Sumários

Remate

21 Maio 2024, 14:30 João Guerra


A última aula foi o momento de refletir sobre as anteriores 23 sessões e, sobretudo, o que cada uma delas pode contribuir para o ensaio final de cada um. discutiram-se eventuais temas de ensaio e as teorias que, eventualmente, poderia vir a ajudar a produzi-lo, numa ótica da Sociologia do Ambiente e tendo em conta que se pretende um trabalho final reflexivo e problematizante.


Bananas e Globalização

15 Maio 2024, 14:30 João Guerra


De acordo com os padrões da produção internacional de bananas, os produtores de banana e, sobretudo, os trabalhadores das plantações de bananas fazem parte dos grupos sociais mais economicamente desfavorecidos e marginalizados. Na cadeia de valor do mercado global daquele que é o fruto fresco mais consumido do mundo, surgem pontos negros que se prendem com a justiça social, mas não deixam de fora as questões ecológicas num emaranhado de difícil destrinça. A partir de um jogo (Role Playing) procurou-se mostrar esses pontos negros e aproveitar o caso para trazer à baila as questões complexas da justiça ambiental.

Educação Ambiental e participação: um instrumento para a sustentabilidade

14 Maio 2024, 14:30 João Guerra


Participação e sustentabilidade têm, de acordo com alguns autores, origens próximas, situando-se em meados do Século XX, quando os sinais de rutura ambiental começaram a ser mais evidentes. Constatou-se, então que sem o envolvimento dos cidadãos dificilmente se conseguiria mudar de rumo e, por conseguinte, alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, como hoje se diria. Assim, a Educação Ambiental surge como ferramenta central para conseguir tal desiderato, promovendo a consciencialização e a sensibilização dos cidadãos sobre as questões ambientais e sustentáveis, estimulando a sua participação ativa na tomada de decisões e na resolução dos problemas ambientais. É desta relação próxima que se procurou refletir.

Desenvolvimento sustentável e Agenda 2030: um melro branco que nunca ninguém viu? (parte II)

8 Maio 2024, 14:30 João Guerra


Continuação da aula anterior

Desenvolvimento sustentável e Agenda 2030: um melro branco que nunca ninguém viu? (parte I)

7 Maio 2024, 14:30 João Guerra


Com a Agenda 2030, o Desenvolvimento Sustentável tem vindo a revelar-se numa janela de esperança para ultrapassar os problemas ambientais globais que afetam e preocupam as sociedades atuais. Com efeito, com base na COSMOVISÂO resultante dos primeiros alertas sobre a degradação ambiental (anos 70) e a possibilidade que se mantêm de catástrofe ecológica (Dunlap & York, 2008) várias instâncias de governança global (i.e., ONU, OCDE, UE...) têm vindo a propor agendas de mudança e de ação que, apesar da sua aceitação crescente e transversal, não têm vindo a conseguir os resultados esperados. As duas sessões reservadas para discutir este tema procuram fomentar a reflexão sobre sucessos e insucessos conseguidos desde, pelo menos, a publicação do relatório Bruntdland, bem como a relação entre Desenvolvimento Sustentável e promoção da qualidade ambiental que não despensa a qualidade social.

Apesar das inegáveis falhas históricas, atualmente  o DS expressa:
A possibilidade e a esperança de que a humanidade equilibre a sua relação com a biosfera, de forma a  evitar tal catástrofe e o colapso referido em Silent Spring e Limits to Growth (Veiga, 2015).