Sumários

Aula 04 - Fundamentos da visualização e da interação

7 Outubro 2025, 09:00 Gonçalo Tomé Ribeiro


1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.

2) Fundamentos da visualização e da interação:
  • Passos do Desenho Centrado no Utilizador de Sistemas Interativos 
  • Fundamentos Cognitivos da Interação
  • Leis Fundamentais da Interação: Leis de Hick, Miller e Fitt’s
  • Fundamentos da Visualização: Psicologia da Gestalt (7 princípios essenciais)
  • As 10 Heurísticas de Usabilidade (por Jakob Nielsen): Framework de Validação
  • Interação e Visualização no contexto de Interfaces Humano-Robô
3) Proposta de um exercício prático (em grupo): Do Fluxo de Tarefas ao Mockup
  • Introdução ao Figma como ferramenta colaborativa para o desenvolvimento de Wireframes e Mockups

Aula 03 - Desenho centrado no utilizador, desenvolvimento de Personas e Fluxo de Tarefas, Prototipagem e Avaliação de Sistemas Interativos

30 Setembro 2025, 09:00 Gonçalo Tomé Ribeiro


1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.

2) Continuação do exercício prático iniciado na aula anterior:
  • Desenvolvimento do esboço de uma Persona (brainstorming em grupo);
  • Apresentação por parte dos alunos das suas propostas de resolução do exercício recorrendo ao FigJam como Ferramenta Colaborativa (trabalho autónomo realizado após a aula);
  • Exposição de uma Proposta de Resolução realizada por parte do docente, de forma a disponibilizar um exemplo completo para suporte à realização futura do Projeto de Avaliação.
3) Engenharia do Design e o Processo de Design Centrado no Utilizador:
  • Design Centrado no Utilizador e a geração de Fluxo de Tarefas
  • Prototipagem de baixa e média Fidelidade
  • Validação dos sistemas com base no conceito de Avaliação de Sistemas Interativos, recorrendo às Heurísticas de Usabilidade de Jakob Nielsen e ao conceito de Inspeção Cognitiva.

Aula 02 - Fatores humanos, modelos de utilizador, experiência de utilizador e usabilidade

23 Setembro 2025, 09:00 Gonçalo Tomé Ribeiro


1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.

2) O domínio do utilizador e usabilidade como ponto essencial no design centrado no utilizador:
  • Design centrado no utilizador;
  • Fatores humanos: físico, cognitivo e emocional;
  • Experiência de utilizador;
  • Usabilidade: heurísticas e pilares de usabilidade para o planeamento e avaliação;
  • Modelos de utilizador: a Persona;
  • Interação humano-robô: exercício prático em grupo;
  • Introdução ao FigJam como ferramenta colaborativa para a criação de Personas.

Aula 01 - Introdução

16 Setembro 2025, 09:00 Gonçalo Tomé Ribeiro


1) Introdução à Unidade Curricular:

  • Corpo docente, estrutura das aulas, objetivos da Unidade Curricular (UC), Articulação Interdisciplinar, Planeamento da UC, Avaliação, Recursos, Bibliografia.
2) Introdução às Interfaces Pessoa-Máquina aplicadas ao contexto das Tecnologias Digitais e Automação:
  • Interfaces Pessoa-Máquina (IPM), evolução das IPMs, interfaces Humano-Robô, conceito de Usabilidade e aplicação dos seus princípios, exemplos de ferramentas/métricas a aplicar durante as etapas para o desenvolvimento de uma IPM.