Sumários
Aula 10
23 Maio 2024, 18:00 • Sofia Ferro dos Santos
Aula com a convidada Maria Castello Branco
- A Maria pertence a um grupo de jovens que têm sido convidados para fazer comentário político em canais de televisão de forma mais ou menos regular. Como sente que o público tem recebido essas caras mais jovens a ocupar um espaço que até recentemente era normalmente preenchido por pessoas "de carreira"?
- Que conselhos daria a um jovem (ou a um assessor de um jovem) que gostaria de entrar no espaço de comentário político?
- Na sessão passada houve uma questão sobre "serem sempre os mesmos" jovens a terem exposição mediática. Sente que é isso que acontece ou que há diversidade?
- Quando faz comentário político sente alguma pressão para representar/dar voz aos jovens, ou é apenas uma comentadora que, por acaso, é jovem?
- Como se prepara para fazer comentário? Sendo que às vezes tem muito pouco tempo entre o evento e o momento em que o vai comentar...
- Como alguém que consume muita comunicação política, por exemplo para preparar os seus espaços de comentário, como vê o desenvolvimento da mesma?
- Usa de alguma forma as redes sociais para fazer personal branding? Como?
- Pode-nos falar mais sobre o que faz alguém que trabalha em Public Affairs?
Aula 7
16 Maio 2024, 18:00 • Sofia Ferro dos Santos
Aula com a a convidada Carmo Afonso
- Como é que uma advogada entrou no mundo do comentário político?
- Uma das questões que temos falado em sessões anteriores é o debate político entre políticos no ativo e comentadores que não são políticos, tendo sido criticada essa situação. A Carmo partilha essa crítica?
- Vários dos seus textos têm-se centrado na crise da democracia, um dos riscos que temos abordado nas nossas sessões é a polarização e a desinformação. Qual é a sua posição sobre estes dois temas? Consegue identificar fontes e soluções para algum deles?
- Apesar de não estar ligada de forma direta a nenhum partido político, tem feito bastante ativismo político. No início das redes sociais vários autores escreveram sobre os benefícios das mesmas para o ativismo político, considera que essas expetativas foram cumpridas? As plataformas de redes sociais trazem mesmo benefícios para o ativismo político?
- Como alguém que consume muita comunicação política, por exemplo para preparar os seus espaços de comentário, como vê o desenvolvimento da mesma?
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98940413723
13 Maio 2024, 18:00 • Helge Jorgens
Aula online via Zoom.
Aula 6
9 Maio 2024, 18:00 • Sofia Ferro dos Santos
Aula com o convidado Carlos Guimarães Pinto, deputado da Iniciativa Liberal.
- A IL tem um estilo de comunicação política muito próprio, com cartazes que criam buzz e que são alvo de notícia e partilha nas redes sociais. Como nasceu a ideia deste estilo de comunicação?
- No seu livro "A Força das Ideias" refere que a Iniciativa Liberal é às vezes referida como o "partido do Twitter". Porque acha que há essa perceção? Considera-a positiva ou negativa?
- A nível de comunicação pessoal, pode-se dizer que tem uma "marca" pessoal forte. Considera que foi algo em que trabalhou ou que foi orgânico, uma consequência dos cargos públicos que ocupou e ainda ocupa?
- Já referiu publicamente que sofre de gaguez, como lida com essa questão quando tem de falar em público? Alguma dica para futuros assessores que venham a trabalhar com políticos com gaguez?
- Um fenómeno atual da comunicação política é a polarização. Na sua opinião, a polarização é um problema ou é um fenômeno normal que não deve ser visto com receio?
- Quando começou a falar de Liberalismo em Portugal havia muita confusão entre o liberalismo económico e de costumes, como conseguia debater com pessoas que não conheciam bem a sua ideologia? Devia passar metade do tempo a tentar esclarecer...
- O MaisLiberdade é um Think Thank também com uma forma de comunicar muito diferenciada em Portugal, utilizando muitos gráficos, mas tornando a leitura política muito óbvia. Há vários políticos, de vários quadrantes, que utilizam cada vez mais esses recursos no comentário e debates políticos. Acha uma boa utilização, ou considera que esses recursos visuais não devem ser trazidos como suportes para o a comunicação oral?
Apresentação do Observatório da Emigração
6 Maio 2024, 18:00 • Helge Jorgens
Apresentação do Observatório da Emigração do CIES-Iscte