Sumários

Balanço final da UC

3 Dezembro 2020, 18:00 Rita Sousa


Análise de políticas educacionais:

  • Fundamentos e debates teórico-metodológicos;
  • Ilustração de modelos de análise de (macro e micro) políticas.

Planeamento dos trabalhos finais:

  • Definição final do formato e tipo de conteúdos dos exercícios individuais de avaliação.
  • Discussão sobre potenciais temas de desenvolvimento nesses trabalhos.

__

Apresentação de um texto por parte de um grupo de alunos.

Modalidade:

Está aula foi dada em regime presencial. Em simultâneo, estivemos ligados via zoom, para os alunos que justitificadamente não puderam estar presencialmente.

A escola pública no centro do debate: problemas e políticas

26 Novembro 2020, 18:00 Rita Sousa


Foram discutidos os seguintes aspetos:

Identificar o mandato e as funções da escola publica;

A educação pública e a regulação escolar;

Oferta pública e privada: definições e pontos críticos;

Procura e oferta educativa pública: realidades e dinâmicas

__

Apresentação de um texto por parte de um grupo de alunos.

Modalidade:

Está aula foi dada em regime presencial. Em simultâneo, estivemos ligados via zoom, para os alunos que justitificadamente não puderam estar presencialmente.

Descentralização e territorialização das políticas educativas

19 Novembro 2020, 18:00 Rita Sousa


Descentralização e territorialização das políticas educativas

  • Descentralização: conceito e sistematização de algumas perspetivas.
  • Descentralização e o território: o papel das autarquias.
  • Políticas educativas territorializadas: exemplos nacionais e europeus.
  • O TEIP como emblema de uma política territorializada


A prepósito destas temáticas, 2 grupos apresentaram dois textos.

Modalidade:

Está aula foi dada em regime presencial. Em simultâneo, estivemos ligados via zoom, para os alunos que justitificadamente não puderam estar presencialmente.

Autonomia, Gestão e Administração das Escolas: um balanço em perspectiva

12 Novembro 2020, 18:00 Rita Sousa


Introdução à abordagem sociológica das organizações educativas.

Serão discutidos vários modelos de autonomia, gestão e administração das escolas, tendo em conta processos de transição e os seus protagonistas. Para tal os seguintes tópicos de política de educação serão discutidos a propósito desses modelos, designadamente:

- A autonomia das escolas e a descentralização da decisão e gestão dos recursos;

- As novas concepções sobre liderança, processos de decisão e gestão escolar;

- A regulação e avaliação das escolas;

- Os projectos e os planos educativos na escola.

Modalidade:

Está aula foi dada em regime presencial. Em simultâneo, estivemos ligados via zoom, para os alunos que justitificadamente não puderam estar presencialmente.

A escola e as políticas educativas no presente e num passado recente: a ênfase na qualidade e modernização das estruturas educativas

5 Novembro 2020, 18:00 Rita Sousa


A escola e as políticas educativas no presente e num passado recente: a ênfase na qualidade e modernização das estruturas educativas

-A ideia de qualidade e sucesso educativo (resultados);

-A captação dos públicos tradicionalmente excluídos e da diversificação das ofertas educativas;

-A avaliação como instrumento de regulação do sistema e atores;

-A escola pública e a modernização do Sistema Educativo

Dimensões de implementação da política educativa contemporânea, na prática e na pesquisa

-Atores; políticas; e contextos (locais).

Apresentação de doiis texto por parte de 2 grupos de alunos.

Modalidade:

Está aula foi dada em regime presencial. Em simultâneo, estivemos ligados via zoom, para os alunos que justitificadamente não puderam estar presencialmente.