Sumários
aula 2
30 Setembro 2025, 14:30 • Teresa Rodeia
Críticas
ao exercício elaborado pelos/as alunos/as na última aula e completado em
trabalho autónomo. 
Potencialidade
expressiva da marca gráfica: diversidade expressiva e equivalências.
Procurar
equivaler visualmente duas áreas iguais (13x18 cm cada), constituídas por duas
tramas de naturezas expressivas diferentes. Garantir a homogeneidade no preenchimento
das tramas em confronto e identificação do seu elemento gerador.  
Manipulação
de riscadores diversos, compreendendo e explorando a relação causa/efeito (grafites,
marcadores, ceras) sobre suporte A3.
aula 2
30 Setembro 2025, 09:30 • Teresa Rodeia
Críticas ao exercício elaborado pelos/as alunos/as na última aula e completado em trabalho autónomo.
Potencialidade expressiva da marca gráfica: diversidade expressiva e equivalências.
Procurar equivaler visualmente duas áreas iguais (13x18 cm cada), constituídas por duas tramas de naturezas expressivas diferentes. Garantir a homogeneidade no preenchimento das tramas em confronto e identificação do seu elemento gerador.  
Manipulação de riscadores diversos, compreendendo e explorando a relação causa/efeito (grafites, marcadores, ceras) sobre suporte A3.
Introdução à representação
29 Setembro 2025, 14:30 • Sérgio André do Carmo Antunes
Introdução à representação- relação entre representação e construido, tipos de representação, etc
aula 1
23 Setembro 2025, 14:30 • Teresa Rodeia
Aula
de apresentação conjunta: introdução ao grupo de Unidades Curriculares (UC) que
constituem a Área Científica de Desenho (ACD). Indicações específicas sobre a
UC de Desenho I: programa e objetivos, método, estrutura das aulas, critérios
de avaliação e materiais a utilizar no âmbito desta Unidade Curricular. 
Gesto
e consequência expressiva; potencialidade expressiva da marca gráfica: produção
de tramas diferenciadas variando o seu elemento gerador (marca gráfica) ao
nível da: intensidade, densidade, dinâmica, vibração, peso visual, etc. 
Confronto
entre duas tramas diferenciadas ao nível da sua constituição – uma composta por
grafismos macios, outra composta por grafismos acutilantes – garantindo um
semelhante impacto visual entre ambas.
Instrumentos
riscadores diversos – grafites, pastéis, ceras, marcadores – sobre suporte A3.
aula 1
23 Setembro 2025, 09:30 • Teresa Rodeia
Aula
de apresentação conjunta: introdução ao grupo de Unidades Curriculares (UC) que
constituem a Área Científica de Desenho (ACD). Indicações específicas sobre a
UC de Desenho I: programa e objetivos, método, estrutura das aulas, critérios
de avaliação e materiais a utilizar no âmbito desta Unidade Curricular. 
Gesto
e consequência expressiva; potencialidade expressiva da marca gráfica: produção
de tramas diferenciadas variando o seu elemento gerador (marca gráfica) ao
nível da: intensidade, densidade, dinâmica, vibração, peso visual, etc. 
Confronto
entre duas tramas diferenciadas ao nível da sua constituição – uma composta por
grafismos macios, outra composta por grafismos acutilantes – garantindo um
semelhante impacto visual entre ambas.
Instrumentos
riscadores diversos – grafites, pastéis, ceras, marcadores – sobre suporte A3.