Sumários
Aula 9
9 Março 2021, 14:30 • Rita Sousa
Trânsitos do Atlântico
GILROY, Paul (2001), O Atlântico Negro: Modernidade e Dupla Consciência, São
Paulo, Editora 34
Disponível na Plataforma Slack
Leitura Complementar:
STAM, Robert e Ella Shohat (2012) "Race in Translation: The Red, Black, and White Atlantics" in Postcoloniality, Decoloniality, Black Critique: Joints and Fissures, Sabine Broeck & Carsten Junker, eds., Frankfurt: Campus Verlag, 2014, pp. 63-91.
Aula 8 - Seminário
4 Março 2021, 14:30 • Rita Sousa
Aula de seminário. Apresentação por um grupo de alunos e debate do texto :
GARCIA, T. A. (2018) Consciência identitária, autonomia, participação e consulta: caminhos para superação de práticas coloniais. Interethnic@ - Revista de Estudos em Relações Interétnicas, v. 21, n. 2, p. 36-65.
https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/12240
Aula 7
2 Março 2021, 14:30 • Rita Sousa
Como Falar de África?
Com o convidado Prof. Bas'Ilele Malomolo (UNILAB, Brasil)
Doutor em Sociologia pela UNESP
Professor Adjunto IV do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades - MIH-IHL/UNILAB, da Licenciatura em Ciências Sociais e do Bacharelado em Relações Internacionais.
Pesquisador do Grupo de Brasil-África: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global (UNILAB), do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN-UNESP) e do Harriet Tubman Institute for Research on the Global Migrations of African Peoples (York University, Toronto). Member of United Nations - Harmony with Nature.
Leituras Complementares:
THIONG'O, NgugiWa (2015) Descolonizar la mente, La política lingüística de la literatura africana, Debolsillo
versão inglês: https://drive.google.com/file/d/0B0tHQmjQNwfybHJaTDNabktZLU0/view)
ACHEBE, Chinua (2007), "The Politics of Language" in The Post-colonial Studies Reader, NY, Routledge, pp. 268-271
PARRY, Benita (2004) Postcolonial Studies: A Materialist Critique, Routledge
Aula 6
25 Fevereiro 2021, 14:30 • Rita Sousa
Aula de Seminário - Apresentação e discussão dos textos por grupos de alunos.
O pós-colonial como ideologia.
Do tokenismo à cidadania: formas de participação e de representatividade
Leituras:
MATA, Inocência (2014), "Desconstruindo Genealogias Eurocêntricas", Civitas.vol.14, no1, Porto Alegre, pp. 27-42
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/16185
GARCIA, T. A. (2018) Consciência identitária, autonomia, participação e consulta: caminhos para superação de práticas coloniais. Interethnic@ - Revista de Estudos em Relações Interétnicas, v. 21, n. 2, p. 36-65.
https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/12240
(este segundo texto ficou adiado para apresentação em aula seguinte)
Aula 5
23 Fevereiro 2021, 14:30 • Rita Sousa
Reflexões Anticoloniais, os Precursores do pós-colonialismo.
Visionamento (em casa) da curta-metragem "Conacry" de Filipa Francisco
Bibliografia
CÉSAIRE, Aimé, (1978) Discurso sobre o Colonialismo. Lisboa, Sá da Costa
FANON, Frantz (2008), Pele Negra, Máscaras Brancas, Salvador, Edufba
https://pt.scribd.com/document/36623756/Pele-negra-Mascaras-Brancas
FANON, Frantz (1980), "Racismo e Cultura", in Em Defesa da Revolução Africana, Lisboa, Sá da Costa p. 35-48
Leituras complementares
MEMMI, Albert (2007), Retrato do Colonizado Precedido de Retrato do Colonizador, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira (ler cap: Existe o colonial?)
https://alfredocesarmelo.files.wordpress.com/2015/07/memmi0001.pdf
BHABHA, Homi (2005), "Interrogando a Identidade, Frantz Fanon e a Prerrogativa Pós-colonial" in O Local da Cultura, Belo Horizonte, Editora UFMG, pp 70-104
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/1577/bhabha2.pdf?sequence=1&isAllowed=y