Métodos de Ensino e Avaliações

O aluno deverá desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Activas, com realização de projectos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos. Numa primeira fase por um processo de recolha de informação e pesquisa por parte dos alunos, suportado em apresentações teóricas, estudos de casos e vários debates em sala de aula. Os alunos são chamados a apresentar e intrevir com frequência. É colocada particular ênfase na qualidade das apresentações e na capacidade comunicacional. Adicionalmente há vários encontros e reuniões entre os grupos de trabalho e o docente. | O sistema de avaliação periódica é composto por: Apresentações e Participação nas aulas (20%); Trabalho final (45%); Teste final (35%). A nota mínima em cada uma das componentes é de 8 valores. O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica. Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota. Os alunos com uma nota final superior a 16 poderão ser chamados a defesa de nota. Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação da UC.