Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 Conhecer a origem e a evolução do marketing relacional; OA2 Compreender os principais conceitos do marketing relacional em vários setores de atividade económica; OA3 Comparar experiências, co-criação e sustentabilidade de práticas anteriores em marketing; OA4 Compreender as características das relações máquina-marca-consumidor; OA5 Analisar a criação, dinâmica e adaptações de relações fortes: love, coolness, engagement, tecnologias VR, AR, AI e aspetos éticos; OA6 Compreender os principais antecedentes e consequentes da Qualidade da Relação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 Marketing relacional: origem e evolução CP2 Dos bens/serviços à criação de experiências CP3 Co-criação, sutentabilidade e CRM CP4 Relações máquina-marca-consumidor CP5 Construir e manter relacionamentos fortes: brand love, brand coolness CP6 Segmentar e adaptar estratégias de marketing relacional: processo engagement , VR, AR, AI tecnologias e aspetos éticos P7 Antecedentes e consequentes da Qualidade da Relação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
O CP1 encontra-se associado ao OA1 que refere que o aluno deve conhecer a evolução do marketing relacional.O CP2 encontra-se associado ao OA1,OA3 que referem que o aluno deve conhecer a evolução do marketing ao comparar práticas de experiências,cocriação,sustentabilidade.O CP3 encontra-se associado ao OA1,OA2,OA3 que referem que o aluno deve conhecer evolução do marketing em vários setores e comparar práticas de cocriação,sustentabilidade.O CP4 encontra-se associado ao OA4 que refere que o aluno deve compreender relações máquina-marca-consumidor.O CP5 encontra-se associado ao OA2,OA5 que refere que o aluno deve compreender os conceitos ao analisa a criação, dinâmica,adaptações de relações fortes,aspetos éticos.O CP6 encontra-se associado ao OA1,OA2,OA5 que refere que o aluno deve conhecer a evolução do marketing ao analisa a criação, dinâmica,adaptações de relações fortes, aspetos éticos.O CP7 encontra-se associado ao OA6 que refere que o aluno deve compreender Qualidade da Relação.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Apresentações e Participação nas aulas (20%); Trabalho final (35%); Teste final (45%). A nota mínima em cada é 7,5 valores. Assiduidade igual ou superior a 2/3, sem a qual há exclusão da avaliação ao longo do semestre. Alunos que reprovarem na avaliação ao longo do semestre possuem a 1ª época e a época de recurso, tendo os exames uma ponderação de 100% e a nota mínima de 9,5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada contribui para o desenvolvimento das noções necessárias aos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática e visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e discussão de exercícios práticos OA2, OA3, OA4, OA5, OA6. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Malhotra, N. k. & Agarwal, J. (2021). Customer Relationship Marketing: Theoretical and Managerial Perspectives. World Scientific Publishing Warren, C., Batra, R., Loureiro, S.M.C., & Bagozzi, R.P. (2019). Brand coolness. Journal of Marketing, 83(5), 36-56 Loureiro, S.M.C., Romero, J., & Bilro, R.G. (2020). Stakeholder engagement in co-creation processes for innovation: a systematic literature review and case study. Journal of Business Research, 119, 388-409. Loureiro, S.M.C. et al. (2021). Artificial Intelligence in Business: State of the Art and Future Research Agenda. Journal of Business Research, 129, 911-926. Nascimento, J. & Loureiro, S.M.C. (2024). Mapping the sustainability branding field: emerging trends and future directions. Journal of Product & Brand Management https://doi.org/10.1108/JPBM-02-2023-4349
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Loureiro, S.M.C., Guerreiro. J., & Japutra, A. (2021). How escapism leads to behavioral intention in a virtual reality store with background music?. Journal of Business Research, 134, 288-300. Gupta, Sh., Pansari, A., & Kumar, V. (2018). Global Customer Engagement. Journal of International Marketing, 26(1), 4-29. Loureiro, S.M.C., & Sarmento, E. M. (2017). Relationship Marketing on Social Software Platforms. In Saurabh Kumar Dixit (ed.). Handbook of Consumer Behaviour in Hospitality and Tourism, Chapter 30 (section 4 consumer Loyalty Outlook) (pp. 1-16). Abingdon, Oxford: Routledge - Taylor and Francis Group Publishing Lemon, C. N. & Verhoef, P.C. (2016). Understanding Customer Experience Throughout the Customer Journey. Journal of Marketing, 80(6), 69-96. Loureiro, S.M.C. (2017). Consumption and well-being: collecting experiences rather than material possessions. In H-R. Kaufmann and M. F. A. K. Panni (eds.). Socio-economic Perspectives on Consumer Engagement and Buying Behavior, chapter 12 (pp. 247-277). IGI Global Loureiro, S. M. C. (2020). Managerial Challenges and Social Impacts of Virtual and Augmented Reality (pp. 1-280). IGI Global Ashfaq, M., Yun, J., Yu, Sh., & Loureiro, S.M.C. (2020). I, Chatbot: Modeling the Determinants of Users? Satisfaction and Continuance Intention of Text-based Conversational Agents. Telematics and informatics, 54, 101473. Loureiro, S.M.C., & Sarmento, E. M. (2017). Relationship Marketing on Social Software Platforms. In Saurabh Kumar Dixit (ed.). Handbook of Consumer Behaviour in Hospitality and Tourism, Chapter 30 (section 4 consumer Loyalty Outlook) (pp. 1-16). Routledge - Taylor and Francis Group Publishing Loureiro, S.M.C. (2017). Consumption and well-being: collecting experiences rather than material possessions. In H-R. Kaufmann and M. F. A. K. Panni (eds.). Socio-economic Perspectives on Consumer Engagement and Buying Behavior, chapter 12 (pp. 247-277) IGI Global Palmatier, R. W. (2008). Relationship Marketing. Massachusetts: Marketing Science Institute Loureiro, S.M.C., Guerreiro, J., & Ali, F. (2020). 20 years of research on virtual reality and augmented reality in tourism context: A text-mining approach. Tourism Management, 77. 104028 Loureiro, S.M.C., Japutra, A., Molinillo, S., & Bilro, R. G. (2021). Stand by me: analyzing the tourist?intelligent voice assistant relationship quality. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 33(11), 3840-3859 Loureiro, S.M.C., Jimenez, J., & Romero, J. (2020). Enhancing brand coolness though perceived luxury values: insight from luxury fashion brands. Journal of Retailing and Consumer Services, 57 102211. doi: 10.1016/j.jretconser.2020.102211 Raouf, R., Hollebeek, L., Loureiro, S.M.C., Khan, I., & Hasan, R. (2024). Exploring Tourists’ Virtual Reality-Based Brand Engagement: A Uses-and-Gratifications Perspective. Journal of Travel Research, https://doi.org/10.1177/00472875231166598
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-05