Sumários

Exercício 2.03 - Espaço de aula e contentor duplicado

6 Outubro 2025, 14:30 Paulo Rodrigues


Exercício 2.03 - Espaço de aula e contentor duplicado
“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”

Exercício de manipulação, observação e representação plástica de espaço imaginado. Recorrendo a um espaço real, manipular as características do objeto contentor alterando as suas dimensões para o dobro (largura, comprimento, altura) Em suporte Diário Gráfico, desenhar os elementos mencionados, utilizando esferográficas.

aula 2

2 Outubro 2025, 14:30 Teresa Rodeia


Exercício 2: uma narrativa, expressão de um itinerário visual: percurso desde a sala de aula até à entrada principal do Edifício 1 do ISCTE, adotando o desenho de observação e representação do real como mediador.

Produção de 6 registos (mínimo) para explicitação desse percurso, adaptando os tempos e modos de fazer ao objetivo comunicativo.

Grafites e/ou riscador preto sobre bloco de dimensão A5

aula 2

2 Outubro 2025, 09:30 Teresa Rodeia


Exercício 2: uma narrativa, expressão de um itinerário visual: percurso desde a sala de aula até à entrada principal do Edifício 1 do ISCTE, adotando o desenho de observação e representação do real como mediador.

Produção de 6 registos (mínimo) para explicitação desse percurso, adaptando os tempos e modos de fazer ao objetivo comunicativo.

Grafites e/ou riscador preto sobre bloco de dimensão A5


Apresentação - Exercício 2.01 Apresentação e Exercício 2.02 Memória Espacial Projetiva

29 Setembro 2025, 14:30 Paulo Rodrigues


Apresentação - Apresentação Geral
Apresentação geral do programa e objetivos da unidade curricular, apresentação da metodologia pedagógica e avaliativa.

Apresentação - Exercício 2.01
"Casa, Árvore, Pessoa"
Exercício de autoapresentação, figura/fundo com recurso a memória e raciocínio simbólico.

Exercício 2.02 Memória Espacial Projetiva
“O Problema não é o Problema.”
Exercício de observação ativa e desenho projetivo. Utilizando como motivo uma figura abstrata, composta por uma simples linha de contorno, exercitar a capacidade de constituir mentalmente espaços e treinar a sua representação. A linha abstrata dada, é encarada alternadamente como definidora, em Planta ou em Corte, de um limite espacial. O “objeto” imaginado, foi depois representado a partir de um ponto de vista imersivo.

aula 1

25 Setembro 2025, 14:30 Teresa Rodeia


Aula de apresentação.

Indicações sobre a UC de Desenho III: programa e objetivos, método, estrutura das aulas, critérios de avaliação e materiais a utilizar no âmbito desta Unidade Curricular. Complementaridade de conteúdos entre as duas componentes da UC: desenho do real e desenho do imaginado.

Exercício 1: exercício de observação e representação do real: relação interior/exterior, caracterização do espaço em profundidade a partir da janela existente na sala de aula.

Modo livre, suporte A4/bloco A5