Sumários

Valores-Notícia _Exercícios

7 Outubro 2024, 18:00 Cláudia Álvares


Exercício 1:  Exercício em aula em que se pede ao aluno para escolher, de entre um par de acontecimentos elencados, aquele que considera ter maior valor noticioso, justificando a opção tomada; 


Exercício 2: Exercício em aula em que se pede ao aluno para analisar e comparar diferentes abordagens jornalísticas, baseadas nos valores-notícia utilizados em três artigos provenientes de jornais diferentes (Público, Observador, Correio da Manhã), sobre o mesmo tema (incêndios florestais)

A Evolução dos Valores-Notícia

30 Setembro 2024, 18:00 Cláudia Álvares


  • Apresentação dos Conteúdos Programáticos da UC e dos métodos de avaliação
  • Aula sobre conceito de 'valor-notícia' no jornalismo focando os seguintes aspetos: 
I. Introdução aos Valores-Notícia
II. Valores-Notícia Tradicionais (Galtung e Ruge)
III. Versões Modernas dos Valores-Notícia
IV. Evolução Conceptual e Metodológica na Era Digital

Bibliografia:

  • Bednarek, M. & H. Caple (2017) ‘Language and News Values’. In The Discourse of News Values, Maidenhead, Berkshire: OUP, pp. 77-106.
  • Caple, H. (2018) ‘News Values and Newsworthiness’. In Oxford Research Encyclopedia of Com1-21.munication. Oxford: Oxford University Press, pp. 1-21.
  • Harcup, T. & O'Neill, D. (2001) What Is News? Galtung and Ruge revisited, Journalism Studies, 2(2): 261-280, DOI: 10.1080/14616700118449
  • Mast, J., & Temmerman, M. (2021). What’s (The) News? Reassessing “News Values” as a Concept and Methodology in the Digital Age. Journalism Studies22(6), 689-701. https://doi.org/10.1080/1461670X.2021.1917445