Sumários

aula 9

4 Dezembro 2025, 14:30 Teresa Rodeia


Bairro do Rego: exercício de observação e representação do real na descoberta e revelação gráfica de um território (continuação).

Adequar os tempos os modos de representação ao objetivo comunicativo.

Alternar entre planos gerais, planos intermédios e grandes planos; desenhos de contorno e desenhos de superfície – estrutura e ambiência:

Utilização de grafites, riscadores de tinta preta, outros, sobre bloco de dimensão A5 e/ou A4.

Apoio aos alunos no local.

aula 9

4 Dezembro 2025, 09:30 Teresa Rodeia


Bairro do Rego: exercício de observação e representação do real na descoberta e revelação gráfica de um território (continuação).

Adequar os tempos os modos de representação ao objetivo comunicativo.

Alternar entre planos gerais, planos intermédios e grandes planos; desenhos de contorno e desenhos de superfície – estrutura e ambiência:

Utilização de grafites, riscadores de tinta preta, outros, sobre bloco de dimensão A5 e/ou A4.

Apoio aos alunos no local.

aula 8

20 Novembro 2025, 14:30 Teresa Rodeia


Críticas ao trabalho desenvolvido pelos alunos em aulas precedentes.

Exercício de observação e representação gráfica do real, tendo como território de investigação o Bairro do Rego:

Alternar entre:

planos gerais, planos intermédios e grandes planos:

desenhos de contorno e desenhos de superfície – estrutura e ambiência:

adequando os tempos e os modos de ação ao fim comunicativo.

Grafite (escolha ponderada da dureza) e/ou riscador preto sobre bloco de dimensão A5/A4.

aula 8

20 Novembro 2025, 09:30 Teresa Rodeia


Críticas ao trabalho desenvolvido pelos alunos em aulas precedentes.

Exercício de observação e representação gráfica do real, tendo como território de investigação o Bairro do Rego:

Alternar entre:

planos gerais, planos intermédios e grandes planos:

desenhos de contorno e desenhos de superfície – estrutura e ambiência:

adequando os tempos e os modos de ação ao fim comunicativo.

Grafite (escolha ponderada da dureza) e/ou riscador preto sobre bloco de dimensão A5/A4.

Exercício 2.06 - Campus ISCTE duplicado II

17 Novembro 2025, 16:00 José Paulo Ferreira Rodrigues


Exercício 2.06 - Campus ISCTE duplicado II
“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”

Exercício de manipulação, observação e representação plástica de espaço imaginado. Recorrendo ao espaço real estudado anteriormente, manipular as características de um dos elementos arquitetónicos em presença, alterando uma das suas dimensões para o dobro (altura, largura, comprimento). Em suporte Diário Gráfico, desenhar os elementos mencionados, utilizando esferográficas.