Sumários

Antropoceno e Solastalgia - a perspetiva da sociologia do ambiente

10 Abril 2024, 14:30 João Guerra


À medida que as atividades humanas alteram drasticamente o ambiente no contexto do Antropoceno, muitas pessoas experimentam uma sensação de perda, desolação e desconexão relativamente ao seu ambiente natural. Isso pode resultar em sentimentos de ansiedade, tristeza, impotência e até mesmo depressão.

Por exemplo, quando uma comunidade vê sua paisagem familiar destruída por incêndios florestais frequentes ou quando agricultores enfrentam secas prolongadas e perda de terras cultiváveis devido ao aumento das temperaturas, isso pode desencadear um profundo sentimento de solastalgia, que, como defende Albrecht, destaca a interconexão entre ambiente e bem-estar humano. Nesse sentido, os sentimentos de Solastalgia podem ser vistos como uma resposta emocional ao Antropoceno.

Análise sociológica do binómio SOCIEDADE-AMBIENTE- entre realismo e construtivismo

9 Abril 2024, 14:30 João Guerra



No contexto da sociologia ambiental, os partidários do construtivismo concentram a análise nas perceções sociais e culturais e como elas moldam a forma como as pessoas interagem com o ambiente e influencia a forma como lidam com as questões ambientais. Já entre os realistas o argumento central assenta na existência de uma realidade objetiva que existe independentemente das perceções humanas. Nesta ótica, no contexto da sociologia ambiental, os realistas concentram-se na identificação de padrões e processos ambientais objetivos e como eles influenciam a vida social e as interações humanas com o ambiente. As práticas sociológicas da atualidade, no entanto, tendem a usar as duas abordagens vincando uma ou outra de acordo com o objeto de estudo.

Risco, Sociedade de Risco e Irresponsabilidade organizada (Continuação)

20 Março 2024, 14:30 João Guerra


Depois de apresentada a TSR de Urlich Beck, esta segunda sessão procurou mostrar com um exemplo concreto como se processa a "irresponsabilidade organizada" de que falava Beck.  Para tal recorreu-se ao Surto de Legionella de Vila Franca de Xira. Ocorrido em 2014, mais de 3 anos depois o Ministério Público deixou de fora da acusação mais de 2/3 dos afetados por dificuldades na recolha de provas.

Risco, Sociedade de Risco e Irresponsabilidade organizada (I)

19 Março 2024, 14:30 João Guerra


Apresentação da Teoria da Sociedade de Risco.

O livro de Ulrich Beck, Risikogesellschaft [Sociedade de Risco] (Beck, 1986), publicado pouco antes do acidente nuclear de Chernobyl, é uma obra premonitória, fundadora da teoria da “Sociedade de Risco” e originou toda uma linha teórica baseada na modernização reflexiva.

Teoria da Modernização Ecológica: a inovação como resposta à crise ecológica

13 Março 2024, 14:30 João Guerra


A Teoria da Modernização Ecológica define-se como uma Teoria Sociológica no âmbito da Sociologia do Ambiente, cujo objetivo é oferecer um conjunto de ideias e conceitos coerente, capaz de analisar a sociedade moderna e o modo como reage à crise ecológica e ao que hoje chamaríamos o contexto de antropoceno. Assente na ideia de inovação (social, institucional, científica e tecnológica), as propostas dos defensores desta teoria abrem uma janela de esperança, recusando os cenários catastrofistas.