Sumários
A consolidação do estado e o alargamento do mandato das políticas educativas em tempos de normalização da democrática
29 Outubro 2020, 18:00 • Rita Sousa
Discussão e reflexão a relação entre educação e democracia em tempos de transição democrática.
Debate e ilustração de conceitos como os de "ciclo de mudança" de políticas e de reformas.
Momentos chave para a ilustração desses conceitos:
- A chegada da democracia às políticas da educação;
- A Lei de Bases do Sistema Educativo (1986): o antes e o depois
Modalidade:
Está aula foi dada em regime presencial. Em simultâneo, estivemos ligados via zoom, para os alunos que justitificadamente não puderam estar presencialmente.
Esta informação é válida para os últimos dois sumários.
Do Estado Novo ao 25 de Abril: ciclos políticos e reformas educativas
22 Outubro 2020, 18:00 • Rita Sousa
Numa vertente teórica-analítica, apresentam-se as seguintes orientações:
- Introdução aos conceitos de ciclo de políticas e de reforma educativa;
- Introdução de uma abordagem da relação do estado com a educação pública (e seus princípios norteadores).
Numa outra vertente de análise socio-histórica remete-se para os seguintes pontos:
- O lugar da educação pública no Estado Novo: conceções e propostas nos principais ciclos políticos;
- A reforma de Veiga Simão: a via para a democratização do ensino;
- A viragem para a democracia: novas orientações e ambições para a escola e o seu papel
Globalização como um processo multidimensional e educação como uma instituição mundial
15 Outubro 2020, 18:00 • Rita Sousa
Nesta aula foram abordados e discutidos os seguintes tópicos de análise das políticas de educação:
- A relação entre os conceitos de globalização e de educação;
- Perspetivas sobre a construção de um sistema mundial de educação;
- As tensões entre as políticas educativas nacionais/locais e a mundialização das políticas;
- O efeito "Europa" nas políticas educativas.
Espaços e atores na produção de políticas de educação: sistematização das abordagens teórica-analíticas
8 Outubro 2020, 18:00 • Rita Sousa
Construção de uma perspectiva sobre as políticas educativas como uma área exemplar das políticas públicas.
Sistematização das abordagens sociológicas principais de interpretação das políticas educativas.
Discussão e problematização sobre o alargamento e aprofundamento da acção das políticas de educação: níveis e actores.
Modalidade:
Está aula foi dada em regime presencial, pois a lotação da sala permite a presença do grupo co,pleto de turma sem necessidade da sua partição em turnos. Em simultâneo, estivemos ligados via zoom, para os alunos que justitificadamente não puderam estar presencialmente.
Apresentação do programa da Unidade Curricular e introdução às políticas de educação no quadro das políticas públicas
1 Outubro 2020, 18:00 • Rita Sousa
Apresentação do programa da Unidade Curricular: objetivos, conteúdos, processos de ensino-aprendizagem e formato de avaliação.
Informação sobre o planeamento e organização das sessões com os alunos face às suas vertentes teóricas e práticas.
Modalidade:
Está aula foi dada em regime presencial, pois a lotação da sala permitia a presença do grupo da turma sem necessidade da sua partição em turnos. Em simultâneo, estivemos ligados via zoom, para alunos que justitificadamente não puderam estar presencialmente.