Sumários

Aula 4

11 Fevereiro 2021, 14:30 Rita Sousa


Introdução aos Estudos Pós-coloniais, os Textos Fundadores.

Bibliografia:

ASHCROFT, Bill et al. (1989) The empire writes back: theory and practice in postcolonial literatures.Londres, Routledge. (Introdução)

Disponível na Plataforma Slack

SAID, Edward (1990), Orientalismo, o Oriente como Invenção do Ocidente, S. Paulo, Companhia das Letras. (Introdução)

Disponível na Plataforma Slack

SHOHAT, ElIa (1992), "Notes on the 'post-colonial'", in Social Text, 31-32, pp.99-113.

https://docero.com.br/doc/x1c1s8

ou

SHOHAT, Ella, STAM, Robert. (2006) Crítica da imagem eurocêntrica. Multiculturalismo e representação. (Tradução de Marcos Soares). São Paulo: Cosac Naify,

(Capítulo I: Do eurocentrismo ao policentrismo) http://marcoaureliosc.com.br/cineantropo/shohat_stam.pdf

Aula 3

9 Fevereiro 2021, 14:30 Rita Sousa


Dos impérios "pornotropicais" à pós-memória traumática

Bibliografia:

MCCLINTOCK, Anne (1995), "A situação da terra - genealogias imperiais" Couro Imperial, Raça, Gênero e Sexualidade no Embate Colonial, Campinas, UNICAMP, pp. 43-122

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HIRSCH, Marianne (2008) "The Generation of Postmemory" in Poetics Today 29:1 (Spring), pp. 103-128

http://historiaeaudiovisual.weebly.com/uploads/1/7/7/4/17746215/hirsch_postmemory.pdf

Leitura complementar:

AMÁLIO, André (2018) Re-writing Portuguese recent colonial history through postcolonial documentary theatre (tese doutoramento University of Roehampton)

https://pure.roehampton.ac.uk/portal/files/1271985/Re_writing_Portuguese_recent_colonial_history_through_postcolonial_documentary_theatre.pdf

Aula 2

4 Fevereiro 2021, 14:30 Rita Sousa


O Novo Mundo, a modernidade e a colonização: o epistemicídio

Das expedições científicas às sociedades de etnologia: a invenção do primitivo e da sociedade selvagem.

O Novo Mundo visto em imagens: colonialidade do ver

O epistemicídio.

Bibliografia:

DUSSEL, E. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, E. (coord.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005.

http://biblioteca.clacso.edu.ar/gsdl/collect/clacso/index/assoc/D1200.dir/5_Dussel.pdf

QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados (USP), 19 (55), 2005.

https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10091/11663

Leitura Complementar:

MIGNOLO, W. A colonialidade de cabo a rabo: hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, E. (coord.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2005.

http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624094657/6_Mignolo.pdf

Aula 1

2 Fevereiro 2021, 14:30 Rita Sousa


Apresentação dos objetivos da disciplina, programação de aulas, métodos de avaliação e recursos.

O Colonial, o pós-colonial e o decolonial

Bibliografia:

SCHIMDT, Simone. "Onde está o sujeito pós-colonial? (Algumas reflexões sobre o espaço. e a condição pós-colonial na literatura angolana)". Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana (NEPA da UFF), Vol. 2, n° 2, Abril, pp. 136-147, 2009

Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaabril/article/view/29827

HALL, Stuart "Quando foi o Pós-colonial? Pensando no limite". in Da diáspora: Identidades e mediações culturais, Belo Horizonte: Editora UFMG, pp. 95-120, 2003.

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