Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04594
Acrónimo :
STS
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
282.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.A.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular tem os seguintes objetivos fundamentais: 1. Proporcionar o contacto dos alunos com investigação recente sobre o tema da transição para a sustentabilidade. 2. Proporcionar um espaço de debate da investigação realizada no âmbito dos projetos de doutoramento. 3. Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de investigação própria e para a participação ativa e crítica no debate de ideias. 4. Realizar sessões com conferencistas convidados com investigação em áreas relevantes para a transição para a sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: 1.Desenvolver a capacidade de refletir criticamente acerca do processo de investigação. 2.Promover capacidades argumentativas e de julgamento autónomo. 3.Desenvolver capacidades de comunicação adequadas do processo e dos resultados, de forma oral e escrita. 4.Contribuir para a internacionalização do programa doutoral através da realização de sessões com conferencistas nacionais e internacionais com investigação relevante nos temas da transição para a sustentabilidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta unidade curricular funcionará em sistema de seminários com convidados especialistas em investigação ou na prática sobre desafios contemporâneos ligados à sustentabilidade. As áreas abordadas incluirão alterações climáticas, transição energética, circularidade, digitalização, desenvolvimento e bem-estar, entre outros temas cruciais para a transição para a sustentabilidade. Através destes seminários, os alunos serão capacitados para refletir e analisar criticamente estes desafios de uma perspetiva interdisciplinar e integrada, no contexto das grandes mudanças nas indústrias, sistemas sociotécnicos e sociedades rumo à sustentabilidade.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A definição do conteúdo da UC, em função da agenda de investigação relativa aos temas da transição para a sustentabilidade, e através da apresentação de investigação dos docentes do curso bem como de investigadores convidados, permite: 1. O contacto dos alunos com investigação recente sobre o tema da transição para a sustentabilidade; 2. Proporcionar um espaço de debate da investigação realizada no âmbito dos projetos de doutoramento; 3. Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de investigação própria e para a participação ativa e crítica no debate de ideias; 4. Realizar sessões com conferencistas convidados (internacionais e nacionais) com investigação relevante para a transição para a sustentabilidade.

Avaliação / Assessment


• 20% da avaliação - Presença nas aulas [nota mínima 10]; • 80% da avaliação - Trabalho escrito individual: escolha de um dos desafios da transição para a sustentabilidade focados nas aulas e análise crítica interdisciplinar desse desafio, integrando a perspetiva das transições sustentáveis com as perspetivas e conhecimentos das ciências sociais e da natureza [nota mínima 10]. A avaliação da UC não contempla a realização de exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem consiste em sessões de apresentação de investigação na área da sustentabilidade por parte dos docentes do curso e de investigadores (nacionais e internacionais) convidados, em formato de seminário, incluindo exemplos práticos e exercícios com vista a aprofundar a análise crítica e conhecimentos dos principais desafios atuais para a transição sustentável nas diferentes áreas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os seminários serão lecionados por convidados/as especialistas nas áreas relevantes para a transição para a sustentabilidade, capazes de envolver e capacitar os/as alunos/as na análise crítica e dos conhecimentos necessários para refletirem de forma interdisciplinar sobre os principais desafios atuais da sustentabilidade. Para isso, a experiência e exemplos práticos dos convidados e a proposta de exercícios serão essenciais. Os/as convidados/as disponibilizarão ainda bibliografia específica para as áreas focadas em cada seminário.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


A bibliografia desta UC será fornecida no contexto dos seminários previstos para o respetivo ano letivo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A bibliografia desta UC será fornecida no contexto dos seminários previstos para o respetivo ano letivo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23