Sumários

Aula 10 - Simulação de Sistemas Humano-Robô: Aula Prática Recorrendo à Plataforma de Desenvolvimento Webots

2 Dezembro 2025, 09:00 Gonçalo Tomé Ribeiro


1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.

2) Fundamentos práticos de simulação de sistemas humano-robô recorrendo à plataforma de desenvolvimento Webots:
  • Tutorial de instalação e suporte ao processo com os alunos;
  • Tutorial de navegação da plataforma e exposição de exemplos práticos, programados em tempo real;
  • Realização de dois exercícios práticos por parte dos alunos e respetivo acompanhamento e proposta de resolução.
3) Apoio ao Projeto de Grupo como uma das componentes da avaliação ao longo do semestre: esclarecimento de dúvidas. 

Aula 09 - Fundamentos de Simulação de Sistemas Humano-Robô

25 Novembro 2025, 09:00 Gonçalo Tomé Ribeiro


1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.

2) Fundamentos de simulação aplicada a interfaces humano-robô: arquiteturas de simulação, conceitos de engenharia de variáveis, e fundamentos da metodologia Wizard of Oz.

3) Introdução a ferramentas de simulação: componentes de simulação, simuladores de física padrão (Gazebo, Webots, CoppeliamSim), simuladores baseados em game engines (Unity, AirSim), e simuladores de alto desempenho (NVIDIA Isaac Sim).

4) Ponte Conceptual: A Arquitetura Híbrida como mecanismo de integração das interfaces de utilizador (design centrado no utilizador) e interfaces de simulação (design centrado no Wizard).

5) Preparação da próxima aula (familiarização dos alunos com o ecossistema Webots): exercício prático envolvendo o simulador Webots, de forma a introduzir o ambiente de desenvolvimento e inserção da componente como parte do enunciado do projeto de avaliação.

6) Apoio ao Projeto de Grupo como uma das componentes da avaliação ao longo do semestre: esclarecimento de dúvidas. 

Ideação + Prototipagem & Fundamentos da visualização e da interação.

20 Novembro 2025, 14:00 Rui Miguel Madeira


Fases do DT aplicadas ao Trabalho final;
Tempo para o trabalho;
Fundamentos da visualização e da interação. 

Aula 08 - Interfaces baseadas em Realidade Virtual e Realidade Mista na Robótica

18 Novembro 2025, 09:00 Gonçalo Tomé Ribeiro


1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.

2) Fundamentos de Realidade Virtual (VR) e Realidade Mista (MR):
  • Espectro da Realidade - O Continuum;
  • Imersão vs. Presença - A Psicologia da Interface;
  • Dispositivos VR/MR;
  • Aplicações de Interfaces VR/MR - Teleoperação Avançada, Assistência, Colaboração, Treino e Terapia;
  • Desafios de Usabilidade em VR/MR - Latência, Instabilidade, Consciência Situacional, Simulator Sickness, Sobrecarga e Fadiga;
3) Ponte Conceptual: Embodiment, Lógica Comportamental e Simulação.

4) Apoio ao Projeto de Grupo como uma das componentes da avaliação ao longo do semestre: registo dos grupos e esclarecimento de dúvidas. 

Aula 07 - Interfaces Gráficas, Naturais e Multimodais na Robótica

11 Novembro 2025, 09:00 Gonçalo Tomé Ribeiro


1) Comunicação aos alunos de informações resultantes da Reunião de Conselho de Ano, realizada a 06/11/2025:
  •  Alterações na organização dos conteúdos na plataforma Moodle;
  •  Acerto das datas de avaliação da unidade curricular e informações adicionais.
2) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.

3) A evolução da interação: interfaces Gráficas, Naturais e Multimodais.
  • O paradigma da multimodalidade nas interfaces humano-robô e a expressividade.
  • Comunicação não-verbal e verbal.
  • Princípio da integração multimodal: design ético.
4) Paradigmas da programação aplicados à implementação de interfaces: Lógica de Estados, Lógica de Duplicados e Lógica de Confluência.

5) Apresentação do enunciado relativo à realização do projeto final de avaliação em interações humano-robô.