Sumários
Aula 5
2 Maio 2024, 18:00 • Sofia Ferro dos Santos
- Faz o programa "Linhas Vermelhas" com a Cecília Meireles do CDS. É capaz de ser dos programas de debate político com maior divergência no espectro político (BE-CDS)... como se prepara para o programa? Como se debate com alguém que tem uma visão de sociedade tão diferente?
- São também duas mulheres a debater política... num espaço ainda tão masculinizado, como vê o desenvolvimento do comentário e debate político em relação à igualdade de género?
- Como coordenadora nacional do BE durante mais de 10 anos, como convivia com o comentário político? Era algo a que estava atenta ou que procurava ignorar para não influenciar a sua ação?
- É a política em Portugal com mais seguidores no Twitter/X. Como vê a comunicação política nessa plataforma? Vê o Twitter como um sítio onde interage com os eleitores ou mais como uma plataforma onde divulga informação (mas não interage)?
- Os partidos políticos, e mesmo os atores políticos, têm estado também a adotar novas plataformas como o Tiktok ou o reddit. Sente pressão para adotar essas novas plataformas? Como vê os atores políticos a adaptarem a sua comunicação à expetativa das novas gerações?
- Outro tema que temos abordado é o combate à desinformação. Como fazer este combate sem limitar a liberdade de expressão e a liberdade de ação política? Por exemplo, o facebook tinha limitado a conta do Chega, mas agora voltou atrás na decisão. O mesmo já tinha acontecido no twitter... Não é um risco termos plataformas privadas a tomar este tipo de decisões?
Policy Briefs - Apresentação e discussão dos projectos dos estudantes
29 Abril 2024, 18:00 • Helge Jorgens
Policy Briefs - Apresentação e discussão dos projectos dos estudantes, esclarecimento de dúvidas.
Apresentação do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC)
22 Abril 2024, 18:00 • Helge Jorgens
Apresentação do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) do CIES-IUL
Aula 4
18 Abril 2024, 18:00 • Sofia Ferro dos Santos
Aula com o convidado Miguel Poiares Maduro.
- Já faz comentário político e escreve artigos de opinião há muitos anos, como vê o desenvolvimento do comentário político em Portugal?
- Sendo alguém que faz comentário político em áreas muito especializadas, desde o direito a assuntos europeus, considera que temos cada vez mais comentadores "tudologos", ou há ainda um comentário especializado - por exemplo em temas de guerra e política internacional?
- Um tema recorrente nas nossas aulas tem sido a questão do comentário político por parte de políticos no ativo - em especial quando não estão em debate com outros políticos, mas sozinhos ou num painel com outros comentadores que não são políticos. Como vê esta questão?
- Como Chair of the Executive Board do EDMO tem trabalhado os temas da desinformação. Como vê o futuro do combate à desinformação e a linha ténue que o separa da liberdade de expressão?
- Esta semana tivemos a notícia que a página de facebook do Chega teria limitações às suas publicações por 10 anos. Considera que foi uma sanção bem aplicada? Já tínhamos também o caso de Donald Trump que foi expulso do Twitter (agora X) e criou a sua própria rede social. É este o caminho?
- Por falar em Twitter, é uma plataforma que costuma utilizar e que tem muitos seguidores (mais de 40 mil). Como vê a utilização destas plataformas por parte dos políticos em Portugal? Estamos a entrar numa era de políticos-celebridades com políticos a ganharem "fãs" no twitter, instagram e agora também tiktok?
Observatório do Emprego Jovem
15 Abril 2024, 18:00 • Helge Jorgens
Apresentação do Observatório do Emprego Jovem do Iscte-IUL