Sumários

aula 01 (MG)

14 Fevereiro 2025, 09:30 Luís Miguel Gomes


Exercício 1.1 - Espaço e Representação

S2_03

14 Fevereiro 2025, 09:30 Patrícia Barbas


Casanema, sessão 1: Koolhas Houselife (2008), realizado por Ila Bêka e Louise Lemoine (Bêka & Lemoine). 

O filme permite uma viagem íntima através do quotidiano de Guadalupe Acedo pela "Maison à Bordeaux", desenhada por Rem Koolhaas (OMA), em Bordéus, França (1998). A casa foi desenhada para Jean-François Lemoine que desde 1993, até à sua morte em 2001, tinha a sua mobilidade condicionada por um grave.
Visionamento e comentários.

Exercício em aula, desenho de memória de um espaço ou detalhe arquitectónico da casa em Bordéus.

aula nº 2

12 Fevereiro 2025, 09:30 Gabriela Gonçalves


Visita ao CCB - Centro Cultural de Belém no âmbito das matérias a lecionar na unidade curricular.

Aula 2 (MGTS)

12 Fevereiro 2025, 09:30 Mafalda Gambutas Teixeira de Sampaio


Visita de Estudo a Exposições no Centro Cultural de Belém (CCB).

Exposições Visitadas:

  1. Homo Urbanus (A citymatographic odyssey by Bêka & Lemoine):

    • Uma viagem cinematográfica pelo ambiente urbano contemporâneo, explorando diferentes cidades e os modos de vida que emergem em cada uma delas.
    • Os alunos observaram como o filme reflete sobre a relação entre a cidade e o indivíduo, estimulando o debate sobre a diversidade dos espaços urbanos e seus usos.
  2. Hestnes Ferreira (Forma | Matéria | Luz):

    • Exposição dedicada ao arquiteto Hestnes Ferreira, com curadoria de Alexandra Saraiva, Patrícia Bento d'Almeida e Paulo Tormenta Pinto.
    • Os alunos analisaram o uso da forma, matéria e luz nas suas obras, percebendo os conceitos centrais da arquitetura de Hestnes Ferreira e a sua influência no panorama arquitetónico português.

S2_02

12 Fevereiro 2025, 09:30 Patrícia Barbas


Visita de estudo ao MAC-CCB, à exposição HOMO URBANUS: Uma Odisseia Cinematográfica de Bêka & Lemoine, com curadoria de Justin Jaeckle e desenho expositivo da autoria de Barbas Lopes Arquitectos.

"A objectiva atenta e sensível da dupla presta atenção a momentos de vulnerabilidade citadina, olhando o habitante urbano "como um animal em cativeiro preso no ambiente artificial que construiu para si próprio"". (excerto da folha de sala)

Passagem pela exposição do artista Fred Sandback: Alinhavando o Espaço com curadoria de Lilian Tone.
"Durante mais de três décadas, Sandback construiu uma obra vibrante baseada na economia de meios e na quietude, utilizando a linha no espaço para construir, articular e definir situações específicas"(excerto da folha de sala).