Sumários
S2_12
14 Março 2025, 09:30 • Patrícia Barbas
Visita ao local de intervencão, na descida do Cabedelo, junto ao Convento dos Capuchos na Costa da Caparica.
Aula 11 (MGTS)
12 Março 2025, 09:30 • Mafalda Gambutas Teixeira de Sampaio
Planeamento da concepção da maqueta para os exercícios 2 e 3. Discussão sobre escalas e divisão do trabalho entre os grupos. Escolha de materiais considerando custos e tempo de execução. Definição dos limites da maqueta (formas possíveis). Análise de exemplos selecionados de maquetas representando topografia.
aula nº 11
12 Março 2025, 09:30 • Gabriela Gonçalves
Apresentação e crítica aos trabalhos dos alunos - 1º exercício. Organização de grupos de trabalho e preparação da visita de estudo - exercício 2.1
S1_11
12 Março 2025, 09:30 • Patrícia Barbas
Apresentação do trabalho 1.1. dos três grupos remanescentes (grupo 3, 4 e 5).
Aula 10 (MGTS)
10 Março 2025, 09:30 • Mafalda Gambutas Teixeira de Sampaio
Apresentação e Avaliação do Exercício 1 (Trabalho de Grupo).
Lançamento do exercício 2 (Observatório da Paisagem – o sítio)
Nesta aula, os grupos apresentam a análise dos projetos selecionados (exercício 1), enfatizando os principais conceitos arquitetónicos, estratégias projetuais e integração no contexto. A avaliação do exercício considera a clareza da exposição, a profundidade da investigação e a fundamentação crítica das escolhas.
Projetos analisados:
- Casa do Lago – Le Corbusier, Corseaux, 1923
- Casa de Chá da Boa Nova – Siza Vieira, Matosinhos, 1963
- Casa Jean Sigrist – Eduardo Almeida, São Paulo, 1973-76
- Casa Aires Mateus – Monsaraz, 2018
- Casa Paulo Mendes da Rocha – São Paulo, 1960
- Casa Goldstein – John Lautner, Los Angeles, 1963
- Casa Taylor – Richard Neutra, Los Angeles, 1961
- Casa Tugendhat – Mies van der Rohe, Brno, República Checa, 1927
- Casa de Vidro – Lina Bo Bardi, São Paulo, 1951
- Casa das Canoas – Oscar Niemeyer, Rio de Janeiro, 1950-54
A sessão inclui comentários críticos e reflexões sobre os diferentes enfoques adotados pelos arquitetos, explorando a relação entre forma, função e contexto.