Sumários

Conceitos básicos e Sistemas de Classificação em Psicopatologia

27 Setembro 2023, 11:00 Carla Moleiro


Definição de conceitos básicos (como sinal e sintoma, episódio, síndrome, agudo vs. crónico), promovendo o rigor terminológico (ver Correia, 2014; Davey, 2021). Reforça-se a utilização de linguagem cuidada e inclusiva, promovendo a não-estigmatização (American Psychological Association, 2021). 

Os principais sistemas de classificação em psicopatologia constituem o conteúdo central desta aula, designadamente o DSM-5 (APA, 2013; e DSM-5-TR, APA, 2022) e o ICD-11 (WHO, 2022). São discutidas as seguintes questões: Porque é necessário classificar as condições psicopatológicas? Que vantagens existem na classificação? Que problemas podem resultar dessa classificação? Que limitações têm os atuais sistemas de classificação? Como têm evoluído ao longo do tempo e como têm tentado dar resposta a algumas das limitações? 

Introdução à UC e conceito de psicopatologia

22 Setembro 2023, 13:00 Carla Moleiro


Apresentação da docente, bem como a apresentação de todos os pontos da Ficha de Unidade Curricular, sendo dado espaço para quaisquer esclarecimentos de dúvidas sobre os conteúdos e o funcionamento da UC.

Discussão, dirigida pelos/as próprios/as estudantes, sobre o conceito de psicopatologia (ver Davey, 2021). São apresentadas diferentes perspetivas e identificados problemas na definição de psicopatologia (e.g. estigmatização), resultando na crítica aos conceitos de desvio estatístico e norma social. Conclui-se a aula com a apresentação da definição da APA (2013, 2022): "mental disorders are conceptualized as a clinically significant behavioral or psychological syndromes or patterns that occurs in an individual and that is associated with present distress (e.g. a painful symptom) or disability (i.e., impairment in one or more important areas of functioning). In addition, this syndrome or pattern must not be merely an expectable and culturally sanctioned response to a particular event, for example, the death of a loved one. Whatever its original cause, it must currently be considered a manifestation of a behavioral, psychological, or biological dysfunction in the individual. Neither deviant behavior (e.g. political, religious, or sexual) nor conflicts that are primarily between the individual and society are mental disorders". A centralidade do sofrimento psicológico e do prejuízo para uma ou mais áreas de funcionamento ou desenvolvimento do indivíduo é reforçada como conteúdo central a reter desta introdução.

Introdução à UC e conceito de psicopatologia

20 Setembro 2023, 11:00 Carla Moleiro


Apresentação da docente, bem como a apresentação de todos os pontos da Ficha de Unidade Curricular, sendo dado espaço para quaisquer esclarecimentos de dúvidas sobre os conteúdos e o funcionamento da UC.

Discussão, dirigida pelos/as próprios/as estudantes, sobre o conceito de psicopatologia (ver Davey, 2021). São apresentadas diferentes perspectivas e identificados problemas na definição de psicopatologia (e.g. estigmatização), resultando na crítica aos conceitos de desvio estatístico e desvio social da norma. Conclui-se a aula com a apresentação da definição da APA (2013, 2022): "mental disorders are conceptualized as a clinically significant behavioral or psychological syndromes or patterns that occurs in an individual and that is associated with present distress (e.g. a painful symptom) or disability (i.e., impairment in one or more important areas of functioning). In addition, this syndrome or pattern must not be merely an expectable and culturally sanctioned response to a particular event, for example, the death of a loved one. Whatever its original cause, it must currently be considered a manifestation of a behavioral, psychological, or biological dysfunction in the individual. Neither deviant behavior (e.g. political, religious, or sexual) nor conflicts that are primarily between the individual and society are mental disorders". A centralidade do sofrimento psicológico e do prejuízo para uma ou mais áreas de funcionamento ou desenvolvimento do indivíduo é reforçada como conteúdo central a reter desta introdução.