Sumários

Modelos etiológicos II

13 Outubro 2023, 13:00 Carla Moleiro


Esta segunda aula sobre modelos teóricos na compreensão da psicopatologia (Dilys & Bhugra, 2004) refere-se às perspetivas comportamentais, cognitivas, e cognitivo-comportamentais, por um lado (revendo Pavlov, Skinner e Bandura; A. Beck e A. Ellis); e às abordagens humanistas, fenomenológicas e existenciais, por outro (ver Rogers, 1902-1987).

São descritos os principais pressupostos e limitações dos modelos em causa para a compreensão do desenvolvimento do sofrimento clinicamente significativo e na manutenção de sinais e sintomas. São apresentadas aplicações dos modelos cognitivos na compreensão de diversas psicopatologias (Beck, 1967; Ellis, 1962), com base em evidência empírica (e.g. distorções de processos cognitivos na depressão e na ansiedade; no pensamento paranoide na esquizofrenia ou no comportamento de agressores sexuais; Davey, 2021).
Finalmente, são abordadas as perspetivas sistémicas e ecológicas, incluindo determinantes sociais e culturais da saúde.

Modelos etiológicos II

11 Outubro 2023, 11:00 Carla Moleiro


Esta segunda aula sobre modelos teóricos na compreensão da psicopatologia (Dilys & Bhugra, 2004) refere-se às perspetivas comportamentais, cognitivas, e cognitivo-comportamentais, por um lado (revendo Pavlov, Skinner e Bandura; A. Beck e A. Ellis); e às abordagens humanistas, fenomenológicas e existenciais, por outro (ver Rogers, 1902-1987).

São descritos os principais pressupostos e limitações dos modelos em causa para a compreensão do desenvolvimento do sofrimento clinicamente significativo e na manutenção de sinais e sintomas. São apresentadas aplicações dos modelos cognitivos na compreensão de diversas psicopatologias (Beck, 1967; Ellis, 1962), com base em evidência empírica (e.g. distorções de processos cognitivos na depressão e na ansiedade; no pensamento paranoide na esquizofrenia ou no comportamento de agressores sexuais; Davey, 2021).
Finalmente, são abordadas as perspetivas sistémicas e ecológicas, incluindo determinantes sociais e culturais da saúde.

Principais Modelos Etiológicos I

6 Outubro 2023, 13:00 Carla Moleiro


A “explicação” da psicopatologia inicia-se, procurando refletir sobre “porque adoecem as pessoas?” ou “porque entram em sofrimento psicológico?”. São diversos os principais modelos teóricos que procuram a compreensão etiológica da psicopatologia (ver Dilys & Bhugra, 2004), iniciando-se a comparação entre o modelo biomédico e os modelos psicológicos. A aula descreve os principais pressupostos e limitações do modelo biomédico (capítulo 3; Figueira, Sampaio & Afonso, 2014); e como se pode articular com as variáveis psicológicas e psicossociais. Inicia-se, então, a abordagem dos principais modelos teóricos psicológicos na compreensão da psicopatologia através dos modelos psicanalíticos e psicodinâmicos (Freud, 1856-1939; Greenberg & Mitchell, 2003), enquadrando as teorias psicanalíticas e psicodinâmicas à explicação do desenvolvimento de sofrimento psicológico. 

Principais Modelos Etiológicos I

4 Outubro 2023, 11:00 Carla Moleiro


A “explicação” da psicopatologia inicia-se, procurando refletir sobre “porque adoecem as pessoas?” ou “porque entram em sofrimento psicológico?”. São diversos os principais modelos teóricos que procuram a compreensão etiológica da psicopatologia (ver Dilys & Bhugra, 2004), iniciando-se a comparação entre o modelo biomédico e os modelos psicológicos. A aula descreve os principais pressupostos e limitações do modelo biomédico (capítulo 3; Figueira, Sampaio & Afonso, 2014); e como se pode articular com as variáveis psicológicas e psicossociais. Inicia-se, então, a abordagem dos principais modelos teóricos psicológicos na compreensão da psicopatologia através dos modelos psicanalíticos e psicodinâmicos (Freud, 1856-1939; Greenberg & Mitchell, 2003), enquadrando as teorias psicanalíticas e psicodinâmicas à explicação do desenvolvimento de sofrimento psicológico. 

Conceitos básicos e Sistemas de Classificação em Psicopatologia

29 Setembro 2023, 13:00 Carla Moleiro


Definição de conceitos básicos (como sinal e sintoma, episódio, síndrome, agudo vs. crónico), promovendo o rigor terminológico (ver Correia, 2014; Davey, 2021). Reforça-se a utilização de linguagem cuidada e inclusiva, promovendo a não-estigmatização (American Psychological Association, 2021). 

Os principais sistemas de classificação em psicopatologia constituem o conteúdo central desta aula, designadamente o DSM-5 (APA, 2013; e DSM-5-TR, APA, 2022) e o ICD-11 (WHO, 2022). São discutidas as seguintes questões: Porque é necessário classificar as condições psicopatológicas? Que vantagens existem na classificação? Que problemas podem resultar dessa classificação? Que limitações têm os atuais sistemas de classificação? Como têm evoluído ao longo do tempo e como têm tentado dar resposta a algumas das limitações?