Sumários
Módulo 3: Que tecnologias para o futuro?
18 Outubro 2023, 14:00 • Joao Paulo Henriques
Início do processo de avaliação, com ocorrência de duas aulas invertidas (dois grupos de alunos, aos pares), como momentos de avaliação individual.
Primeira aula invertida: definição e caracterização dos conceitos fundamentais de inovação (de produto, de processo; incremental, radical e disruptiva). Apresentação de dados estatísticos da OCDE.
Discussão sobre o papel da inovação na transformação económica e social.
Segunda aula invertida: Tecnologias de ponta, e relação entre a implementação de tecnologias e desigualdades sociais.
Destaque para a influência da implementação de tecnologia na distribuição de recursos e oportunidades, quer ao nível macrossocial quer ao nível microssocial. Exploração das implicações das tecnologias na amplificação ou redução das desigualdades sociais. Discussão das principais tecnologias de ponta, e da sua implementação no contexto global.
Após cada uma das aulas invertidas, esclarecimento de alguns conceitos, identificação e discussão das barreiras que podem impedir determinados grupos sociais de acederem aos benefícios da inovação e tecnologia.
Diferentes estruturas económicas e produtivas entre países ricos e pobres.
A inteligência artificial é assim tão inteligente?
18 Outubro 2023, 09:30 • Nuno Nunes
O futuro do trabalho
17 Outubro 2023, 09:30 • Nuno Nunes
Do que falamos quando nos referimos ao futuro do trabalho?
Modulo 3: Que tecnologias para o futuro?
13 Outubro 2023, 14:00 • Joao Paulo Henriques
Início do processo de avaliação, com ocorrência
de duas aulas invertidas (dois grupos de alunos, aos pares), como momentos de
avaliação individual.
Primeira aula invertida: definição e
caracterização dos conceitos fundamentais de inovação (de produto, de processo;
incremental, radical e disruptiva). Apresentação de dados estatísticos da OCDE.
Discussão sobre o papel da inovação na
transformação económica e social.
Segunda aula invertida: Tecnologias de ponta, e
relação entre a implementação de tecnologias e desigualdades sociais.
Destaque para a influência da implementação de
tecnologia na distribuição de recursos e oportunidades, quer ao nível
macrossocial quer ao nível microssocial. Exploração das implicações das
tecnologias na amplificação ou redução das desigualdades sociais. Discussão das principais tecnologias de ponta, e da sua implementação no contexto global.
Após cada uma das aulas invertidas,
esclarecimento de alguns conceitos, identificação e discussão das barreiras que
podem impedir determinados grupos sociais de acederem aos benefícios da
inovação e tecnologia.
Diferentes estruturas económicas e produtivas
entre países ricos e pobres.
Módulo 2: Como é que a teoria tem olhado para a tecnologia?
12 Outubro 2023, 09:30 • Joao Paulo Henriques
Reflexão e análise crítica, com os alunos, dos
principais impactos da tecnologia na sociedade, e exploração dos aspectos
positivos e negativos, com destaque para as inter-relações culturais, sociais e
económicas.
Apresentação do dilema de Collingridge que se
coloca na tentativa de controlar os impactos da tecnologia, com ênfase na
dificuldade de prever e controlar as consequências antes que a tecnologia
esteja difundida.
Discussão sobre o princípio da precaução como
abordagem para lidar com incertezas e riscos relacionados à introdução de novas
tecnologias. Exemplos práticos de aplicação deste princípio em decisões
políticas e regulamentares.
Exploração dos métodos e processos utilizados
na avaliação de impacto de tecnologias, com ênfase na importância da
consideração de fatores éticos, sociais e ambientais nesse processo.
Apresentação e debate sobre as principais
teorias da relação entre tecnologia, trabalho e sociedade: determinismo
tecnológico, teoria do processo de trabalho, escolha estratégica, Social Shapping,
e Construtivismo Social.