Sumários

Aula 20

29 Abril 2021, 14:30 Rita Sousa


Aula de seminário. Apresentação e debate em torno do texto selecionado por um grupo de alunos/as.

VERGÈS, Françoise, (2019) 2020"Defenir um campo: o feminismo decolonial" in Vergès, F. Um Feminismo Decolonial, ed. UBU, S.Paulo, pp. 27-77

Aula 19

27 Abril 2021, 14:30 Rita Sousa


Da Crítica Pós-colonial à Crítica Decolonial

Processos e práticas artísticas.

Bibliografia:

MIGNOLO, Walter (2008), "Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política", Cadernos de Letras da UFF - Dossiê: Literatura, língua e identidade, no 34, p. 287-324

http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/34/artigo18.pdf

QUIJANO, Aníbal (2005), "Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina", CLACSO, ConsejoLatinoamericano de CienciasSociales

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4386378/mod_folder/content/0/Quijano%20Colonialidade%20do%20poder.pdf?forcedownload=1

CUSICANQUI, Silvia. Ch'ixinakax utxiwa: a reflection on the practices and discourses of decolonization . South Atlantic Quarterly, v. 111, n. 1, p. 95-109, 2012.

https://chixinakax.files.wordpress.com/2010/07/silvia-rivera-cusicanqui.pdf

(versão original em castelhano)

Aula 18

22 Abril 2021, 14:30 Rita Sousa


Aula de seminário com apresentação e discussão do texto por um grupo de estudantes

Leituras

RIBEIRO, Djamila (2017) O que é o lugar de fala? Belo Horizonte, Ed. Letramento

https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2019/08/ribeiro-o-que-ecc81-lugar-de-fala.pdf

Aula 17

20 Abril 2021, 14:30 Rita Sousa


Colonialidade do gênero e raciliazação: a Capoeira

Convida Renata de Lima Silva (Universidade Federal de Goiás)

Discursos sobre a tradicionalidade da capoeira angola : a influência e o papel dos capoeiristas

ÁGUAS DE MENINO: VIVACIDADE CULTURAL E JUSTIÇA COGNITIVA EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO DE FUNDO DE QUINTAL. In: XXVII CONGRESSO NACIONAL DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL, 2017, CAMPO GRANDE. XXVII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. CAMPO GRANDE: FAEB, 2017. v. 1. p. 217-228.

Bibliografia complementar:

COSTA, Cláudia de Lima (s/d), "Feminismo e tradução cultural: sobre a colonialidade do gênero e a descolonização do saber", in BUALA (online)

https://www.buala.org/pt/a-ler/feminismo-e-traducao-cultural-sobre-a-colonialidade-do-genero-e-a-descolonizacao-do-saber

ANZALDÚA, Gloria. "La conciencia de la mestiza/ Rumo a uma nova consciencia." RevistaEstudosFeministas 13.3 (2005): 704-19.

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2005000300015

OYEWÙMÌ, Oyèrónké (2007), "Colonizing Bodies and Minds" in The PostColonial Studies Reader, NY, Routledge, pp. 256-259

https://www.researchgate.net/publication/272782956_The_Post-Colonial_Studies_Reader/link/5e966b7c4585150839de6817/download

Leituras Complementares

SEGATO, Rita (2012) "Gênero e colonialidade: em busca de chaves de leitura e de um vocabulário estratégico descolonial" in E-Cadernos CES, no 18, Epistemologias feministas: ao encontro da crítica radical, Coimbra, UC

https://eces.revues.org/1533

PICHARDO, Ochy Curiel (2014), "Construyendo metodologias feministas desde el feminismo decolonial" in Otras formas de (re)conocer, Reflexiones, herramientas y aplicaciones desde la investigación feministas, Bilbao, pp. 45-60

(doc online - http://www.ram-wan.net/restrepo/documentos/ochy.pdf )

Aula 16

15 Abril 2021, 14:30 Rita Sousa


Aula de seminário

Leituras:

GONZALEZ, Lélia (1988) "A Categoria Político-Cultural de Amefricanidade", in Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, no 92/93, pp. 69-82

https://institutoodara.org.br/wp-content/uploads/2019/09/a-categoria-polc3adtico-cultural-de-amefricanidade-lelia-gonzales1.pdf