Sumários
Aula 04 - Fundamentos da visualização e da interação
7 Outubro 2025, 09:00 • Gonçalo Tomé Ribeiro
1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.
2) Fundamentos da visualização e da interação:
- Passos do Desenho Centrado no Utilizador de Sistemas Interativos
- Fundamentos Cognitivos da Interação
- Leis Fundamentais da Interação: Leis de Hick, Miller e Fitt’s
- Fundamentos da Visualização: Psicologia da Gestalt (7 princípios essenciais)
- As 10 Heurísticas de Usabilidade (por Jakob Nielsen): Framework de Validação
- Interação e Visualização no contexto de Interfaces Humano-Robô
3) Proposta de um exercício prático (em grupo): Do Fluxo de Tarefas ao Mockup
- Introdução ao Figma como ferramenta colaborativa para o desenvolvimento de Wireframes e Mockups
Aula 03 - Desenho centrado no utilizador, desenvolvimento de Personas e Fluxo de Tarefas, Prototipagem e Avaliação de Sistemas Interativos
30 Setembro 2025, 09:00 • Gonçalo Tomé Ribeiro
1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.
2) Continuação do exercício prático iniciado na aula anterior:
- Desenvolvimento do esboço de uma Persona (brainstorming em grupo);
- Apresentação por parte dos alunos das suas propostas de resolução do exercício recorrendo ao FigJam como Ferramenta Colaborativa (trabalho autónomo realizado após a aula);
- Exposição de uma Proposta de Resolução realizada por parte do docente, de forma a disponibilizar um exemplo completo para suporte à realização futura do Projeto de Avaliação.
3) Engenharia do Design e o Processo de Design Centrado no Utilizador:
- Design Centrado no Utilizador e a geração de Fluxo de Tarefas
- Prototipagem de baixa e média Fidelidade
- Validação dos sistemas com base no conceito de Avaliação de Sistemas Interativos, recorrendo às Heurísticas de Usabilidade de Jakob Nielsen e ao conceito de Inspeção Cognitiva.
Aula 02 - Fatores humanos, modelos de utilizador, experiência de utilizador e usabilidade
23 Setembro 2025, 09:00 • Gonçalo Tomé Ribeiro
1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.
2) O domínio do utilizador e usabilidade como ponto essencial no design centrado no utilizador:
- Design centrado no utilizador;
- Fatores humanos: físico, cognitivo e emocional;
- Experiência de utilizador;
- Usabilidade: heurísticas e pilares de usabilidade para o planeamento e avaliação;
- Modelos de utilizador: a Persona;
- Interação humano-robô: exercício prático em grupo;
- Introdução ao FigJam como ferramenta colaborativa para a criação de Personas.
Aula 01 - Introdução
16 Setembro 2025, 09:00 • Gonçalo Tomé Ribeiro
1) Introdução à Unidade Curricular:
- Corpo docente, estrutura das aulas, objetivos da Unidade Curricular (UC), Articulação Interdisciplinar, Planeamento da UC, Avaliação, Recursos, Bibliografia.
2) Introdução às Interfaces Pessoa-Máquina aplicadas ao contexto das Tecnologias Digitais e Automação:
- Interfaces Pessoa-Máquina (IPM), evolução das IPMs, interfaces Humano-Robô, conceito de Usabilidade e aplicação dos seus princípios, exemplos de ferramentas/métricas a aplicar durante as etapas para o desenvolvimento de uma IPM.