Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.A.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular tem os seguintes objetivos fundamentais: 1. Proporcionar o contacto dos alunos com investigação recente sobre o tema da transição para a sustentabilidade. 2. Proporcionar um espaço de debate da investigação realizada no âmbito dos projetos de doutoramento. 3. Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de investigação própria e para a participação ativa e crítica no debate de ideias. 4. Realizar sessões com conferencistas convidados com investigação em áreas relevantes para a transição para a sustentabilidade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: 1.Desenvolver a capacidade de refletir criticamente acerca do processo de investigação. 2.Promover capacidades argumentativas e de julgamento autónomo. 3.Desenvolver capacidades de comunicação adequadas do processo e dos resultados, de forma oral e escrita. 4.Contribuir para a internacionalização do programa doutoral através da realização de sessões com conferencistas nacionais e internacionais com investigação relevante nos temas da transição para a sustentabilidade.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta unidade curricular funcionará em sistema de seminários com convidados especialistas em investigação ou na prática sobre desafios contemporâneos ligados à sustentabilidade. As áreas abordadas incluirão alterações climáticas, transição energética, circularidade, digitalização, desenvolvimento e bem-estar, entre outros temas cruciais para a transição para a sustentabilidade. Através destes seminários, os alunos serão capacitados para refletir e analisar criticamente estes desafios de uma perspetiva interdisciplinar e integrada, no contexto das grandes mudanças nas indústrias, sistemas sociotécnicos e sociedades rumo à sustentabilidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A definição do conteúdo da UC, em função da agenda de investigação relativa aos temas da transição para a sustentabilidade, e através da apresentação de investigação dos docentes do curso bem como de investigadores convidados, permite: 1. O contacto dos alunos com investigação recente sobre o tema da transição para a sustentabilidade; 2. Proporcionar um espaço de debate da investigação realizada no âmbito dos projetos de doutoramento; 3. Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de investigação própria e para a participação ativa e crítica no debate de ideias; 4. Realizar sessões com conferencistas convidados (internacionais e nacionais) com investigação relevante para a transição para a sustentabilidade.
Avaliação / Assessment
• 20% da avaliação - Presença nas aulas [nota mínima 10]; • 80% da avaliação - Trabalho escrito individual: escolha de um dos desafios da transição para a sustentabilidade focados nas aulas e análise crítica interdisciplinar desse desafio, integrando a perspetiva das transições sustentáveis com as perspetivas e conhecimentos das ciências sociais e da natureza [nota mínima 10]. A avaliação da UC não contempla a realização de exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem consiste em sessões de apresentação de investigação na área da sustentabilidade por parte dos docentes do curso e de investigadores (nacionais e internacionais) convidados, em formato de seminário, incluindo exemplos práticos e exercícios com vista a aprofundar a análise crítica e conhecimentos dos principais desafios atuais para a transição sustentável nas diferentes áreas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os seminários serão lecionados por convidados/as especialistas nas áreas relevantes para a transição para a sustentabilidade, capazes de envolver e capacitar os/as alunos/as na análise crítica e dos conhecimentos necessários para refletirem de forma interdisciplinar sobre os principais desafios atuais da sustentabilidade. Para isso, a experiência e exemplos práticos dos convidados e a proposta de exercícios serão essenciais. Os/as convidados/as disponibilizarão ainda bibliografia específica para as áreas focadas em cada seminário.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
A bibliografia desta UC será fornecida no contexto dos seminários previstos para o respetivo ano letivo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
A bibliografia desta UC será fornecida no contexto dos seminários previstos para o respetivo ano letivo.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23