; OA3. Limites horizontais e verticais da empresa; OA4. Analisar e avaliar o posicionamento no mercado e modelos de negócio OA5. Criar, sustentar e fazer evoluir vantagens competitivas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1: Dimensão das Empresas e os seus Limites 1. Os Limites Horizontais da Empresa 2. Os Limites Verticais da Empresa 3. Integração de Empresas e Alternativas P2: Análise de mercado e da Dinâmica de Concorrência 4. Concorrência entre empresas 5. Entrada e Saída de Empresas 6. Concorrência ao Longo do Tempo 7. Análise do Mercado e do Setor P 3: Posicionamento Estratégico 8. Posicionamento Estratégico para Vantagem Competitiva 9. Informação e Criação de Valor 10. Sustentar a Vantagem Competitiva P 4: organização Interna das Empresas 11. Avaliação de Desempenho e Incentivos 12. Estratégia e Estrutura

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: P1, P4 OA2: P2, P3 OA3: P1, P2 OA4: P1, P2, P3 OA5: P2, P3

Avaliação / Assessment


A aprovação na UC pode ser obtida através de duas modalidades: I. Avaliação contínua 1- Frequência: 60% (nota mínima: 8,5 val) 2- Fichas individuais: 20% 3- Participação: 20% II - Avaliação final 1 - Exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de analisar e de discutir estratégias empresariais das seguintes formas: 1. Aulas expositivas - descrição e explicação de conceitos, exploração de factos estilizados sobre estratégia e concorrência; 2. Aulas participativas - debate sobre teoria e regularidades empíricas, estudo de casos, utilização de indicadores; 3. Auto-estudo - trabalho autónomo do aluno e, em particular, pesquisa e reflexão sobre as Fichas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A exposição dos conceitos e teorias nas aulas permite aos alunos tomar conhecimento dos principais conceitos de estratégia e teoria da empresa (OA1, O2, A3). Este conhecimento é depois consolidado através da aplicação dos conceitos e de discussão de exemplos concretos (contribuindo para os OA4 e OA5). O estudo de casos consolida a teoria (contribuindo para os OA1, OA2 e OA3) e as fichas e participação consolidam a sua aplicação prática (OA3 e OA4).

Observações / Observations


Artigos científicos, case studies , relatórios oficiais e trabalhos de consultoria são disponibilizados como apoio a cada ponto do programa. Espera-se que os mestrandos participem activamente durante e contribuam com apreciações baseadas na literatura relevante.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Besanko, D. (2013), Economics of Strategy, 6th edition Wiley. - Porter, M. (1998), Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors, New York: The Free Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Shapiro, C. e H. Varian (1998), Information Rules: A Strategic Guide to the Network Economy. - Geroski, P. (2003), The Evolution of New Markets, Oxford: Oxford University Press. - Cunha, M.P., J.V. Cunha e S. Mendonça (2010), Empresa, Progresso e Contestação: O Primeiro Século de Estudos Organizacionais, Lisboa: Sílabo. - Foss, N. J. (1993). Theories of the firm: contractual and competence perspectives. Journal of Evolutionary Economics, 3(2), 127-144. http://doi.org/10.1007/BF01213830 - John Kay (2018) Theories of the Firm, International Journal of the Economics of Business, 25:1, 11-17, DOI: 10.1080/13571516.2017.1402468 - Gibbons, R. (2005). Four formal(izable) theories of the firm? Journal of Economic Behavior & Organization, 58(2), 200-245. http://doi.org/10.1016/J.JEBO.2004.09.010

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16