Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01729
Acrónimo :
01729
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


Na era digital, instituições políticas, atividades e relacionamentos são cada vez mais mediados e moldados pelas tecnologias de informação e comunicação. O uso quotidiano das tecnologias da informação e comunicação tem sido um pilar importante na transformação da relação do cidadão com a comunidade em que está inserido e com as demandas junto do estado pela concretização de novos direitos e pela vigilância crítica e atenta de problemas sociais diversos e globais. Novas relações implicam novas formas de governamentalidade e reequacionam as estruturas de poder suscitando novas fontes de equilíbrio. O curso proporciona aos alunos um kit de conceitos e métodos para a análise das transformações sociais e políticas ancoradas nas novas formas de participação política e social dos cidadãos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Nesta UC os alunos obtêm uma compreensão aprofundada da natureza mutável da era digital e da política de governança, assim como das questões teóricas, práticas e éticas em torno do papel da Internet e tecnologias relacionadas à vida social e política

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Participação política (o que é, quais são as suas diferentes formas e como se estuda, o papel do digital); 2. Poder (teorias do estado, desafios ao poder, governance); 3. Formas digitais de poder e governance; 4. Movimentos Sociais 1 (o que são, como se formam e porque, de que forma atuam); 5.Movimentos Sociais 2 (o seu estudo); 6. Ativismo digital 1 (o que mudou com o digital); 7.Ativismo digital 2 (o seu estudo); 8. Policing protest na era digital (novas tecnologias no controle policial do conflito e da ordem pública); 9. Populismo digital (a relação entre novas tecnologias e a afirmação dos populismos: principais questões e debates); 10. Democracia direta e TIC (relação da democracia direta com o populismo e o papel das novas tecnologias: debates e desafios); 11. Cidadania digital e democracia digital (Esfera pública e esfera pública digital); 11. Etnografia digital.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A compreensão do lugar das estratégias, práticas e recursos de cidadãos e grupos organizados no espaço público requer necessariamente o aumento de uma literacia teórica crítica dos paradigmas convocáveis, em particular em aspetos relacionados com a importância, efeitos e ação da participação social e política dos cidadãos enquadrada em novas formas de governamentalidade.

Avaliação / Assessment


A avaliação divide-se em dois momentos. Uma pesquisa de grupo (3-4 estudantes, dependendo do tamanho da turma) apresentada em aula sobre um dos tópicos do curso (40%) e um ensaio final (60%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino combina exposição docente com o uso de instrumentos interactivos, e intervenção discente (nomeadamente da discussão de temáticas e pesquisas). Espera-se dos estudantes trabalho próprio de apreensão e aprofundamento das temáticas trabalhadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alcance bem sucedido dos objectivos elencados requer necessariamente uma abordagem expositiva e problematizante. Requer ainda o desenvolvimento de trabalho autónomo por parte de discentes, não apenas no âmbito de uma revisão bibliográfica desenvolvida em linha com os conteúdos da UC mas o seu envolvimento no processo de discussão informada das teorias, paradigmas e exemplos oferecidos. Por essa razão, combinam-se problematização, análise e respectiva aplicação.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Teocharis, Y., J. de Moor, and J.W. van Deth. 2019. ?Digitally Networked Participation and Lifestyle Politics as New Modes of Political Participation?, Policy and Internet https://doi.org/10.1002/poi3.231 Hennen, L. et al. 2020. European E-Democracy in Practice, NYC: Springer.Savaget, P., T. Dalton, R, and H.D. Klingemann. 2007. The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford: OUP, Chapter ?Citizens and Political Behavior, Civil Society and Democratization, and Political Communication. Chiarini and S. Evans. 2019. Empowering political participation through artificial intelligence, Science and Public Policy 46(3): 369?380 Casteltrione, I. and M. Pieczka. Mediating the contributions of Facebook to political participation in Italy and the UK: the role of media and political landscapes, Palgrave Communications 4(1): 56-56. Beissinger, M. Conventional and Virtual Civil Societies in Autocratic Regimes, Comparative Politics 49(3): 351-371.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Waisbord, S. and A. Amado. 2017. ?Populist communication by digital means: presidential Twitter in Latin America?, Information, Communication & Society 20(9): 1330-1346. Vicari, S. 2013. ?Public reasoning around social contention: A case study of Twitter use in the Italian mobilization for global change?, Current Sociology 61(4) 474?490 Trmayne, M. 2014. ?Anatomy of Protest in the Digital Era: A Network Analysis of Twitter and Occupy Wall Street?, Social Movement Studies 13(1): 110-126. Torcal, M. 2014. ?The Decline of Political Trust in Spain and Portugal: Economic Performance or Political Responsiveness?, American Behavioral Scientist 58(12): 1542-1567 Tarrow, S. 2011. Power in Movement. Social Movements and Contentious Politics. Cambridge: Cambridge University Press, pp.1-29; pp. 196-2014 Schroeder, R. 2018. ?Digital media and the rise of right-wing populism?, in Social Theory after the Internet. Media, Technology, and Globalization. London: UCL Press, pp. 60-81 (full book available here: https://discovery.ucl.ac.uk/id/eprint/10040801/1/Social-Theory-after-the-Internet.pdf) Schäfer, M. 2015. ?Digital Public Sphere?, in Mazzoleni, Gianpietro et al. (2015, Eds.): The International Encyclopedia of Political Communication. London: Wiley Blackwell. Pp. 322-328. Savaget, P., T. Chiarini and S. Evans. 2019. ?Empowering political participation through artificial intelligence?, Science and Public Policy 46(3): 369?380 Sassen, S. 1996. ?Losing Control? Sovereignty in an Age of Globalization?, Intro of Losing Control?: Sovereignty in an Age of Globalization, NYC: Columbia University Press. Poell, T. 2019. ?Social media, temporality, and the legitimacy of protest?, Social Movement Studies, DOI: 10.1080/14742837.2019.1605287 Pink, S. et al. 2016. Digital Ethnography. Principles and Preactice. Thousand Oaks: SAGE. Parvin, P. 2018. ?Democracy Without Participation: A New Politics for a Disengaged Era?, Res Publica 24: 31-52 Owen, S. 2017. ?Monitoring social media and protest movements: ensuring political order through surveillance and surveillance discourse?, Social Identities Journal for the Study of Race, Nation and Culture 23(6): 688-700. McDonald, K. 2015. ?From Indymedia to Anonymous: rethinking action and identity in digital cultures?, Information, Communication & Society 18(8): 968-928. Luhtakallio, E. and N. Eliasoph. 2014. ?Ethnography of Politics and Political Communication: Studies in Sociology and Political Science?, The Oxford Handbook of Political Communication, Edited by Kate Kenski and Kathleen Hall Jamieson, pp. 1-11. Lindquist, E. and I. Huse, 2017. ?Accountability and monitoring government in the digital era: Promise, realism and research for digital-era governance?, Canadian Public Administration 60(4): 627-656. Lane, J. 2016. ?The Digital Street: An Ethnographic Study of Networked Street Life in Harlem?, American Behavioral Scientist 60(1) 43?58 Kriesi, Hanspeter and Takkis Papas. 2015. Populism in the Shadow of the Great Recession, Colchester: ECPR Press (chap. 10-11) Koopmans, R. 2007. ?Social Movements?, in The Oxford Handbook of Political Behavior, edited by R. J. Dalton and H.D. Klingemann. Oxford: OUP. Klein, A. 2015. ?Vigilante Media: Unveiling Anonymous and the Hacktivist Persona in the Global Press?, Communication Monographs 82(3): 379-401. Kaase, M. 2007. ?Perspectives on Political Participation?, in The Oxford Handbook of Political Behavior, edited by Russell J. Dalton and Hans?Dieter Klingemann. Oxford: Oxford University Press. Joyce, M. ed. 2010. Digital Activism Decoded. The New Mechanics of Change. NYC: International Debate Education Association. John Thompson and Michel Wieviorka. Cambridge: Polity Press, pp. 405-427 Jessop, B. ?The State and State Power?, in S. Clegg and M. Haugaard, eds, The SAGE Handbook of Power, London: SAGE, 367-382. Jasper, James, and Jan Duyvendak. 2015b. Breaking Down the State. Protestors Engaged with Authorities. Amsterdam: Amsterdam University Press, chapters Introduction and 4.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16