Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01708
Acrónimo :
01708
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular ?Indicadores e Estatísticas em Políticas Públicas? tem como objectivos proporcionar aos estudantes, através da análise documental e da realização de actividades práticas, o desenvolvimento de competências de avaliação e utilização de fontes estatísticas de suporte à definição e avaliação de políticas públicas em diversos sectores: Educação e Formação, Saúde, Emprego, Protecção Social, Ciência e Tecnologia, Ambiente e Cultura, entre outros. Este trabalho será efectuado tendo como referência o plano nacional e internacional, bem, como as respectivas interrelações. Para tal recorrer-se-á tanto ao fundo documental programático nacional (GOPs e documentação específica de Ministérios e Agências Nacionais) como internacional, especialmente da União Europeia, OCDE e agências das Nações Unidas, e respectivos indicadores estatísticos de avaliação e benchmarking. Estabelecer-se-ão ainda pontes específicas com a produção científica nacional e internacional neste domínio.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Identificar as principais fontes de estatísticas relevantes para as Políticas Públicas, nacionais e internacionais; OA2. Descrever os diferentes métodos e objetivos da produção estatística, a informação que incorporam e os seus limites interpretativos; Comparar de forma informada as diferentes fontes, avaliar a respetiva qualidade e rigor e demonstrar as diferenças encontradas; OA3. Dominar as principais plataformas de procura e apuramento de dados estatísticos nacionais ( INE, órgaos com competências delegadas) e internacionais (Eurostat, OCDE); OA4. Ler, analisar e interpretar corretamente quadros e gráficos; OA5. Produzir quadros, tabelas e gráficos adequados à utilização em relatórios e outros meios de produção científica; OA6. Conciliar informação estatística com outras fontes, qualitativas ou quantitativas na redação de relatórios ou outros produtos científicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. As estatísticas na definição e avaliação de políticas públicas; 2. Procedimentos de benchmaring internacional; 3. Sistema Estatístico Nacional: Instituto Nacional de Estatística e órgãos de competências delegadas; 4. Medidas de políticas públicas e avaliação: articulação nacional e internacional (UE, Eurostat, OCDE, agências das Nações Unidas); Áreas específicas de formulação de políticas públicas e respectivo suporte estatístico de decisão e avaliação: Educação e Formação, Saúde, Emprego, Protecção Social, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ambiente, Cultura; 5. Políticas públicas e investigação em ciências sociais: inputs, outputs e avaliação crítica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


CP1 - OA1, 2 CP2 - OA3, 4, 5 CP2 - OA3, 4, 5 CP3 - OA3, 4, 5 CP4 - OA3, 4, 5 CP5 - OA3, 4, 5 CP6 - OA6

Avaliação / Assessment


A avaliação é final. Os alunos serão avaliados com base na execução de um trabalho individual de análise de indicadores estatísticos (100% da nota final), um esboço desse trabalho deve ser entregue ao docente ainda durante o período de aulas; Os alunos que não obtiverem aproveitamento em 1ª época poderão realizar exame de 2ª época (100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Cada sessão terá um momento de exposição por parte do docente, com vista ao enquadramento do tema em análise. O tempo restante repartir-se-á entre a análise de documentos, a identificação de medidas de política e processo de implementação. Proceder-se-á à avaliação através de mensuração estatística e benchmarking internacional. Neste trabalho dar-se-á relevo à formação de competências de procura e avaliação de informação documental e estatística através da internet por parte dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino (aulas teórico-práticas) está muito claramente articulada com o método de trabalho em sala de aula e também com o trabalho autónomo a desenvolver pelo aluno, a partir do qual serão também desenvolvidos os elementos de avaliação da unidade curricular. Cada aula contará com uma breve exposição do docente acerca de cada área estatística e respetivas fonte, métodos de recolha e produtos estatísticos por esta originados ao que se seguirá um exercício prático com vista à sedimentação de conhecimentos e rotinização por parte dos alunos do trabalho com estas fontes a partir da internet. Esse exercício permitirá não só um domínio adequado das plataformas de acesso a informação estatística disponíveis (INE, Eurostat, OCDE, etc.) como dos processos adequados de construção de tabelas e gráficos a partir da informação acedida e respetiva manipulação a partir do uso do Excel. Este trabalho de procura de informação (utilizando conceitos, indicadores, variáveis, instrumentos de recolha) e de modelação da mesma consistirá num contributo fundamental para a apreensão, por parte dos alunos, da qualidade da informação obtida em contraste com os objetivos definidos, bem como dos respetivos limites interpretativos. As competências acumuladas de definição de um objeto de estudo, procura de informação, manipulação e exposição da mesma e, finalmente, da respetiva interpretação e análise, em contraste com fontes analíticas e bibliográficas, no desenvolvimento de um produto científico será avaliada nos momentos de avaliação previstos (apresentação em sala de aula e ensaio final).

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dye, T. R. (1992), Understanding Public Policy, Englewood Cliffs: Prentice Hall; Dunlap, T. R. (1982), Scientists, Citizens and Public Policy, Princeton, Princeton University Press.; ALBÆK, E. (1995), Between Knowledge and Power: Utilization of Social Science in Public Policy Making, Policy Sciences 28: 79-100.; Ministério da Saúde (2004), Plano Nacional de Saúde 2004-2010: uma saude para todos, Lisboa, Direção-Geral da Saúde, http://www.dgsaude.min-saude.pt/pns/capa.html; Mathews, P. et al (2008), Política Educativa para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico 2005-2008 - Avaliação Internacional, Lisboa: GEPE, http://www.gepe.min-edu.pt/np4/?newsId=364&fileName=politica_educativa_basico.pdf; Ministério da Educação (2007) Educação e Formação em Portugal, Liboa: Ministério da Educação, http://www.gepe.min-edu.pt/np4/?newsId=364&fileName=educacao_formacao_portugal.pdf. (entre outros documentos de políticas públicas e avaliação).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/eurostat/home/ http://www.oecd.org http://www.ine.pt Bases de Dados de Informação Estatística:

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16