Sumários

I Seminário Internacional Conexões continentais Portugal-Brasil

30 Abril 2024, 14:30 João Guerra


O Seminário pretendeu apresentar, aprofundar e propor ações, projetos e pesquisas, com vista a contribuir com a discussão que toma e propõe a Amazônia como o centro do mundo frente às urgências climáticas, numa perspectiva de corresponsabilidades intercontinentais. Desenvolvendo-se no ISCTE (auditório João Ferreira de almeida), foi sob esse prisma que os alunos foram convidados a participar, podendo, assim, tomar contacto com algumas palestras de relevo, tomando como referência o papel de liderança do Brasil na discussão da Agenda 2030 sobre o Equilíbrio climático mundial.

ESG - environmental, social and governance – uma ferramenta de mudança socioambiental?

24 Abril 2024, 14:30 João Guerra


Com recurso a dois convidados, a sessão abordou o tópico da “ESG - environmental, social and governance" que procura envolver o empresariado na mudança que, pelo menos ao nível do discurso, todos defendem. Trata-se, portanto de incluir na tomada de decisão das empresas a responsabilidade social e ambiental a partir do topo (empresários), sem descurar as bases (stakeholders e consumidores). Para tal, utiliza-se um conjunto de normas para medir o impacto ambiental e social das organizações. Assim, a ESG é utilizada não apenas no contexto do investimento e dos investidores, mas também em contextos mais abrangentes que incluem clientes, fornecedores, empregados e o público em geral.

Água e governança da água

23 Abril 2024, 14:30 João Guerra


Quando se deu a Revolução de Abril de 1974, o abastecimento de água não chegava a metade do parque habitacional. No caso dos esgotos, a situação era ainda pior, pois nem um terço das habitações era servido por algum tipo de rede. Nos anos que se seguiram, o abastecimento de água e o saneamento básico tornaram-se prioridades de sucessivos governos, mas a situação continua, ainda, a mostrar algumas debilidades, sobretudo, tendo em conta o envolvimento das populações. A sessão refletiu sobre esta evolução.

Alterações Climáticas - pensar global, agir local

17 Abril 2024, 14:30 João Guerra


As alterações climáticas representam uma das mais prementes questões da modernidade e exigem uma ação coletiva e transversal que promova a necessária adaptação social às novas condições delas decorrentes. Salienta-se a interligação dos sistemas sociais, políticos, culturais, económicos e ambientais, numa abordagem holística capaz de lidar com a complexidade do problema e suas implicações nas sociedades contemporâneas.
Neste contexto, a ação local desempenha um papel relevante porque é a esse nível que os problemas têm origem. Neste contexto, esta sessão focar-se no papel dos municípios e das comunidades locais, cuja importância decorre das suas atividades e responsabilidades que, de alguma forma, afetam as emissões locais e a capacidade para agir

Alterações Climáticas - Desequilíbrios Norte-Sul

16 Abril 2024, 14:30 João Guerra


Nos últimos dois séculos, a queima de combustíveis fósseis transformou-se num elemento basilar do quotidiano social, determinando o modo como vivemos, como trabalhamos, como comemos, ou como nos deslocamos. Esta dependência tornou-se de tal forma estrutural e omnipresente que conduziu a um crescendo dos níveis de emissões de gases de efeito de estufa (GEE), claramente reconhecido como insustentável, mas que resiste e tende a perpetuar-se.
Esta sessão debruça-se sobre os desequilíbrios Norte-Sul e a justiça climática, tendo em conta alguns índices de risco climático, a UNFCCC e as dificuldades de implementação do Fundo de Perdas e Danos.