Sumários
Modelo de Utilizador e Usabilidade (parte 1)
9 Outubro 2025, 14:00 • Rui Miguel Madeira
---- Modelo de Utilizador ----
- Importância dos Modelos de Utilizador
- Componentes de um Modelo de Utilizador
- Tipos de Modelos de Utilizador
- Modelo Mental vs Modelo de Sistema
- Prática Exercício 1: Construir um Modelo de Utilizador
- Prática Exercício 2: Modelo Mental vs Sistema
--- Usabilidade parte 1 ---
- Usabilidade: definição e dimensões
- 5 E’s de Produtos Usáveis
- Problema de Usabilidade
- Técnicas de Avaliação de Usabilidade
- Requisitos de Usabilidade
- Objetivos de usabillidade
Aula 04 - Fundamentos da visualização e da interação
7 Outubro 2025, 09:00 • Gonçalo Tomé Ribeiro
1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.
2) Fundamentos da visualização e da interação:
- Passos do Desenho Centrado no Utilizador de Sistemas Interativos
- Fundamentos Cognitivos da Interação
- Leis Fundamentais da Interação: Leis de Hick, Miller e Fitt’s
- Fundamentos da Visualização: Psicologia da Gestalt (7 princípios essenciais)
- As 10 Heurísticas de Usabilidade (por Jakob Nielsen): Framework de Validação
- Interação e Visualização no contexto de Interfaces Humano-Robô
3) Proposta de um exercício prático (em grupo): Do Fluxo de Tarefas ao Mockup
- Introdução ao Figma como ferramenta colaborativa para o desenvolvimento de Wireframes e Mockups
Fatores Humanos
2 Outubro 2025, 14:00 • Rui Miguel Madeira
- IPM e os fatores humanos
- Fatores Humanos e Psicologia Cognitiva
- Perceção
- importância dos princípios de Gestalt em UI Design
- Clutter (na Atenção)
- Memória
- A regra dos 7 ± 2 itens
- Prática Desafio: Memória de Curto Prazo
- Ícones ambíguos
- Carga Cognitiva
- Erro Humano
- Diferenças Individuais
- Prática Desafio Final: Identificar e analisar interfaces confusas (sites, comandos eletrónicos, apps)
Aula 03 - Desenho centrado no utilizador, desenvolvimento de Personas e Fluxo de Tarefas, Prototipagem e Avaliação de Sistemas Interativos
30 Setembro 2025, 09:00 • Gonçalo Tomé Ribeiro
1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.
2) Continuação do exercício prático iniciado na aula anterior:
- Desenvolvimento do esboço de uma Persona (brainstorming em grupo);
- Apresentação por parte dos alunos das suas propostas de resolução do exercício recorrendo ao FigJam como Ferramenta Colaborativa (trabalho autónomo realizado após a aula);
- Exposição de uma Proposta de Resolução realizada por parte do docente, de forma a disponibilizar um exemplo completo para suporte à realização futura do Projeto de Avaliação.
3) Engenharia do Design e o Processo de Design Centrado no Utilizador:
- Design Centrado no Utilizador e a geração de Fluxo de Tarefas
- Prototipagem de baixa e média Fidelidade
- Validação dos sistemas com base no conceito de Avaliação de Sistemas Interativos, recorrendo às Heurísticas de Usabilidade de Jakob Nielsen e ao conceito de Inspeção Cognitiva.
Aula 02 - Fatores humanos, modelos de utilizador, experiência de utilizador e usabilidade
23 Setembro 2025, 09:00 • Gonçalo Tomé Ribeiro
1) Revisão dos conceitos lecionados na aula anterior.
2) O domínio do utilizador e usabilidade como ponto essencial no design centrado no utilizador:
- Design centrado no utilizador;
- Fatores humanos: físico, cognitivo e emocional;
- Experiência de utilizador;
- Usabilidade: heurísticas e pilares de usabilidade para o planeamento e avaliação;
- Modelos de utilizador: a Persona;
- Interação humano-robô: exercício prático em grupo;
- Introdução ao FigJam como ferramenta colaborativa para a criação de Personas.