Sumários
Aula #3
11 Abril 2024, 18:00 • Sofia Ferro dos Santos
Aula com a convidada Prof. Susana Peralta.
- Na Grande Entrevista, que deu o ano passado em outubro, diz que entrou no comentário político por acaso. Pode-nos dizer mais sobre como isso aconteceu?
- Não sendo possível, então, replicar a sua experiência inicial... tem alguma dica sobre como uma pessoa se pode destacar no mundo do comentário?
- Na mesma entrevista fala em dois problemas no comentário político: as pessoas não declararem os seus interesses (não serem claras sobre que interesses representam) e a dimensão desse problema. Devem ser só os políticos a declarar esses vieses, ou os comentadores políticos no geral? Até porque no caso dos políticos é mais óbvia a sua inclinação política, no caso de advogados, jornalistas, professores a comentar não é tanto...
- Referiu, nessa entrevista, que já recusou convites para ir falar de assuntos que não domina - vindo da academia essa linha pode ser mais fácil de delimitar, mas como é que um político pode fazer o mesmo?
- No estudo do MediaLab sobre comentário político fixo conclui-se que ainda é um universo muito masculinizado. É a nossa primeira oradora mulher, mas serão 4, em 8 aulas... como é vista essa "masculinização" do comentário político nos olhos de quem está por dentro desse mundo?
- Estando normalmente atenta à comunicação económica do governo, como vê a evolução da comunicação política - nomeadamente nos assuntos económicos - ao longo dos últimos anos?
Aula 2
21 Março 2024, 18:00 • Sofia Ferro dos Santos
Aula-seminário com o convidado Pedro Marques Lopes
- Já faz comentário político há muitos anos, o que tem mudado? Ou está tudo igual?
- Como prepara o comentário político na Televisão?
- Ao dar a nossa opinião corremos sempre o risco de ter quem não concorde com ela e de o dizer de forma mais ou menos agressiva, como lida com essa exposição?
- Como decide sobre o que escrever para as colunas nos jornais?
- Se algum dos nossos alunos vier a assessorar um político, que conselho daria para o/a ajudarem a entrar no circuito de comentário político? Ou acha que os políticos em ativo não o devem fazer?
- Há algum papel dos comentadores políticos de combater a desinformação ou deve esse papel ser deixado para os jornalistas?
- Há muitas pessoas, e mesmo alguns estudos, que apontam para uma maior polarização da opinião pública. Como é que a comunicação dos políticos e dos partidos deve abordar essa questão? Navegar a onda ou tentar diminui-la?
Seminário - Aula 1 - Pedro Delgado Alves
14 Março 2024, 18:00 • Sofia Ferro dos Santos
Conferência com Pedro Delgado Alves, deputado e comentador. O convidado respondeu às seguintes questões:
- Começando pela sua experiência como deputado, que tipo de estrutura de apoio têm os deputados do PS para comunicação?
- Sendo que os deputados são em listas fechadas, há algum tipo de incentivo para trabalharem na sua comunicação individual com o eleitorado?
- Numa bancada parlamentar tão grande como o PS como é que um deputado se destaca, na sua ação política e na comunicação?
- Como é o trabalho do dia a dia dos assessores no Parlamento? Pelo menos da sua visão de "consumidor" do seu trabalho...
- Como prepara o comentário político?
- Já faz comentário político há muitos anos, o que tem mudado? Ou está tudo igual?
- O relatório do ISCTE sobre comentário político aponta para um aumento de espaços de comentário na TV. Como é que um político se consegue destacar no meio de tantas vozes?
- O mesmo relatório refere um maior número de comentadores de direita, também é essa a sua perceção?
- Já foi SG da JS, dessa altura até agora a comunicação tornou-se mais fácil porque há mais ferramentas, mas também mais exigente... Que tipo de comunicação faria se fosse SG da JS agora? Mais irreverente para captar o eleitorado jovem ou mais em linha com o partido para fortalecer os laços institucionais?
- Como é que um partido tão grande como o PS coordena a comunicação interna?
Desenho da pesquisa exemplar usando bases de dados
11 Março 2024, 18:00 • Helge Jorgens
Apresentação e discussão do artigo Cherry-Picking Participation como exemplo de uma investigação quantitativa exemplar.
Apresentação de Bases de Dados Selecionadas
26 Fevereiro 2024, 18:00 • Helge Jorgens