Sumários

aula 2

30 Setembro 2025, 14:30 Teresa Rodeia


Críticas ao exercício elaborado pelos/as alunos/as na última aula e completado em trabalho autónomo.

Potencialidade expressiva da marca gráfica: diversidade expressiva e equivalências.

Procurar equivaler visualmente duas áreas iguais (13x18 cm cada), constituídas por duas tramas de naturezas expressivas diferentes. Garantir a homogeneidade no preenchimento das tramas em confronto e identificação do seu elemento gerador.  

Manipulação de riscadores diversos, compreendendo e explorando a relação causa/efeito (grafites, marcadores, ceras) sobre suporte A3.

aula 2

30 Setembro 2025, 09:30 Teresa Rodeia


Críticas ao exercício elaborado pelos/as alunos/as na última aula e completado em trabalho autónomo.

Potencialidade expressiva da marca gráfica: diversidade expressiva e equivalências.

Procurar equivaler visualmente duas áreas iguais (13x18 cm cada), constituídas por duas tramas de naturezas expressivas diferentes. Garantir a homogeneidade no preenchimento das tramas em confronto e identificação do seu elemento gerador.  

Manipulação de riscadores diversos, compreendendo e explorando a relação causa/efeito (grafites, marcadores, ceras) sobre suporte A3.

Introdução à representação

29 Setembro 2025, 14:30 Sérgio André do Carmo Antunes


Introdução à representação- relação entre representação e construido, tipos de representação, etc

aula 1

23 Setembro 2025, 14:30 Teresa Rodeia


Aula de apresentação conjunta: introdução ao grupo de Unidades Curriculares (UC) que constituem a Área Científica de Desenho (ACD). Indicações específicas sobre a UC de Desenho I: programa e objetivos, método, estrutura das aulas, critérios de avaliação e materiais a utilizar no âmbito desta Unidade Curricular.

Gesto e consequência expressiva; potencialidade expressiva da marca gráfica: produção de tramas diferenciadas variando o seu elemento gerador (marca gráfica) ao nível da: intensidade, densidade, dinâmica, vibração, peso visual, etc.

Confronto entre duas tramas diferenciadas ao nível da sua constituição – uma composta por grafismos macios, outra composta por grafismos acutilantes – garantindo um semelhante impacto visual entre ambas.

Instrumentos riscadores diversos – grafites, pastéis, ceras, marcadores – sobre suporte A3.

aula 1

23 Setembro 2025, 09:30 Teresa Rodeia


Aula de apresentação conjunta: introdução ao grupo de Unidades Curriculares (UC) que constituem a Área Científica de Desenho (ACD). Indicações específicas sobre a UC de Desenho I: programa e objetivos, método, estrutura das aulas, critérios de avaliação e materiais a utilizar no âmbito desta Unidade Curricular.

Gesto e consequência expressiva; potencialidade expressiva da marca gráfica: produção de tramas diferenciadas variando o seu elemento gerador (marca gráfica) ao nível da: intensidade, densidade, dinâmica, vibração, peso visual, etc.

Confronto entre duas tramas diferenciadas ao nível da sua constituição – uma composta por grafismos macios, outra composta por grafismos acutilantes – garantindo um semelhante impacto visual entre ambas.

Instrumentos riscadores diversos – grafites, pastéis, ceras, marcadores – sobre suporte A3.