Sumários
Exercício 2.03 - Espaço de aula e contentor duplicado
6 Outubro 2025, 14:30 • Paulo Rodrigues
aula 2
2 Outubro 2025, 14:30 • Teresa Rodeia
Exercício
2: uma narrativa, expressão de um itinerário visual: percurso desde a sala de
aula até à entrada principal do Edifício 1 do ISCTE, adotando o desenho de
observação e representação do real como mediador.
Produção
de 6 registos (mínimo) para explicitação desse percurso, adaptando os tempos e
modos de fazer ao objetivo comunicativo.
Grafites
e/ou riscador preto sobre bloco de dimensão A5
aula 2
2 Outubro 2025, 09:30 • Teresa Rodeia
Exercício
2: uma narrativa, expressão de um itinerário visual: percurso desde a sala de
aula até à entrada principal do Edifício 1 do ISCTE, adotando o desenho de
observação e representação do real como mediador.
Produção
de 6 registos (mínimo) para explicitação desse percurso, adaptando os tempos e
modos de fazer ao objetivo comunicativo.
Grafites
e/ou riscador preto sobre bloco de dimensão A5
Apresentação - Exercício 2.01 Apresentação e Exercício 2.02 Memória Espacial Projetiva
29 Setembro 2025, 14:30 • Paulo Rodrigues
Apresentação - Apresentação Geral
Apresentação geral do programa e objetivos da unidade curricular, apresentação da metodologia pedagógica e avaliativa.
Apresentação - Exercício 2.01
"Casa, Árvore, Pessoa"
Exercício de autoapresentação, figura/fundo com recurso a memória e raciocínio simbólico.
Exercício 2.02 Memória Espacial Projetiva
“O Problema não é o Problema.”
Exercício de observação ativa e desenho projetivo. Utilizando como motivo uma figura abstrata, composta por uma simples linha de contorno, exercitar a capacidade de constituir mentalmente espaços e treinar a sua representação. A linha abstrata dada, é encarada alternadamente como definidora, em Planta ou em Corte, de um limite espacial. O “objeto” imaginado, foi depois representado a partir de um ponto de vista imersivo.
aula 1
25 Setembro 2025, 14:30 • Teresa Rodeia
Aula
de apresentação.
Indicações
sobre a UC de Desenho III: programa e objetivos, método, estrutura das aulas,
critérios de avaliação e materiais a utilizar no âmbito desta Unidade
Curricular. Complementaridade de conteúdos entre as duas componentes da UC:
desenho do real e desenho do imaginado.
Modo livre, suporte A4/bloco
A5