Sumários

Processo de desenho centrado no utilizador. Análise de utilizadores e tarefas

2 Outubro 2024, 09:30 José Miguel Dias


Sessão 3 O processo de desenho centrado no utilizador. Introdução ao Design Thinking e Design Sprint. Usabilidade e Experiência do Utilizador (UX).

Sessão 4 Análise de utilizadores e tarefas.  Recolha de dados com utilizadores reais.  Mapa de empatia. Personas. Jornadas do utilizador “as is”.  Pergunta do utilizador. Resolver um problema real. Requisitos de utilizador.

História da Computação e da Interação Pessoa-Máquina

25 Setembro 2024, 09:30 José Miguel Dias


Sessão 2 História da Computação e da Interação Pessoa-Máquina

Aula 2 - TheUser-CenteredDesign Process

23 Setembro 2024, 14:00 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Interface Design.
Usability engineering and user experience (UX).
Know your users and their tasks.
How to be creative?
Interactions and interventions.
Project brainstorming.
Design frameworks.
Classical software engineering design lifecycle - waterfall.
Activities in the software engineering design life cycle.
The design life cycle for interactive systems.
Iterative Design is the answer.
User-Centered Design process.
Why are user requirements important?
Functional vs. non-functional user requirements.
Functional & non-functional requirements description examples.
Design Thinking: anintroduction.
Design process: iterative, divergent, convergent.

Apresentação, Programa e Avaliação. Megatêndencias 2024

18 Setembro 2024, 09:30 José Miguel Dias


Sessão 1 Apresentação, Programa e Avaliação. Megatendências 2024. Entregável D1 – Proposta de projeto 

Aula 1 - Apresentação, Programa e Avaliação

16 Setembro 2024, 14:00 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Objetivos da UC.

O que é o Desenho Centrado no Utilizador.
Objetivos de aprendizagem.
Projeto de grupo - protótipo de baixa fidelidade.
Simulação do computador humano com PBF.
Protótipo de alta fidelidade.
Megatendências 2024.

Story of Computing and Human-Computer Interaction.