Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
"São objetivos desta UC: dotar os participantes de uma compreensão abrangente e das competências práticas necessárias para impulsionar e implementar a inovação digital no sector público. colmatar a lacuna entre o conhecimento teórico e a aplicação no mundo real através de uma combinação de aprendizagem em linha, workshops intensivos no local e envolvimento direto com as principais partes interessadas em áreas críticas. promover uma nova geração de profissionais da administração pública capazes de gerir a inovação digital no sector público. criar uma rede de colaboração entre profissionais e académicos empenhados em melhorar a prestação de serviços públicos através da excelência digital."
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o estudante deverá ser capaz de compreender os desafios e oportunidades da transformação digital na AP (OA1). Cada estudante deverá demonstrar a capacidade de identificar e analisar problemas complexos no setor público, considerando impactos éticos, sociais e ambientais das transformações digitais (OA2). Também deverão justificar escolhas estratégicas com base em fatores de sucesso e mudanças organizacionais (OA3). Os estudantes serão capazes de avaliar exemplos de reformas na administração pública, identificando casos de sucesso e insucesso na transformação digital (OA4). Além disso, deverão aplicar metodologias de design thinking e trabalho em equipa para desenvolver soluções inovadoras e acionáveis para desafios reais (OA5). As metodologias incluem aulas expositivas, autoestudo, webinars, workshops e hackathons, permitindo a conceção de projetos práticos com base nas necessidades dos serviços públicos e promovendo serviços mais eficientes, inclusivos e responsivos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1-Introdução à Transformação Digital na Administração Pública Conceito Governança digital e organizações públicas. Liderança pública em ambientes digitais 2- Identificação de Desafios no Setor Público Problemas complexos e contextos VUCA e BANI. Impactos da inteligência artificial na democracia e manipulação de informação. Consequências éticas, sociais e ambientais das transformações digitais. 3-Fatores de sucesso para transformação digital Liderança e mudança de mentalidade organizacional. Estudo de casos práticos de transformação digital. 4-Reformas na Administração Pública: Tendências Digitais Estratégias e métodos para melhorar o desempenho público. Exemplos de reformas em Portugal e outros países europeus. Análise de casos de sucesso e insucesso na implementação de tecnologias digitais. 5-Hackathons e Desenvolvimento de Projetos Práticos Design thinking na resolução de problemas. Apresentação e avaliação de projetos num ambiente de hackathon.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O conteúdo “Introdução à Transformação Digital na AP” está associado ao OA1, fornecendo as bases teóricas para que os estudantes compreendam os desafios e oportunidades da transformação digital. O conteúdo “Identificação de Desafios no Setor Público” está ligado ao OA2 e OA3, capacitando os estudantes a identificar e analisar problemas complexos e os impactos éticos e sociais da transformação digital. O conteúdo “Fatores de Sucesso para a Transformação Digital” está alinhado com o OA3, permitindo que os estudantes justifiquem as suas escolhas com base em exemplos práticos de mudança organizacional. O módulo “Reformas na AP: Tendências Digitais” contribui para o OA4, ao proporcionar a análise de estratégias digitais reais. Finalmente, o conteúdo “Hackathons e Desenvolvimento de Projetos Práticos” responde ao OA5, aplicando metodologias para resolver desafios reais.
Avaliação / Assessment
"A avaliação da unidade curricular é contínua ou por exame e visa promover a aquisição de competências teóricas e práticas, refletindo o desempenho dos estudantes ao longo do semestre. Segue o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC) do Iscte, recorrendo a vários instrumentos de avaliação e privilegiando tanto o trabalho individual como em grupo. Avaliação Contínua: Projeto Prático em Grupo (40%) Os estudantes irão trabalhar em equipa para identificar um desafio real relacionado com a transformação digital na administração pública. O grupo deverá desenvolver uma solução prática e viável, demonstrando compreensão dos conceitos abordados na UC. A avaliação do projeto inclui a apresentação oral e a qualidade da solução proposta, além da capacidade de colaboração. Esta componente foca-se no desenvolvimento de competências de trabalho em equipa e na aplicação prática dos conhecimentos. Trabalho Escrito Individual (60%) Cada estudante deverá entregar um trabalho escrito individual que desenvolva uma solução digital inovadora para um problema específico. O trabalho deve demonstrar a capacidade de aplicar conceitos teóricos e práticos, propondo uma solução concreta para um problema complexo. Este componente visa avaliar a capacidade de análise crítica, síntese e a criatividade na resolução de problemas no setor público. Exame Final: O exame é destinado aos estudantes que não forem aprovados na avaliação contínua. Consistirá num trabalho escrito, onde o estudante deve identificar um problema complexo relacionado com a transformação digital no setor público e propor uma solução viável. Critérios de Aprovação: A classificação final será a soma ponderada do projeto em grupo (40%) e do trabalho individual (60%). Para a aprovação, é necessária uma classificação mínima de 10 valores em 20 na soma dos dois componentes. Os estudantes que optarem pela avaliação por exame ou não forem aprovados na avaliação contínua deverão obter uma classificação mínima de 10 valores para aprovação. Outros Aspetos Importantes: A participação nas aulas, visitas, webinars e workshops será incentivada, sendo relevante para o desenvolvimento dos trabalhos. Será fornecido feedback contínuo durante o semestre, especialmente nas fases de desenvolvimento do projeto e do trabalho individual. Conclusão:A avaliação da UC combina componentes de trabalho em grupo e individual, garantindo uma aprendizagem sólida e aplicada. Esta abordagem fomenta o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criação de soluções inovadoras para desafios reais no setor público."
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
"As metodologias de ensino e aprendizagem desta unidade curricular estão alinhadas com o Modelo Pedagógico do Iscte, promovendo uma aprendizagem ativa, teórico-prática e centrada no estudante. A organização da UC combina momentos online e presenciais, integrando diferentes abordagens pedagógicas para maximizar a aquisição de competências. Na fase online, são utilizadas aulas sincronas e assincronas, permitindo aos estudantes acesso flexível ao conteúdo. Esta metodologia é acompanhada de autoestudo, com leituras, exercícios e relatórios que incentivam a pesquisa individual e o pensamento crítico, em conformidade com os objetivos de aprendizagem. Este trabalho autónomo permite que os estudantes adquiram os conhecimentos teóricos essenciais para a compreensão da transformação digital no setor público. A fase presencial inclui metodologias ativas, como workshops / hackathons. Nos workshops, os estudantes trabalham em equipa para resolver problemas práticos, aplicando os conhecimentos adquiridos na fase teórica. Este método garante a ligação entre teoria e prática, facilitando a aplicação de conceitos em contextos reais. Os hackathons estimulam a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas através do desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios concretos do setor público. A UC também promove o envolvimento contínuo dos estudantes com professores e especialistas, através de webinars e visitas de estudo. Os webinars permitem a discussão de temas atuais e relevantes da transformação digital, garantindo que os estudantes se mantenham atualizados em relação às tendências mais recentes. As visitas de estudo fomentam uma rede de apoio e colaboração em contexto real de trabalho. O modelo de ensino da UC também inclui momentos de reflexão crítica sendo os alunos incentivados a identificar e desenvolver wicked problems e potenciais soluções. As metodologias de ensino e aprendizagem desta UC, combinando momentos online e presenciais, promovem a flexibilidade, o trabalho autónomo e colaborativo, e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Esta estrutura assegura que os estudantes desenvolvem as competências necessárias para se contribuirem ativamente no âmbito transformação digital no setor público"
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
"OA1): Compreender os desafios e oportunidades da transformação digital na administração pública Para atingir este objetivo, são utilizadas aulas teórico-práticas e webinars que fornecem uma base sólida de conhecimentos sobre os conceitos fundamentais da transformação digital. Estas sessões permitem que os estudantes compreendam o contexto e os desafios enfrentados pelo setor público. O autoestudo complementa estas atividades, com leituras e exercícios que aprofundam o conhecimento. (OA2): Identificar e analisar problemas complexos no setor público, incluindo os impactos éticos, sociais e ambientais da transformação digital Para desenvolver esta competência, além de aulas teórico-práticas, são usados estudos de caso e discussões em grupo nas aulas teórico-práticas e/ou visitas de estudo, onde os estudantes analisam problemas reais enfrentados pela administração pública. Estes estudos permitem que os estudantes discutam os impactos éticos e sociais da transformação digital, aplicando o conhecimento teórico a situações práticas. O trabalho autónomo envolve a pesquisa e análise crítica. (OA3): Justificar escolhas estratégicas com base em fatores de sucesso e mudança organizacional na transformação digital Nos workshops práticos, os estudantes são desafiados a resolver problemas reais relacionados com a transformação digital. Estas sessões incentivam o desenvolvimento de soluções práticas e a tomada de decisões estratégicas fundamentadas. O trabalho em grupo nestes workshops permite que os estudantes articulem diferentes abordagens e escolham a mais adequada, justificando as suas decisões com base em exemplos reais. Serão complementadas com trabalho de campo (visitas)e aulas teórico-práticas. (OA4): Avaliar estratégias e exemplos de sucesso e insucesso em reformas da administração pública relacionadas com a transformação digital Os estudantes analisam estudos de caso nas aulas expositivas e teórico-práticas, onde são apresentados exemplos de reformas na administração pública. A análise crítica e a discussão em grupo incentivam os estudantes a avaliar e comparar diferentes estratégias e a refletir sobre os fatores que contribuíram para os respetivos resultados. O trabalho autónomo envolve a investigação sobre reformas noutros contextos e a preparação de relatórios. (OA5): Aplicar metodologias de design thinking e trabalho em equipa para desenvolver soluções inovadoras para desafios reais no setor público Para este objetivo, são organizados hackathons / workshops e projetos práticos, onde os estudantes aplicam metodologias de design thinking em equipa. Durante estas atividades, os estudantes desenvolvem soluções inovadoras para desafios concretos apresentados por stakeholders do setor público. Estas metodologias promovem a colaboração, a criatividade e a aplicação de conhecimento teórico a problemas reais."
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Nunes, L., Cardoso, E., de Almeida, A., Ribeiro, R., Guimarães, F., Mamede, R. P., & Ferreira, J. (2023). Inteligência artificial para a administração pública como experiência pedagógica. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.). Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 52-63). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31629
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Datta, P., Walker, L., & Amarilli, F. (2020). Digital transformation: Learning from Italy’s public administration. Journal of Information Technology Teaching Cases, 10(2), 54-71.
Cem Dener & Hubert Nii-Aponsah & Love E. Ghunney & Kimberly D. Johns, 2021. "GovTech Maturity Index [Índice de Madurez del GovTech]," World Bank Publications - Books, The World Bank Group, number 36233.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-10