Sumários
Os Novos Modelos de Negócio Jornalísticos
11 Novembro 2024, 18:00 • Cláudia Álvares
Palestra do Prof. Miguel Paisana sobre os novos modelos de negócio jornalísticos em contexto português e internacional.
- Projeto Iberifier
- Ecosistema dos Media
- Fatores de Pressão sobre os Media: do lado do poder, do lado da audiência, do lado da tecnologia
- Polarização dos Media
- Inovação em Media
A Desinformação e os seus Enquadramentos
4 Novembro 2024, 18:00 • Cláudia Álvares
- Tentativa de traçar, nas redes sociais online, uma 'coordinated inauthentic behavior' nas eleições norte-americanas de 2016 e 2020 com utilização de contas falsas e difusão de desinformação.
- Difusão desta guerra de desinformação noutros contextos globais: Reino Unido, Irão, África, Venezuela, Filipinas, Catalunha, França (coletes amarelos)
- 2018 - Código de Desinformação
- Uso crescente de instrumentos de fact-checking para reolutarl notícias como desinformativas, sem que exista, todavia, legislação nesse sentido
Bastos, M. T., & Mercea, D. (2017). The Brexit Botnet and User-Generated Hyperpartisan News. Social Science Computer Review. DOI: 10.1177/0894439317734157.
Ekström, M., Lewis, S. C., & Westlund, O. (2019). Epistemologies of Digital Journalism and the Study of Misinformation. New Media & Society, 22(2), 205–212. DOI: 10.1177/1461444819856914.
Giglietto, F., Iannelli, L., Valeriani, A., & Rossi, L. (2019). 'Fake news' is the invention of a liar: How false information circulates within the hybrid news system. Current Sociology. DOI: 10.1177/0011392119837536.
Tandoc, E. C., Lim, D., & Ling, R. (2019). Diffusion of disinformation: How social media users respond to fake news and why. Journalism. DOI: 10.1177/1464884919868325.
ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social. (2019). A Desinformação – Contexto Europeu e Nacional. Contributo da ERC para o debate na Assembleia da República. Abril de 2019.
Jornalismo de Dados
28 Outubro 2024, 18:00 • Cláudia Álvares
Conferência proferida por Ana Martinho sobre jornalismo de dados: caraterização, práticas, exemplos e tendências atuais.
Exercício_Comparação de Valores-Notícia em Edições Offline Vs. Online
21 Outubro 2024, 18:00 • Cláudia Álvares
Exercício - Explorar como os valores-notícia diferem entre plataformas
impressas e online, analisando a apresentação, seleção e hierarquização de
notícias num jornal impresso e na sua versão online. Este exercício ajudará a
compreender como diferentes formatos respondem a expectativas variadas do
público e a estratégias editoriais distintas.
Notícias: Congresso PSD
Impacto das Redes Sociais nos Valores-Notícia
14 Outubro 2024, 18:00 • Cláudia Álvares
- Impacto das Redes Sociais nos Valores-Notícia
- Métricas no JornalismoDigital
- Métricas e Desinformação
- Declínio da Mediação Jornalística
- Efeito“Echochamber”
- Fake News e Crise de Confiança
Boudana, S., & Segev, E. (2024). Fake News Makes the News:
Definitions and Framing of Fake News in Mainstream Media. Journalism
Practice, 1-20. https://doi.org/10.1080/17512786.2024.2379898
García-Perdomo, V., Salaverría, R., Brown, D. K., & Harlow, S. (2017). To Share or Not to Share: The influence of news values and topics on popular social media content in the United States, Brazil, and Argentina. Journalism Studies, 19(8), 1180–1201. https://doi.org/10.1080/1461670X.2016.1265896
Gutsche, R. E. (2024). Cultures of Digital Architectures: Power and Positionalities in the Backend of Online Journalism Production. Journal of Communication Inquiry, 48(3), 392-410. https://doi.org/10.1177/01968599221113989
Kristensen, L. M. (2021). Audience Metrics: Operationalizing News Value
for the Digital Newsroom. Journalism Practice, 17(5): 991-1008. https://doi.org/10.1080/17512786.2021.1954058