Bibliografia

Principal

  • Zanten, A (2004), Les Politiques d'Éducation, Paris, Puf. Rodrigues, ML (2014) (org), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal (Vol1 e 2), Lx, Almedina. Meyer, J F Ramirez, e Yasemin Nuhoglu Soysal (1992), "World expansion of mass education, 1870-1970", Sociology of Education, 65, pp. 128-149. Martins, SC, J Sebastião, P Abrantes, & ML Rodrigues (2018), ?Desigualdades e políticas educativas. Portugal no Contexto Europeu?, R. Carmo e outros (orgs), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lx, M. Sociais. Honig, M (ed.) (2006), New Directions in Education Policy Implementation, NY, State University of NY Press. Fitzgerald, T (2019), Handbook of Historical Studies in Education, Springer, Singapura. Barroso, J (Org) (2006), A Regulação das Políticas Públicas de Educação. LX, EDUCA e UI&DCE. Ball, S (2010), The Education Debate, Bristol, The Policy Press. Azevedo, J (2007), Sistema Educativo Mundial, VNG, FML. Archer, M (1979), Social Origins of Educational Systems, London, Sage.:

Secundária

  • Viennet, R, e B. Pont (2017), ?Education policy implementation: a literature review and proposed framework?, OECD Education Working Paper No. 162. UNESCO (2013), Handbook on Education Policy Analysis and Programming, Bankok, UNESCO Bangkok. Teodoro, A.(2001), A Construção Política da Educação: Estado, mudança social e políticas educativas no Portugal Contemporâneo, Porto, Afrontamento. Teodoro, A. (1994), Política Educativa em Portugal: Educação, Desenvolvimento e Participação Política dos Professores, Porto, Afrontamento. Rodrigues, M.L., J.Sebastião, J.Mata, L. Capucha, L. Araújo, M.V. da Silva, SC Martins, e V. Lemos (2016), Educação. 30 anos de Lei de Bases, Lisboa, Editora Mundos Sociais. Ramirez, F., e J. Boli (1999), "Texto 20: La construcción política de la escolarización de masas: sus orígenes europeos e institucionalización mundial", em Mariano F. Enguita (org.), Sociología de la Educación, Barcelona, Ariel Referencia,pp. 297-314. Rodrigues, M.L., e M. Heitor, com T. Patrício, SC Martins, e CP Conceição (orgs.) (2015), 40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior, Lisboa, Almedina. Rodrigues, M.L. (2010), A Escola Pública Pode Fazer a Diferença, Lx, Almedina. OCDE (2020), Education at a glance 2019: OECD Indicators, Paris. OCDE (2018), Education Policy analysis, Paris. Mitchell, D. E., R. L. Crowson, D. Shipps (2011), Shaping Education Policy: Power and Process, Routledge, Nova Iorque. Meyer, J. W. (1977), ? The Effects of Education as an Institution?, The American Journal of Sociology, 83 (1), pp. 55-77. Link: http://www.jstor.org/stable/2777763 Martins, SC, Capucha, Luís & Sebastião, João (2019) (orgs.), School Autonomy, Organization and Performance in Europe. CIES-ISCTE. Link: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/19965/1/EBOOK_School%20Autonomy%20Organization%20and%20Performance%20in%20Europe_VF.pdf. Martins, S. C. (2014), ?Políticas Educativas Europeias: Divergir e Convergir num Espaço Comum?, em M. L. Rodrigues (org.), 40 Anos de Políticas Educativas de Educação em Portugal, (Vol II: Conhecimento, Atores e Recursos), Lisboa, Almedina, pp. 685-707. Martins, S. C. (2012), Escolas e Estudantes da Europa: Estruturas, Recursos e Políticas de Educação, Lisboa, Editora Mundos Sociais Lemos, Valter (2013), ?Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar?, Sociologia, Problemas e Práticas, 73, pp. 151-169. DOI:10.7458/SPP2013732812 Lawn, M; e Nóvoa, A. (2005), L?Europe Réinventée, regards critiques sur l?espace européen de l?éducation, Paris, L?Harmattan. Formosinho,J., A. S. Fernandes; J. Machado e F. Ferreira (2005), A Administração da Educação. Lógicas burocráticas e lógicas de mediação, Porto, Asa. Fialho, I., J. Verdasca, M. Cid, e M. Favinha (org.)(2014), Políticas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, Évora, CIEP-UE. Fernandes, D. et al., (Orgs.) (2014). Avaliação, ensino e aprendizagens em Portugal e no Brasil: realidades e perspetivas (Volumes I e II). Lisboa: Educa. Demeuse M., D. Frandji, D. Greger, e J-Y Rochex (eds.) (2012), Educational Policies and Inequalities in Europe, Londres, Palgrave Macmillan. Checchi, D., H. Van de Werfhorst, M. Braga e E. Meschi (2014), ?The policy response to educational inequalities?, em W. Salverda, B. Nolan, D. Checchi., I. Marx, A. McKnight, I. G. Tóth e H. Van de Werfhorst (orgs.), Changing Inequalities in Rich Countries: Analytical and Comparative Perspectives, Oxford, UPO, pp. 294-327. Carneiro, R.(2003), Fundamentos da Educação e da Aprendizagem: 21 Ensaios para o Século 21, VNG, FML. Ball, S., e J. Mainardes (orgs.) (2011), Políticas Educacionais: Questões e Dilemas, S.Paulo, Cortez Editora. Ball, S. (1994), Education Reform: a Critical and Post-structural Reform, Londres, Routledge. Álvares, M. (2018), ?Fault lines in education: Dualization and diversification of pathways over 40 years of debate on education policy in Portugal?, Sociologia, Problemas e Práticas, 87, pp. 45-70. DOI:10.7458/SPP20188710069.: