Sumários

Módulo 3: Que tecnologias para o futuro?

18 Outubro 2023, 14:00 Joao Paulo Henriques


Início do processo de avaliação, com ocorrência de duas aulas invertidas (dois grupos de alunos, aos pares), como momentos de avaliação individual.

Primeira aula invertida: definição e caracterização dos conceitos fundamentais de inovação (de produto, de processo; incremental, radical e disruptiva). Apresentação de dados estatísticos da OCDE.

Discussão sobre o papel da inovação na transformação económica e social.

Segunda aula invertida: Tecnologias de ponta, e relação entre a implementação de tecnologias e desigualdades sociais.

Destaque para a influência da implementação de tecnologia na distribuição de recursos e oportunidades, quer ao nível macrossocial quer ao nível microssocial. Exploração das implicações das tecnologias na amplificação ou redução das desigualdades sociais. Discussão das principais tecnologias de ponta, e da sua implementação no contexto global.

Após cada uma das aulas invertidas, esclarecimento de alguns conceitos, identificação e discussão das barreiras que podem impedir determinados grupos sociais de acederem aos benefícios da inovação e tecnologia.

Diferentes estruturas económicas e produtivas entre países ricos e pobres.

A inteligência artificial é assim tão inteligente?

18 Outubro 2023, 09:30 Nuno Nunes


1.Inteligência Artificial: conceitos, evolução e abordagens
2. Limites, regulação e desafios
3.Exercício de grupo

O futuro do trabalho

17 Outubro 2023, 09:30 Nuno Nunes


Do que falamos quando nos referimos ao futuro do trabalho?

Dimensões da vida em sociedade relacionadas com o futuro do trabalho
Que Fazer em relação ao Futuro do Trabalho?
Como será o trabalho em 2050?
Que trabalhadores teremos sem trabalho digno?

Modulo 3: Que tecnologias para o futuro?

13 Outubro 2023, 14:00 Joao Paulo Henriques


Início do processo de avaliação, com ocorrência de duas aulas invertidas (dois grupos de alunos, aos pares), como momentos de avaliação individual.

Primeira aula invertida: definição e caracterização dos conceitos fundamentais de inovação (de produto, de processo; incremental, radical e disruptiva). Apresentação de dados estatísticos da OCDE.

Discussão sobre o papel da inovação na transformação económica e social.

Segunda aula invertida: Tecnologias de ponta, e relação entre a implementação de tecnologias e desigualdades sociais.

Destaque para a influência da implementação de tecnologia na distribuição de recursos e oportunidades, quer ao nível macrossocial quer ao nível microssocial. Exploração das implicações das tecnologias na amplificação ou redução das desigualdades sociais. Discussão das principais tecnologias de ponta, e da sua implementação no contexto global.

Após cada uma das aulas invertidas, esclarecimento de alguns conceitos, identificação e discussão das barreiras que podem impedir determinados grupos sociais de acederem aos benefícios da inovação e tecnologia.

Diferentes estruturas económicas e produtivas entre países ricos e pobres.

Módulo 2: Como é que a teoria tem olhado para a tecnologia?

12 Outubro 2023, 09:30 Joao Paulo Henriques


Reflexão e análise crítica, com os alunos, dos principais impactos da tecnologia na sociedade, e exploração dos aspectos positivos e negativos, com destaque para as inter-relações culturais, sociais e económicas.

Apresentação do dilema de Collingridge que se coloca na tentativa de controlar os impactos da tecnologia, com ênfase na dificuldade de prever e controlar as consequências antes que a tecnologia esteja difundida.

Discussão sobre o princípio da precaução como abordagem para lidar com incertezas e riscos relacionados à introdução de novas tecnologias. Exemplos práticos de aplicação deste princípio em decisões políticas e regulamentares.

Exploração dos métodos e processos utilizados na avaliação de impacto de tecnologias, com ênfase na importância da consideração de fatores éticos, sociais e ambientais nesse processo.

Apresentação e debate sobre as principais teorias da relação entre tecnologia, trabalho e sociedade: determinismo tecnológico, teoria do processo de trabalho, escolha estratégica, Social Shapping, e Construtivismo Social.