Sumários
Aula 6
29 Outubro 2025, 14:30 • Mafalda Gambutas Teixeira de Sampaio
Confirmation with students of the pieces to be delivered on 5 November, corresponding to Module A – Archive Research and Information Systematisation, ensuring verification of the required documentary and graphic elements. Carrying out group follow-ups within the scope of Module B – Design of an Urban Space on Avenida de Roma, with discussion of conceptual approaches and initial spatial organisation plans. Commencement of the preparation of intervention proposals on a scale of 1:500 for the study section of Avenida de Roma, focusing on the definition of the urban structure, qualification of public space and integration of pre-existing architectural and morphological features.
—
Confirmação, com os alunos, das peças a entregar no dia 5 de novembro, correspondentes ao Módulo A – Pesquisa em Arquivo e Sistematização da Informação, assegurando a verificação dos elementos documentais e gráficos exigidos. Realização de acompanhamentos em grupo no âmbito do Módulo B – Projeto de um Espaço Urbano na Avenida de Roma, com discussão das abordagens conceptuais e dos primeiros esquemas de organização espacial. Início da elaboração das propostas de intervenção à escala 1:500 para o troço de estudo da Avenida de Roma, centradas na definição da estrutura urbana, qualificação do espaço público e integração das pré-existências arquitetónicas e morfológicas.
Aula 6
29 Outubro 2025, 09:30 • Mafalda Gambutas Teixeira de Sampaio
Confirmation with students of the pieces to be delivered on 5 November, corresponding to Module A – Archive Research and Information Systematisation, ensuring verification of the required documentary and graphic elements. Carrying out group follow-ups within the scope of Module B – Design of an Urban Space on Avenida de Roma, with discussion of conceptual approaches and initial spatial organisation plans. Commencement of the preparation of intervention proposals on a scale of 1:500 for the study section of Avenida de Roma, focusing on the definition of the urban structure, qualification of public space and integration of pre-existing architectural and morphological features.
—
Confirmação, com os alunos, das peças a entregar no dia 5 de novembro, correspondentes ao Módulo A – Pesquisa em Arquivo e Sistematização da Informação, assegurando a verificação dos elementos documentais e gráficos exigidos. Realização de acompanhamentos em grupo no âmbito do Módulo B – Projeto de um Espaço Urbano na Avenida de Roma, com discussão das abordagens conceptuais e dos primeiros esquemas de organização espacial. Início da elaboração das propostas de intervenção à escala 1:500 para o troço de estudo da Avenida de Roma, centradas na definição da estrutura urbana, qualificação do espaço público e integração das pré-existências arquitetónicas e morfológicas.
Aula 5
22 Outubro 2025, 14:30 • Mafalda Gambutas Teixeira de Sampaio
Na primeira parte da aula foram apresentados três projetos de arquitetura que exemplificam intervenções à escala urbana, abordando problemáticas semelhantes às que os estudantes têm de enfrentar na unidade curricular de Urbanismo II. Estes projetos foram selecionados por evidenciarem estratégias de integração entre a forma urbana, o espaço público e os edifícios, servindo como referência metodológica e gráfica para o tipo de representação e raciocínio projetual esperado nos trabalhos dos alunos. A análise incidiu sobre a relação entre estrutura urbana, mobilidade e qualidade espacial, permitindo uma discussão crítica sobre os princípios que podem orientar as propostas dos grupos.
Na segunda parte da aula realizou-se o acompanhamento dos grupos de trabalho, com o objetivo de ajudar cada equipa a definir um conceito orientador — uma ideia central capaz de estruturar a abordagem ao projeto urbano. Esse conceito deverá funcionar como o mote conceptual e operativo que orientará as decisões de desenho, assegurando coerência entre a visão estratégica e a materialização espacial da proposta.
In the first part of the class, three architectural projects were presented, each illustrating urban-scale interventions that address issues like those the students are expected to tackle in Urban Design II. These projects were carefully chosen for their ability to demonstrate strategies of integration between urban form, public space, serving as methodological and graphic references for the type of analytical and design work required in the course. The discussion focused on the relationship between urban structure, mobility, and spatial quality, encouraging a critical reflection on principles that can guide the students’ own design proposals. In the second part of the class, the session was devoted to group project tutorials, aiming to support each team in defining a strong conceptual framework — a central idea that will guide the development of their urban project. This concept should operate as both a strategic and formal driver, ensuring coherence between the overall vision and the spatial expression of the proposal.
Aula 5
22 Outubro 2025, 09:30 • Mafalda Gambutas Teixeira de Sampaio
Na primeira parte da aula foram apresentados três projetos de arquitetura que exemplificam intervenções à escala urbana, abordando problemáticas semelhantes às que os estudantes têm de enfrentar na unidade curricular de Urbanismo II. Estes projetos foram selecionados por evidenciarem estratégias de integração entre a forma urbana, o espaço público e os edifícios, servindo como referência metodológica e gráfica para o tipo de representação e raciocínio projetual esperado nos trabalhos dos alunos. A análise incidiu sobre a relação entre estrutura urbana, mobilidade e qualidade espacial, permitindo uma discussão crítica sobre os princípios que podem orientar as propostas dos grupos.
Na segunda parte da aula realizou-se o acompanhamento dos grupos de trabalho, com o objetivo de ajudar cada equipa a definir um conceito orientador — uma ideia central capaz de estruturar a abordagem ao projeto urbano. Esse conceito deverá funcionar como o mote conceptual e operativo que orientará as decisões de desenho, assegurando coerência entre a visão estratégica e a materialização espacial da proposta.
In the first part of the class, three architectural projects were presented, each illustrating urban-scale interventions that address issues like those the students are expected to tackle in Urban Design II. These projects were carefully chosen for their ability to demonstrate strategies of integration between urban form, public space, serving as methodological and graphic references for the type of analytical and design work required in the course. The discussion focused on the relationship between urban structure, mobility, and spatial quality, encouraging a critical reflection on principles that can guide the students’ own design proposals. In the second part of the class, the session was devoted to group project tutorials, aiming to support each team in defining a strong conceptual framework — a central idea that will guide the development of their urban project. This concept should operate as both a strategic and formal driver, ensuring coherence between the overall vision and the spatial expression of the proposal.
Aula 4b
14 Outubro 2025, 14:30 • Mafalda Gambutas Teixeira de Sampaio
Acompanhamento dos trabalhos dos alunos.