Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02493
Acrónimo :
02493
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, conheçam os instrumentos de controlo de gestão e o seu papel nas organizações e saibam propor a sua aplicação numa perspectiva de avaliação da performance das organizações

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conceber e apresentar, por escrito e oralmente, um trabalho de diagnóstico de um modelo de controlo de gestão; 2. Saber seleccionar os instrumentos de controlo de gestão mais adequados às necessidades dos gestores; 3. Saber interpretar a informação financeira e não financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspectiva de gestão; 4. Propor a aplicação dos instrumentos de controlo de gestão numa perspectiva de avaliação da performance das organizações.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Ideias chave do controlo de gestão 2. Balanced scorecard 3. Centros de Responsabilidade. Plano de ação e orçamento

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - pontos I a II do programa OA5 - pontos III do programa

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica – A avaliação exige a presença mínima 60% do tempo total de aulas e inclui a realização de: • Um trabalho de grupo – 50%; • Uma prova individual – 50%. Para obter aprovação na UC os alunos devem obter no exame individual pelo menos 10 valores. A avaliação por exame: exame com uma ponderação de 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir desenvolver competências de análise,síntese,pesquisa,crítica,comunicação escrita e oral.Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias:1. Expositivas,para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas,com análise e resolução de exercícios práticos 3. Participativas,análise,discussão de casos de estudo,de textos de apoio e leitura 4.Auto estudo,relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensinoaprendizagem e os respectivos objectivos. MEA1 - Transversal a todos os OA MEA2 - OA1, OA5 MEA3 - OA1 MEA4 - Transversal a todos os OA

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


 Kaplan, R. S., and Norton, D. P. (2004). Strategy Maps. HBS Press, cpt 14 e 15.  Kaplan, R. S. (2001). Strategic Performance Measurement and Management in Nonprofit Organizations. Nonprofit Management & Leadership, 11(3), Spring.  Kaplan, R. S., Norton, D. P., and Rugelsjoen, B. (2010). Managing Alliances with the Balanced Scorecard. Harvard Business Review January–February.  Bisbe, J. and Barrubés, J. (2012). The Balanced Scorecard as a Management Tool for Assessing and Monitoring. Rev Esp Cardiol. 65(10):919–927  Smith, P. C., Mossialos, E., and Papanicolas, I. (2008). Performance measurement for health system improvement: experiences, challenges and prospects. World Health Organization.  Walker, K. B., and Dunn, L. M. (2006). Improving Hospital Performance and Productivity with the Balanced Scorecard, Academy of Health Care Management Journal.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-02-07