Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02916
Acrónimo :
02916
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
22.0h/sem
Trabalho Autónomo :
128.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular está organizada em dois eixos analíticos. O primeiro, centra-se na exemplificação de procedimentos para realizar análise quantitativa a partir de resultados obtidos por análise de conteúdo ou análise temática. O segundo centra-se no investimento em procedimentos destinados a operacionalizar conceitos complexos. Para tal, são aplicados métodos de análise de dados que permitem identificar as dimensões subjacentes e criar variáveis compósitas. Entre estes métodos destacam-se a Análise em Componentes Principais (ACP), para variáveis quantitativas, e a Análise de Correspondências Múltiplas (ACM), para variáveis categoriais. As variáveis geradas são posteriormente utilizadas para explorar relações entre conceitos, formuladas em hipóteses ou questões de investigação. A abordagem teórico-prática dos métodos é acompanhada pela análise de casos práticos, desenvolvidos com o apoio de software de estatística.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Estes objetivos de aprendizagem visam dotar os estudantes de competências avançadas em métodos quantitativos aplicados à investigação social. A UC promove a capacidade de transformar dados qualitativos em informação quantificável, operacionalizar conceitos complexos, e aplicar técnicas de análise fatorial. Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências para construir variáveis compósitas, interpretar estatisticamente os resultados e comunicá-los de forma rigorosa em contextos académicos, consolidando conhecimentos metodológicos essenciais em um 3.º ciclo de estudos. OA1 | Realizar análise quantitativa sobre dados qualitativos OA2 | Operacionalizar dimensões analíticas baseadas na construção de variáveis compósitas OA3 | Adquirir e desenvolver conhecimentos sobre análises fatoriais OA4 | Aplicar ACP e ACM OA5 | Analisar e interpretar os resultados das diversas modelações OA6 | Reportar os resultados em contexto de tese/artigo científico

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Realizar análise quantitativa com dados qualitativos decorrentes de uma análise de conteúdo ou temática 2. Operacionalização de dimensões de análise em variáveis compósitas 2.1. Redução da multidimensionalidade do input (e.g. Análise de Componentes Principais - ACP e Análise de Correspondências Múltiplas - ACM) 2.2. Construção de variáveis compósitas 2.3. Operacionalização com software de estatística 3. Modelação de relações 4. Interpretação estatística de resultados 5. Reportar resultados em tese/artigo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão diretamente alinhados com os objetivos de aprendizagem definidos para a UC. O CP1, dedicado à análise quantitativa de dados provenientes de análise de conteúdo ou temática, concretiza o OA1, promovendo a capacidade de aplicar procedimentos quantitativos a dados qualitativos. O CP2 aborda a operacionalização de dimensões em variáveis compósitas, com recurso a ACP e ACM, contribuindo para os OA2, OA3 e OA4, ao permitir a aquisição de conhecimentos sobre análise fatorial e a sua aplicação prática. O CP3, focado na modelação de relações entre variáveis, concretiza o OA5, ao desenvolver competências analíticas e interpretativas. Por fim, o CP4, centrado na apresentação de resultados em contexto académico, responde ao OA6, ao treinar a capacidade de comunicar de forma clara e rigorosa os resultados obtidos, nomeadamente em teses ou artigos científicos.

Avaliação / Assessment


A avaliação da unidade curricular consiste num trabalho individual, realizado no final do semestre, que envolve a aplicação dos métodos quantitativos aprendidos ao longo da UC, utilizando uma base de dados fornecida pela docente. O trabalho é desenvolvido com apoio de software estatístico e tem como objetivo integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos, demonstrando a capacidade do estudante para analisar e interpretar dados de forma rigorosa. Não está prevista a realização de exame escrito final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta unidade curricular integra um modelo pedagógico que privilegia a aprendizagem ativa, a articulação entre teoria e prática e o desenvolvimento de competências analíticas avançadas. A organização da UC contempla aulas teórico-práticas e sessões laboratoriais em sala de informática, respeitando o número de horas de contacto estabelecido, de modo a proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e colaborativo. As aulas teóricas são dedicadas à explicação detalhada dos conceitos fundamentais, como a análise quantitativa aplicada a dados qualitativos, construção de variáveis compósitas e técnicas fatoriais, alinhando-se com os objetivos de aprendizagem da UC. Paralelamente, as sessões práticas permitem a aplicação dos métodos ensinados com recurso a software estatístico, promovendo a aprendizagem experimental e a consolidação do conhecimento. O trabalho autónomo do estudante é valorizado como componente essencial do processo de aprendizagem e inclui a leitura crítica de textos académicos relevantes. Este trabalho contribui para que o estudante desenvolva a capacidade de operacionalizar conceitos complexos e interpretar resultados de modelações, em linha com os objetivos da UC. Adicionalmente, prevê-se a utilização de plataformas digitais para disponibilização de materiais de apoio, exercícios e comunicação entre docente e estudantes, promovendo um acompanhamento contínuo e a criação de uma comunidade de aprendizagem. Em suma, as metodologias adotadas promovem uma aprendizagem integral, combinando a aquisição de conhecimentos teóricos, a aplicação prática, a reflexão crítica e o desenvolvimento das competências comunicativas, fundamentais para a produção científica no contexto do terceiro ciclo de estudos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram cuidadosamente definidas para garantir o alcance dos objetivos de aprendizagem (OA) estabelecidos, assegurando uma articulação clara entre conteúdos, métodos e avaliação. Aulas teórico-práticas — Estas sessões permitem a introdução e o desenvolvimento dos conceitos fundamentais relacionados com a análise quantitativa de dados qualitativos e a operacionalização de dimensões analíticas. Por meio de uma exposição interactiva e exemplos práticos, os estudantes são capazes de compreender as bases teóricas e metodológicas essenciais para a aplicação de análises fatoriais e construção de variáveis compósitas. Esta metodologia visa concretizar os seguintes objetivos: OA1: Realizar análise quantitativa sobre dados qualitativos OA2: Operacionalizar dimensões analíticas baseadas na construção de variáveis compósitas OA3: Adquirir e desenvolver conhecimentos sobre análises fatoriais Aulas prático-laboratoriais (Sessões assistidas por software estatístico) — Durante estas sessões, com apoio individualizado, é demonstrada a utilização prática de ferramentas computacionais para aplicação dos métodos quantitativos abordados, nomeadamente a Análise em Componentes Principais (ACP) e a Análise de Correspondências Múltiplas (ACM). Os estudantes executam análises sobre conjuntos de dados reais, permitindo a articulação entre teoria e prática e desenvolvendo competências técnicas essenciais. Este método ativo promove a concretização dos seguintes objetivos: OA4: Aplicar a Análise em Componentes Principais (ACP) e Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) OA5: Analisar e interpretar os resultados das diversas modelações Trabalho autónomo do estudante — Para reforçar e aprofundar a aprendizagem, os estudantes são incentivados a realizar leituras complementares, refletir sobre casos práticos e preparar a aplicação dos conhecimentos na realização do trabalho final. Este trabalho autónomo é fundamental para consolidar competências de síntese, análise crítica e comunicação científica, contribuindo para: OA6: Reportar os resultados em contexto de tese/artigo científico A combinação destas metodologias, articuladas e complementares, permite uma abordagem integrada e eficaz, que responde às necessidades formativas da unidade curricular e prepara os estudantes para desafios reais de investigação social quantitativa.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bryman, Alan (2012). Social research methods. Oxford University Press Inc., New York, 4th Ed. Carvalho, H. (2017). Análise Multivariada de Dados Qualitativos, Utilização da Análise de Correspondências Múltiplas com o SPSS, Lisboa, Edições Sílabo, 2ª ed. Hair, J., Black, W., Babin, B. and Anderson, R. (2019). Multivariate Data Analysis, Pearson New International Edition, 8th ed. Maroco, J. (2014). Análise Estatística com o SPSS Statistics, Pero Pinheiro, ReportNumber, 6ª ed.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-17