Sumários

Apresentações de Alunos

2 Dezembro 2024, 18:00 Cláudia Álvares


Apresentações de grupo, contribuindo em 40% para a nota final, em cumprimento da modalidade de avaliação contínua.


No programa da unidade curricular, contempla-se a possibilidade de escolha dessa modalidade de avaliação: 

'O aluno deverá desenvolver um tópico de atualidade noticiosa, nacional ou global, de acordo com os parâmetros lecionados num dos módulos da uc. A apresentação do estudo de caso (proveniente dos media noticiosos) será feita em grupo e não poderá exceder os 10 minutos, reservando-se 5 minutos para comentários.'

Impacto do Digital na Evolução do Jornalismo

25 Novembro 2024, 18:00 Cláudia Álvares


- Contexto e evolução de práticas jornalísticas centradas nas métricas

- Fim da pirâmide invertida como modelo de narração na era digital
- Mudança no consumo de notícias - público digital prefere formatos de narrativa multimédia e sequenciais ('longform')
- O Jornalismo 'slow' como movimento: vantagens e desvantagens, exemplos nacionais e internacionais
- Tecnologia e Inovação em Jornalismo de Conflito
- Exemplos de Bellingcat e OSINT

Referências:
  1. Fumaça. (2018). Jornalismo independente, investigativo e profundo

  2. The Guardian. (2015). The Migrant Trail: Documenting the journeys, struggles, and conditions of migrants.

  3. Higgins, Eliot. (2020). We Are Bellingcat: An Intelligence Agency for the People. London: Bloomsbury Publishing.

  4. Kyriakidou, Maria, & Garcia-Blanco, Iñaki. (2021). Introduction: Innovations, Transformations, and the Future of Journalism. Journalism Practice, 15(6), 723–727.

  5. Mast, Jelle, Coesemans, Roel, & Temmerman, Martina. (2018). Constructive Journalism: Concepts, Practices, and Discourses. Journalism, 19(6), 800–819

  6. Pauly, John J. (2014). The New Journalism and the Struggle for Interpretation. Journalism, 15(5), 589–604

  7. Planer, Rosalie J. (2020). The Role of Trauma in War Journalism: A Global Perspective. Journalism Studies, 21(8), 1103–1118.

O Papel da Inteligência Artificial no Jornalismo

18 Novembro 2024, 18:00 Cláudia Álvares


- Exemplos Práticos de Uso de IA no Jornalismo

- Benefícios da IA no Jornalismo. IA colaborativa, que amplie as capacidades dos jornalistas em vez de os substituir
- Deteção de 'Fake News' com IA: processamento natural da linguagem e suas áreas de aplicação - análise pragmática e semântica
- Desafios de IA no Jornalismo: identificar padrões linguísticos com base em 'big data' para encontrar discrepâncias em estilo e tom que indiquem manipulação; verificação de fontes e credibilidade; verificação cruzada de factos; deteção de manipulação de imagens e vídeo (i.e. deepfake detection challenge)
- Limitações da IA na Deteção de 'Fake News'

Referências:

  1. Boudana, Sandrine & Segev, Elad (2024). Fake News Makes the News: Definitions and Framing of Fake News in Mainstream Media. Journalism Practice

  2. García-Perdomo, Víctor, Salaverría, Ramón, Kilgo, Danielle K., & Harlow, Summer (2018). To Share or Not to Share: The Influence of News Values and Topics on Popular Social Media Content in the United States, Brazil, and Argentina. Journalism Studies, 19(8), 1180–1201. 

  3. Gutsche, Robert E. Jr. (2022). Cultures of Digital Architectures: Power and Positionalities in the Backend of Online Journalism Production. Digital Journalism, 10(5), 627–645.

  4. Kristensen, Lisa Merete (2023) Audience Metrics: Operationalizing News Value for the Digital Newsroom. Journalism Practice, 17(3), 345–362.

  5. Mast, Jelle & Temmerman, Martina (2021). What’s (The) News? Reassessing News Values as a Concept and Methodology in the Digital Age. Journalism Studies, 22(7), 890–907.

Os Novos Modelos de Negócio Jornalísticos

11 Novembro 2024, 18:00 Cláudia Álvares


Palestra do Prof. Miguel Paisana sobre os novos modelos de negócio jornalísticos em contexto português e internacional. 


  • Projeto Iberifier
  • Ecosistema dos Media
  • Fatores de Pressão sobre os Media: do lado do poder, do lado da audiência, do lado da tecnologia
  • Polarização dos Media
  • Inovação em Media

A Desinformação e os seus Enquadramentos

4 Novembro 2024, 18:00 Cláudia Álvares


  • Tentativa de traçar, nas redes sociais online, uma 'coordinated inauthentic behavior' nas eleições norte-americanas de 2016 e 2020 com utilização de contas falsas e difusão de desinformação.
  • Difusão desta guerra de desinformação noutros contextos globais: Reino Unido, Irão, África, Venezuela, Filipinas, Catalunha, França (coletes amarelos)
  • 2018 - Código de Desinformação 
  • Uso crescente de instrumentos de fact-checking para reolutarl notícias como desinformativas, sem que exista, todavia, legislação nesse sentido
Referências
Al-Rawi, A. (2018). Gatekeeping Fake News Discourses on Mainstream Media Versus Social Media. Social Science Computer Review. DOI: 10.1177/0894439318795849.
Bastos, M. T., & Mercea, D. (2017). The Brexit Botnet and User-Generated Hyperpartisan News. Social Science Computer Review. DOI: 10.1177/0894439317734157.
Ekström, M., Lewis, S. C., & Westlund, O. (2019). Epistemologies of Digital Journalism and the Study of Misinformation. New Media & Society, 22(2), 205–212. DOI: 10.1177/1461444819856914.
Giglietto, F., Iannelli, L., Valeriani, A., & Rossi, L. (2019). 'Fake news' is the invention of a liar: How false information circulates within the hybrid news system. Current Sociology. DOI: 10.1177/0011392119837536.
Tandoc, E. C., Lim, D., & Ling, R. (2019). Diffusion of disinformation: How social media users respond to fake news and why. Journalism. DOI: 10.1177/1464884919868325.
ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social. (2019). A Desinformação – Contexto Europeu e Nacional. Contributo da ERC para o debate na Assembleia da República. Abril de 2019.