Sumários

T.2. Teoria Organizacional No Setor Público: Política, Processos e Estruturas

20 Fevereiro 2024, 20:30 Maria Asensio Menchero


Esta sessão pretende analisar o esforço da reforma do sector público desde um ponto de vista da teoria organizacional, tendo em consideração a política, os processos e as estruturas. A teoria organizacional sustenta esse esforço, identificando os pontos fortes e fracos, assim como a evolução recente e as perspectivas futuras, com base numa análise comparativa que coloque em perspectiva movimentos renovadores, como o NPM (New Public Management), o ressurgir da governação (governance) na administração pública ou o que os autores chamam de Estado Neo-Weberiano. 


O material de base foram os seguintes livros: Pollitt e Bouckaert (2011), Rocha e Mozzicafreddo.

Pollit, C & Bouckaert, G. (2004). Public Mangament Reform: a Comparative Analysis. Oxford University Press.

Rocha, J. (2011). Gestão Pública: Teorias, modelos e prática. Escolar Editora.

Shafritz & Ott. (2001). Classics of Organization Theory. Florida: Harcourt College Publishers.

Introdução à Modernização Administrativa Comparada

6 Fevereiro 2024, 20:30 Maria Asensio Menchero


Foi apresentado o programa do curso com o intuito de realizar uma revisão abrangente e atualizada do estado da arte da Modernização Administrativa Comparada, proporcionando uma análise renovada e atualizada das questões-chave das reformas administrativas modernas. 

Este curso aborda não só o movimento da Nova Gestão Pública em geral, mas também as forças impulsionadoras por detrás da reforma e as suas diversas trajetórias e características específicas em países com diferentes tradições administrativas. Os temas principais a serem abordados nas próximas semanas incluem os principais modelos de reforma para a modernização da Administração Pública, a questão da convergência ou divergência entre países, os desenvolvimentos da NGP em setores específicos e áreas de política, análises de características e componentes específicos das reformas de modernização administrativa, bem como os efeitos e implicações das mesmas. 
O curso será dividido em três eixos: Contexto Político e Institucional, Sistemas de Administração Pública, Análise Comparativa numa perspetiva internacional sobre as importantes reformas do setor público relacionadas com o movimento da NGP que ocorreram em vários países ao longo dos últimos 20–30 anos. Nesta sessão foram apresentados os objetivos e os métodos de avaliação.