Sumários
Aula 10 - Simulação de Sistemas Humano-Robô: Aula Prática Recorrendo à Plataforma de Desenvolvimento Webots
2 Dezembro 2025, 09:00 • Gonçalo Tomé Ribeiro
1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.
2) Fundamentos práticos de simulação de sistemas humano-robô recorrendo à plataforma de desenvolvimento Webots:
- Tutorial de instalação e suporte ao processo com os alunos;
- Tutorial de navegação da plataforma e exposição de exemplos práticos, programados em tempo real;
- Realização de dois exercícios práticos por parte dos alunos e respetivo acompanhamento e proposta de resolução.
3) Apoio ao Projeto de Grupo como uma das componentes da avaliação ao longo do semestre: esclarecimento de dúvidas.
Aula 09 - Fundamentos de Simulação de Sistemas Humano-Robô
25 Novembro 2025, 09:00 • Gonçalo Tomé Ribeiro
1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.
2) Fundamentos de simulação aplicada a interfaces humano-robô: arquiteturas de simulação, conceitos de engenharia de variáveis, e fundamentos da metodologia Wizard of Oz.
3) Introdução a ferramentas de simulação: componentes de simulação, simuladores de física padrão (Gazebo, Webots, CoppeliamSim), simuladores baseados em game engines (Unity, AirSim), e simuladores de alto desempenho (NVIDIA Isaac Sim).
4) Ponte Conceptual: A Arquitetura Híbrida como mecanismo de integração das interfaces de utilizador (design centrado no utilizador) e interfaces de simulação (design centrado no Wizard).
5) Preparação da próxima aula (familiarização dos alunos com o ecossistema Webots): exercício prático envolvendo o simulador Webots, de forma a introduzir o ambiente de desenvolvimento e inserção da componente como parte do enunciado do projeto de avaliação.
6) Apoio ao Projeto de Grupo como uma das componentes da avaliação ao longo do semestre: esclarecimento de dúvidas.
Ideação + Prototipagem & Fundamentos da visualização e da interação.
20 Novembro 2025, 14:00 • Rui Miguel Madeira
Fases do DT aplicadas ao Trabalho final;
Tempo para o trabalho;
Fundamentos da visualização e da interação.
Aula 08 - Interfaces baseadas em Realidade Virtual e Realidade Mista na Robótica
18 Novembro 2025, 09:00 • Gonçalo Tomé Ribeiro
1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.
2) Fundamentos de Realidade Virtual (VR) e Realidade Mista (MR):
- Espectro da Realidade - O Continuum;
- Imersão vs. Presença - A Psicologia da Interface;
- Dispositivos VR/MR;
- Aplicações de Interfaces VR/MR - Teleoperação Avançada, Assistência, Colaboração, Treino e Terapia;
- Desafios de Usabilidade em VR/MR - Latência, Instabilidade, Consciência Situacional, Simulator Sickness, Sobrecarga e Fadiga;
3) Ponte Conceptual: Embodiment, Lógica Comportamental e Simulação.
4) Apoio ao Projeto de Grupo como uma das componentes da avaliação ao longo do semestre: registo dos grupos e esclarecimento de dúvidas.
Aula 07 - Interfaces Gráficas, Naturais e Multimodais na Robótica
11 Novembro 2025, 09:00 • Gonçalo Tomé Ribeiro
1) Comunicação aos alunos de informações resultantes da Reunião de Conselho de Ano, realizada a 06/11/2025:
- Alterações na organização dos conteúdos na plataforma Moodle;
- Acerto das datas de avaliação da unidade curricular e informações adicionais.
2) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.
3) A evolução da interação: interfaces Gráficas, Naturais e Multimodais.
- O paradigma da multimodalidade nas interfaces humano-robô e a expressividade.
- Comunicação não-verbal e verbal.
- Princípio da integração multimodal: design ético.
4) Paradigmas da programação aplicados à implementação de interfaces: Lógica de Estados, Lógica de Duplicados e Lógica de Confluência.
5) Apresentação do enunciado relativo à realização do projeto final de avaliação em interações humano-robô.