Sumários

Aula 05 - Lógica Estrutural e Justificação Cognitiva: Desenvolvimento de um Fluxo de Tarefas customizado e respetivo Wireframe

21 Outubro 2025, 09:00 Gonçalo Tomé Ribeiro


1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.

2) Consolidação e conclusão do exercício prático iniciado na aula anterior:
  • Desenvolvimento de um fluxo de tarefas customizado a uma situação crítica real e respetiva representação como interface de utilizador (wireframe), empregando as leis da interação (Leis de Hick, Miller e Fitts) e fundamentos de visualização (Princípios de Gestalt e Heurísticas de Usabilidade de Jakob Nielsen);
  • Apresentação por parte dos alunos das suas propostas de resolução do exercício recorrendo ao FigJam como ferramenta colaborativa (fluxograma), e ao Figma como ferramenta de design baseada na cloud e usada para criar e testar aplicações (wireframe);
  • Exposição de uma Proposta de Resolução realizada por parte do docente, de forma a disponibilizar um exemplo completo para suporte à realização futura do Projeto de Avaliação.
3) Introdução aos tópicos da próxima aula: Fundamentos das Interações Humano-Robô e da Robótica Social.

Usabilidade + DCU (Intro Design Thinking)

16 Outubro 2025, 14:00 Rui Miguel Madeira


- Usabilidade parte 2: princípios.
- Design Centrado no Utilizador.
- Creatividade.
- Intro Design Thinking
- Design Thinking: Empatia.

Modelo de Utilizador e Usabilidade (parte 1)

9 Outubro 2025, 14:00 Rui Miguel Madeira


---- Modelo de Utilizador ----
- Importância dos Modelos de Utilizador
- Componentes de um Modelo de Utilizador
- Tipos de Modelos de Utilizador
- Modelo Mental vs Modelo de Sistema
- Prática Exercício 1: Construir um Modelo de Utilizador
- Prática Exercício 2: Modelo Mental vs Sistema

--- Usabilidade parte 1 ---
- Usabilidade: definição e dimensões
- 5 E’s de Produtos Usáveis
- Problema de Usabilidade
- Técnicas de Avaliação de Usabilidade 
- Requisitos de Usabilidade
- Objetivos de usabillidade

Aula 04 - Fundamentos da visualização e da interação

7 Outubro 2025, 09:00 Gonçalo Tomé Ribeiro


1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.

2) Fundamentos da visualização e da interação:
  • Passos do Desenho Centrado no Utilizador de Sistemas Interativos 
  • Fundamentos Cognitivos da Interação
  • Leis Fundamentais da Interação: Leis de Hick, Miller e Fitt’s
  • Fundamentos da Visualização: Psicologia da Gestalt (7 princípios essenciais)
  • As 10 Heurísticas de Usabilidade (por Jakob Nielsen): Framework de Validação
  • Interação e Visualização no contexto de Interfaces Humano-Robô
3) Proposta de um exercício prático (em grupo): Do Fluxo de Tarefas ao Mockup
  • Introdução ao Figma como ferramenta colaborativa para o desenvolvimento de Wireframes e Mockups

Fatores Humanos

2 Outubro 2025, 14:00 Rui Miguel Madeira


- IPM e os fatores humanos
- Fatores Humanos e Psicologia Cognitiva
- Perceção
- importância dos princípios de Gestalt em UI Design
- Clutter (na Atenção)
- Memória
- A regra dos 7 ± 2 itens
- Prática Desafio: Memória de Curto Prazo
- Ícones ambíguos
- Carga Cognitiva
- Erro Humano
- Diferenças Individuais
- Prática Desafio Final: Identificar e analisar interfaces confusas (sites, comandos eletrónicos, apps)