Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01708
Acrónimo :
01708
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Indicadores e Estatísticas em Políticas Públicas tem como objectivos proporcionar aos estudantes, através da análise documental e da realização de actividades práticas, o desenvolvimento de competências de avaliação e utilização de fontes estatísticas de suporte à definição e avaliação de políticas públicas em diversos sectores: Natalidade e Envelhecimento, Educação e Formação, Emprego, Protecção Social, Ciência e Tecnologia, Ambiente, entre outros. Este trabalho será efectuado tendo como referência o plano nacional e internacional, bem, como as respectivas interrelações. Para tal recorrer-se-á a um conjunto de temas e áreas de desenvolvimento de políticas públicas (Envelhecimento da População, Educação, Emprego e Proteção Social, por exemplo) e respetiva análise através dos respectivos indicadores estatísticos de avaliação e benchmarking. Estabelecer-se-ão ainda pontes específicas com a produção científica nacional e internacional neste domínio.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Conhecer as principais fontes e áreas de produção estatística nacionais (INE, PORDATA) e internacionais (Eurostat, OCDE), bem como as respetivas plataformas de apuramento de dados e sistemas de meta-informação, contribuindo para a correta interpretação dos dados e respetivos limites interpretativos. OA2. Ler, analisar e interpretar corretamente quadros, gráficos e mapas, incorporando a meta-informação necessária. Produzir cálculos, quadros, gráficos e mapas adequados ao tipo de informação estatística utilizada e ao tipo de produtos científicos a construir: relatórios e produtos científicos; OA3. Conciliar informação estatística com outras fontes, quantitativas (provenientes de micro-dados) ou qualitativas na redação de relatórios ou outros produtos científicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. As estatísticas na definição e avaliação de políticas públicas; 2. Procedimentos de benchmaring internacional; 3. Sistema Estatístico Nacional: Instituto Nacional de Estatística e órgãos de competências delegadas; 4. Medidas de políticas públicas e avaliação: articulação nacional e internacional (UE, Eurostat, OCDE, agências das Nações Unidas); Áreas específicas de formulação de políticas públicas e respectivo suporte estatístico de decisão e avaliação: Educação e Formação, Saúde, Emprego, Protecção Social, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ambiente, Cultura; 5. Políticas públicas e investigação em ciências sociais: inputs, outputs e avaliação crítica.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A visão abrangente do sistema estatístico nacional e internacional CP1 bem como o conhecimento da respetiva meta-informação e métodos CP2, contribui para a identificação por parte do estudante das principais áreas e fontes de produção estatística e utilização das respetivas plataformas (OA1). O domínio das fontes estatísticas (CP1) e respetiva meta-informação (CP2), aliada à capacidade técnica de extração da informação dos mesmos (CP3) transmitirá ao estudante o conhecimento cerca dos diferentes métodos e objetivos implicados no trabalho estatístico, da sua qualidade e rigor, como os respetivos limites interpretativos (OA2). A capacidade de recolha de informação estatística e respetivo tratamento (CP3) aliada ao conhecimento das diversas áreas de produção estatística (CP4, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9) e respetiva meta-informação (CP2) capacitará o estudante para a utilização competente de dados estatísticos na produção de relatórios e outros produtos científicos (OA3)

Avaliação / Assessment


A avaliação desta UC realiza-se exclusivamente por exame (100%). Este exame pode ser efetuado por duas formas: a) entrega de trabalho escrito individual b) prova individual escrita Na opção a), o trabalho individual com cerca de 10 páginas, de análise de indicadores estatísticos (100% da nota final). O tema e informação estatística de suporte deverão ser previamente acordados com o docente, ainda no decurso das aulas, em ocasião especificada para o efeito. O trabalho deverá apresentar a seguinte estrutura: uma introdução ao tema, incorporando a relevância do mesmo e um ligeiro enquadramento teórico de suporte, incluindo algumas referências bibliográficas, a apresentação da(s) fonte(s) estatística(s) e principais características; a integração dos dados em suporte gráfico (a não ser que o volume de dados a inviabilize) e a análise dos mesmos; uma conclusão integrada e discutida com o suporte teórico e crítica das fontes. No caso do aluno optar pela opção b) deve informar previamente o professor. Os alunos que não obtiverem aproveitamento em 1ª época poderão apresentar o trabalho em 2ª época em idênticas condições (100% da nota final). Os alunos poderão ainda beneficiar da Época Especial, desde que abrangidos ela regulamentação aplicável.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta unidade corresponde 6 ECTS, 21 horas (TP20; OT1) de contacto e 129 horas de trabalho autónomo. A metodologia de ensino (aulas teórico-práticas) está muito claramente articulada com o método de trabalho em sala de aula e também com o trabalho autónomo a desenvolver pelo aluno, a partir do qual será também desenvolvido o ensaio para avaliação na unidade curricular. Cada aula contará com uma breve exposição do docente acerca de cada área estatística e respetivas fontes, métodos de recolha e produtos estatísticos por esta originados ao que se seguirá um conjunto de exercícios práticos com vista à sedimentação de conhecimentos e rotinização por parte dos alunos do trabalho com estas fontes a partir da internet. Esse exercício permitirá não só um domínio adequado das plataformas de acesso a informação estatística disponíveis (INE, PORDATA, Eurostat, OCDE, etc.) como dos processos adequados de construção de tabelas, gráficos e mapas a partir da informação acedida e respetiva manipulação a partir do uso do Excel e outro software. Este trabalho de procura de informação (utilizando conceitos, indicadores, variáveis, instrumentos de recolha) e de modelação da mesma através dos cálculos ou outras operações necessárias, consistirá num contributo fundamental para a apreensão, por parte dos alunos, da qualidade da informação obtida em contraste com os objetivos definidos, bem como dos respetivos limites interpretativos. Os produtos visuais (gráficos, mapas, figuras) originados a partir deste trabalho serão posteriormente interpretados e discutidos criticamente em sala de aula com vista à retirada de conclusões quanto à adequabilidade dos produtos obtidos em contraste com os objetivos definidos. Esta estratégia de trabalho em sala de aula antecipará todas as fases compreendidas no trabalho autónomo do aluno na realização do trabalho final (com exceção da articulação teórica e redação do texto). A reprodução desta estratégia desenvolvida em sala de aula será efetuada semanalmente em trabalho autónomo, através da realização de pequenos exercícios práticos posteriormente discutidos em sala de aula. A elaboração do ensaio final (máximo de 10 páginas) incluirá: 19 horas de leitura; 40 horas de pesquisa; 50 horas de preparação de dados e redação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem remetem para a aquisição de conhecimentos, capacidade de utilização de plataformas e de aplicação. A exposição teórica e sobretudo metodológica permitirá operacionalizar todos os objetivos de aprendizagem contribuindo para o aumento de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades operacionais e apoiando a aplicação. As demonstrações, os exemplos e os exercícios visam o desenvolvimento de competências de aplicação, incidindo, portanto, nos objetivos OA1 a AO3. O trabalho autónomo dos alunos será orientado e incentivado de acordo com um plano elaborado pelo docente e visa o desenvolvimento das competências necessárias para a concretização de todos os objetivos de aprendizagem (OA1 – AO3). Este plano inclui a indicação de leituras específicas e atividades a serem desenvolvidas em diferentes plataformas e com a utilização de softwares diversos, bem como a redação de produtos diferenciados.

Observações / Observations


O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que mais facilmente se pode associar à UC é a promoção de uma Educação de Qualidade, a partir da convocatória dos recursos de natureza teórica, metodológica e empírica para a construção de informação de qualidade, com indicadores credíveis para análise de problemas ou temas de natureza económica e social, bem como para a construção de políticas públicas adequadas e sustentadas. Os recursos de inteligência artificial poderão ser utilizados na execução do trabalho escrito previsto para a avaliação final, desde que o respetivo recurso e prompts de conteúdo utilizados sejam incluídos na redação, bem como o objetivo e estratégia de utilização deste recurso.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dye, T. R. (1992), Understanding Public Policy, Englewood Cliffs: Prentice Hall; Dunlap, T. R. (1982), Scientists, Citizens and Public Policy, Princeton, Princeton University Press.; ALBÆK, E. (1995), Between Knowledge and Power: Utilization of Social Science in Public Policy Making, Policy Sciences 28: 79-100.; Ministério da Saúde (2004), Plano Nacional de Saúde 2004-2010: uma saude para todos, Lisboa, Direção-Geral da Saúde, http://www.dgsaude.min-saude.pt/pns/capa.html; Mathews, P. et al (2008), Política Educativa para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico 2005-2008 - Avaliação Internacional, Lisboa: GEPE, http://www.gepe.min-edu.pt/np4/?newsId=364&fileName=politica_educativa_basico.pdf; Ministério da Educação (2007) Educação e Formação em Portugal, Liboa: Ministério da Educação, http://www.gepe.min-edu.pt/np4/?newsId=364&fileName=educacao_formacao_portugal.pdf. (entre outros documentos de políticas públicas e avaliação).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/eurostat/home/ http://www.oecd.org http://www.ine.pt Bases de Dados de Informação Estatística:

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30