Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa proporcionar aos estudantes a aprendizagem dos principais conceitos, fatores intervenientes e modelos teóricos essenciais para uma análise crítica da Liderança e da Gestão de Pessoas no contexto da estratégia da organização.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Integrar a Gestão de Pessoas (GP) no contexto da estratégia da organização; OA2. Conhecer as principais abordagens no estudo da liderança e compreender a sua influência no desenvolvimento de equipas eficazes em contexto organizacional; OA3. Identificar os principais fatores críticos de mudança nas organizações; OA4. Caracterizar as principais práticas da Gestão de Pessoas; OA5. Analisar criticamente casos práticos de GP.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Os papéis da GEP: de administrador de pessoal a parceiro estratégico P2. Diferentes perspetivas sobre liderança: abordagens centradas no líder e nas interações entre líder - liderados P3. A Gestão de Pessoas P3.1. Recrutamento, seleção e employer branding P3.2. Formação e desenvolvimento P3.3. Gestão e Avaliação de Desempenho P3.4. Recompensas e Mobilidade P3.5. Comunicação organizacional P3.6. Outras dinâmicas emergentes P4. Estudo de Caso
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos expressos no programa (CP) permitem alcançar os objectivos de aprendizagem (OA) tendo a seguinte correspondência: CP 1 - OA1 CP2 - OA2, OA3 CP3 – OA1, OA3, OA4 CP4 - OA1, OA2, OA5
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de: - Um trabalho de grupo, com a ponderação de 40%; - Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores. A avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. Para todos os objectivos de aprendizagem os estudantes deverão realizar, de forma autónoma, a leitura de artigos (presentes na bibliografia) e estudos de caso retirados de revistas da especialidade. As aulas incluem uma componente expositiva, em que são apresentadas fundamentos teóricos e conceitos básicos de cada um dos temas abordados (ME1) assim como um conjunto de investigações empíricas (ME2). Recorrer-se-á à análise de alguns estudos de caso (ME3) e, se possível, à interacção com algumas pessoas que possam dar o seu testemunho sobre as questões em análise (ME4).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1 - Transversal a todos os OA MEA2 - Transversal a todos os OA MEA3 - OA4 MEA4 - Transversal a todos os OA
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC ou o Coordenador da mesma, na primeira aula de cada ciclo, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Armstrong, M. (2020). Armstrong's Handbook of Strategic Human Resource Management: Improve Business Performance Through Strategic People Management. New York: Kogan Page. Dessler, G. (2023). Human Resource Management, 17th edition, Reino Unido: Pearson. Duarte, A., Nascimento, G. e Almeida, F. (2019). Gestão de Pessoas 4.0 - Entre a continuidade e a reinvenção, in Machado, C. e Davim, J.P. (Eds) Organização e Políticas Empresariais. Lisboa: Conjuntura Actual Editora Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH Northouse, P. G. (2018). Leadership: Theory and practice. Thousand Oaks: Sage. Salas,E., Goodwin,G., & Burke,C. (2009). Team effectiveness in complex organizations. New York: Psychology Press.59:59
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Garvin, D. Edmondson, A., & Gino, F. (2019). Is yours a learning organization? Harvard Business Review, Winter, 86-93. Gittell, J. H. (2011). New directions for relational coordination theory. In Cameron, K. S. and G. Spreitzer (Eds). Oxford Handbook of Positive Organizational Scholarship. Oxford University Press. Noe, R. A., Hollenbeck, J. R., Gerhart, B. & Wright, P. M. (2020). Human Resource Management: gaining a Competitive Advantage. New York: McGraw-Hill International Edition Weick, K. and Sutcliffe, K. (2015). Managing the unexpected: Sustained performance in a complex world. New Jersey: John Wiley & Sons.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29