Sumários

Aula 13 Apresentações dos alunos ODS 1, 2 e 3 (trabalho de grupo)

2 Abril 2025, 14:30 João Guerra


Depois de exploradas as raízes e refletidas as consequências da degradação ambiental e da ideia de Desenvolvimento Sustentável, os alunos foram convidados a formar grupos e a apresentar os diversos ODS: diagnóstico actual, necessidade de intervenção, trade-offs entre as diversas dimensões e metas. Na primeira sessão foram apresentados e discutidos 3 ODS: ODS 1 – Erradicação da pobreza; ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável; ODS 3 – Saúde e bem-estar.

Aula 11 - Antropoceno: raíses e sociedade contemporânea

1 Abril 2025, 14:30 João Guerra


A história da Terra e o impacto humano sobre ela está a ser reescrita para incluir um novo capítulo, um capítulo em que os humanos desempenham um papel importante. Os seres humanos (i.e., ánthrōpos) alteraram de tal forma as condições geoclimáticas e o funcionamento dos ecossistemas terrestres que a época que daí emerge está a ser proposta como uma nova fase do tempo geológico: o Antropoceno. Com recurso à apresentação do documentário “ The Anthropocene_ The age of mankind”, o conceito, suas raizes e consequências nas sociedades atuais foi debatido.

Escala NEP – Como medir ama emergente Visão do Mundo (II – aplicações e resultados)

26 Março 2025, 14:30 João Guerra


Depois de apresentados pressupostos e objetivos da Escala NEP (Dunlap e Van Liere (1978; Dunlap et al., 2000) a segunda sessão dedicada a este instrumento de medida da “consciência ecológica” procurou avançar com múltiplas aplicações e resultados obtidos ao longo das últimas décadas, explorando-se maioritariamente resultados da aplicação em Portugal.

Escala NEP – Como medir ama emergente Visão do Mundo (I – presupostos e objetivos)

25 Março 2025, 14:30 João Guerra


A Escala NEP, publicada por R. E. Dunlap e K. D. Van Liere em 1978, tornou-se a medida de “adesão aos Novos Valores Ecológicos”/ preocupação ambiental mais utilizada no mundo e tem sido utilizada em centenas de estudos e em dezenas de países. Esta sessão procurou apresentar pressupostos e objetivos da Escala NEP, começando com a forma como os autores desenvolveram a noção de Novo Paradigma Ecológico e porque se mostrou necessário medir a mudança social que lhe está implícita.

Sociedade de Risco: Do clima aos riscos industriais

19 Março 2025, 14:30 João Guerra


Sociedade de Risco: Do clima aos riscos industriais
Começando por explorar conceitos como risco, perigo, vulnerabilidades e resiliência, a proposta deste sessão é refletir sobre diferentes percepções do risco nas sociedades atuais, dominadas pela presença potencial de ameaças que geram um sentimento de crescente insegurança e de incerteza face à imprevisibilidade das suas consequências. Aos conflitos da sociedade industrial, que se centravam na distribuição de recursos, somam-se agora os conflitos sobre a produção, definição e distribuição dos riscos.