Sumários
Balanço final da UC
3 Dezembro 2020, 18:00 • Rita Sousa
Análise de políticas educacionais:
- Fundamentos e debates teórico-metodológicos;
- Ilustração de modelos de análise de (macro e micro) políticas.
Planeamento dos trabalhos finais:
- Definição final do formato e tipo de conteúdos dos exercícios individuais de avaliação.
- Discussão sobre potenciais temas de desenvolvimento nesses trabalhos.
__
Apresentação de um texto por parte de um grupo de alunos.
Modalidade:
Está aula foi dada em regime presencial. Em simultâneo, estivemos ligados via zoom, para os alunos que justitificadamente não puderam estar presencialmente.
A escola pública no centro do debate: problemas e políticas
26 Novembro 2020, 18:00 • Rita Sousa
Foram discutidos os seguintes aspetos:
Identificar o mandato e as funções da escola publica;
A educação pública e a regulação escolar;
Oferta pública e privada: definições e pontos críticos;
Procura e oferta educativa pública: realidades e dinâmicas
__
Apresentação de um texto por parte de um grupo de alunos.
Modalidade:
Está aula foi dada em regime presencial. Em simultâneo, estivemos ligados via zoom, para os alunos que justitificadamente não puderam estar presencialmente.
Descentralização e territorialização das políticas educativas
19 Novembro 2020, 18:00 • Rita Sousa
Descentralização e territorialização das políticas educativas
- Descentralização: conceito e sistematização de algumas perspetivas.
- Descentralização e o território: o papel das autarquias.
- Políticas educativas territorializadas: exemplos nacionais e europeus.
- O TEIP como emblema de uma política territorializada
A prepósito destas temáticas, 2 grupos apresentaram dois textos.
Modalidade:
Está aula foi dada em regime presencial. Em simultâneo, estivemos ligados via zoom, para os alunos que justitificadamente não puderam estar presencialmente.
Autonomia, Gestão e Administração das Escolas: um balanço em perspectiva
12 Novembro 2020, 18:00 • Rita Sousa
Introdução à abordagem sociológica das organizações educativas.
Serão discutidos vários modelos de autonomia, gestão e administração das escolas, tendo em conta processos de transição e os seus protagonistas. Para tal os seguintes tópicos de política de educação serão discutidos a propósito desses modelos, designadamente:
- A autonomia das escolas e a descentralização da decisão e gestão dos recursos;
- As novas concepções sobre liderança, processos de decisão e gestão escolar;
- A regulação e avaliação das escolas;
- Os projectos e os planos educativos na escola.
Modalidade:
Está aula foi dada em regime presencial. Em simultâneo, estivemos ligados via zoom, para os alunos que justitificadamente não puderam estar presencialmente.
A escola e as políticas educativas no presente e num passado recente: a ênfase na qualidade e modernização das estruturas educativas
5 Novembro 2020, 18:00 • Rita Sousa
A escola e as políticas educativas no presente e num passado recente: a ênfase na qualidade e modernização das estruturas educativas
-A ideia de qualidade e sucesso educativo (resultados);
-A captação dos públicos tradicionalmente excluídos e da diversificação das ofertas educativas;
-A avaliação como instrumento de regulação do sistema e atores;
-A escola pública e a modernização do Sistema Educativo
Dimensões de implementação da política educativa contemporânea, na prática e na pesquisa
-Atores; políticas; e contextos (locais).
Apresentação de doiis texto por parte de 2 grupos de alunos.
Modalidade:
Está aula foi dada em regime presencial. Em simultâneo, estivemos ligados via zoom, para os alunos que justitificadamente não puderam estar presencialmente.