Sumários
Modelos etiológicos II
13 Outubro 2023, 13:00 • Carla Moleiro
Esta segunda aula sobre modelos teóricos na compreensão da psicopatologia (Dilys & Bhugra, 2004) refere-se às perspetivas comportamentais, cognitivas, e cognitivo-comportamentais, por um lado (revendo Pavlov, Skinner e Bandura; A. Beck e A. Ellis); e às abordagens humanistas, fenomenológicas e existenciais, por outro (ver Rogers, 1902-1987).
Modelos etiológicos II
11 Outubro 2023, 11:00 • Carla Moleiro
Esta segunda aula sobre modelos teóricos na compreensão da psicopatologia (Dilys & Bhugra, 2004) refere-se às perspetivas comportamentais, cognitivas, e cognitivo-comportamentais, por um lado (revendo Pavlov, Skinner e Bandura; A. Beck e A. Ellis); e às abordagens humanistas, fenomenológicas e existenciais, por outro (ver Rogers, 1902-1987).
Principais Modelos Etiológicos I
6 Outubro 2023, 13:00 • Carla Moleiro
A “explicação” da psicopatologia inicia-se, procurando refletir sobre “porque adoecem as pessoas?” ou “porque entram em sofrimento psicológico?”. São diversos os principais modelos teóricos que procuram a compreensão etiológica da psicopatologia (ver Dilys & Bhugra, 2004), iniciando-se a comparação entre o modelo biomédico e os modelos psicológicos. A aula descreve os principais pressupostos e limitações do modelo biomédico (capítulo 3; Figueira, Sampaio & Afonso, 2014); e como se pode articular com as variáveis psicológicas e psicossociais. Inicia-se, então, a abordagem dos principais modelos teóricos psicológicos na compreensão da psicopatologia através dos modelos psicanalíticos e psicodinâmicos (Freud, 1856-1939; Greenberg & Mitchell, 2003), enquadrando as teorias psicanalíticas e psicodinâmicas à explicação do desenvolvimento de sofrimento psicológico.
Principais Modelos Etiológicos I
4 Outubro 2023, 11:00 • Carla Moleiro
A “explicação” da psicopatologia inicia-se, procurando refletir sobre “porque adoecem as pessoas?” ou “porque entram em sofrimento psicológico?”. São diversos os principais modelos teóricos que procuram a compreensão etiológica da psicopatologia (ver Dilys & Bhugra, 2004), iniciando-se a comparação entre o modelo biomédico e os modelos psicológicos. A aula descreve os principais pressupostos e limitações do modelo biomédico (capítulo 3; Figueira, Sampaio & Afonso, 2014); e como se pode articular com as variáveis psicológicas e psicossociais. Inicia-se, então, a abordagem dos principais modelos teóricos psicológicos na compreensão da psicopatologia através dos modelos psicanalíticos e psicodinâmicos (Freud, 1856-1939; Greenberg & Mitchell, 2003), enquadrando as teorias psicanalíticas e psicodinâmicas à explicação do desenvolvimento de sofrimento psicológico.
Conceitos básicos e Sistemas de Classificação em Psicopatologia
29 Setembro 2023, 13:00 • Carla Moleiro
Definição de conceitos básicos (como sinal e sintoma, episódio, síndrome, agudo vs. crónico), promovendo o rigor terminológico (ver Correia, 2014; Davey, 2021). Reforça-se a utilização de linguagem cuidada e inclusiva, promovendo a não-estigmatização (American Psychological Association, 2021).
Os principais sistemas de classificação em psicopatologia constituem o conteúdo central desta aula, designadamente o DSM-5 (APA, 2013; e DSM-5-TR, APA, 2022) e o ICD-11 (WHO, 2022). São discutidas as seguintes questões: Porque é necessário classificar as condições psicopatológicas? Que vantagens existem na classificação? Que problemas podem resultar dessa classificação? Que limitações têm os atuais sistemas de classificação? Como têm evoluído ao longo do tempo e como têm tentado dar resposta a algumas das limitações?