Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, conheçam os instrumentos de controlo de gestão e o seu papel nas organizações e saibam propor a sua aplicação numa perspectiva de avaliação da performance das organizações
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conceber e apresentar, por escrito e oralmente, um trabalho de diagnóstico de um modelo de controlo de gestão; 2. Saber seleccionar os instrumentos de controlo de gestão mais adequados às necessidades dos gestores; 3. Saber interpretar a informação financeira e não financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspectiva de gestão; 4. Propor a aplicação dos instrumentos de controlo de gestão numa perspectiva de avaliação da performance das organizações.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Ideias chave do controlo de gestão 2. Balanced scorecard 3. Centros de Responsabilidade. Plano de ação e orçamento
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - pontos I a II do programa OA5 - pontos III do programa
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica – A avaliação exige a presença mínima 60% do tempo total de aulas e inclui a realização de: • Um trabalho de grupo – 50%; • Uma prova individual – 50%. Para obter aprovação na UC os alunos devem obter no exame individual pelo menos 10 valores. A avaliação por exame: exame com uma ponderação de 100%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir desenvolver competências de análise,síntese,pesquisa,crítica,comunicação escrita e oral.Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias:1. Expositivas,para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas,com análise e resolução de exercícios práticos 3. Participativas,análise,discussão de casos de estudo,de textos de apoio e leitura 4.Auto estudo,relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensinoaprendizagem e os respectivos objectivos. MEA1 - Transversal a todos os OA MEA2 - OA1, OA5 MEA3 - OA1 MEA4 - Transversal a todos os OA
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Kaplan, R. S., and Norton, D. P. (2004). Strategy Maps. HBS Press, cpt 14 e 15. Kaplan, R. S. (2001). Strategic Performance Measurement and Management in Nonprofit Organizations. Nonprofit Management & Leadership, 11(3), Spring. Kaplan, R. S., Norton, D. P., and Rugelsjoen, B. (2010). Managing Alliances with the Balanced Scorecard. Harvard Business Review January–February. Bisbe, J. and Barrubés, J. (2012). The Balanced Scorecard as a Management Tool for Assessing and Monitoring. Rev Esp Cardiol. 65(10):919–927 Smith, P. C., Mossialos, E., and Papanicolas, I. (2008). Performance measurement for health system improvement: experiences, challenges and prospects. World Health Organization. Walker, K. B., and Dunn, L. M. (2006). Improving Hospital Performance and Productivity with the Balanced Scorecard, Academy of Health Care Management Journal.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-02-07