Objectivos

Curso de Formação em Transformação Digital nos Serviços Públicos

Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas

No final da UC, o estudante deverá ser capaz de compreender os desafios e oportunidades da transformação digital na AP (OA1). Cada estudante deverá demonstrar a capacidade de identificar e analisar problemas complexos no setor público, considerando impactos éticos, sociais e ambientais das transformações digitais (OA2). Também deverão justificar escolhas estratégicas com base em fatores de sucesso e mudanças organizacionais (OA3). Os estudantes serão capazes de avaliar exemplos de reformas na administração pública, identificando casos de sucesso e insucesso na transformação digital (OA4). Além disso, deverão aplicar metodologias de design thinking e trabalho em equipa para desenvolver soluções inovadoras e acionáveis para desafios reais (OA5). As metodologias incluem aulas expositivas, autoestudo, webinars, workshops e hackathons, permitindo a conceção de projetos práticos com base nas necessidades dos serviços públicos e promovendo serviços mais eficientes, inclusivos e responsivos.