Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04128
Acrónimo :
04128
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
21.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


142 - Ciências da educação

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Design de Jogos tem como objetivos: i) Compreender os fundamentos do Design de Jogos; ii) Desenvolver competências técnicas ao nível da exploração da narrativa interativa e da prática em prototipagem e iteração; iii) Desenvolver capacidades e compreender a importância do trabalho em equipa; iv) Analisar criticamente jogos, identificando pontos fortes e fracos; v) Compreender questões relacionados com ética e responsabilidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No fim da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: (OA1) Compreender os elementos fundamentais do design de jogos, como mecânicas, narrativa e estética; (OA2) Explorar a criação de narrativas interativas e entender como estas podem influenciar a experiência do jogador; (OA3) Conhecer algumas técnicas, ferramentas e tecnologias relevantes para o desenvolvimento de jogos; (OA4) Praticar a prototipagem e iteração para ajustar a jogabilidade e a experiência do utilizador; (OA5) Desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento criativo na conceção de jogos; (OA6) Analisar criticamente jogos existentes para entender as suas mecânicas, narrativas e aspetos técnicos; (OA7) Discutir questões éticas no design de jogos, como representação, diversidade e inclusão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Introdução ao design de jogos digitais CP2 - Análise funcional do jogo CP3 - Estrutura narrativa CP4 - Design, prototipagem e iteração: Guião, storyboard e etapas de produção, Gestão do processo de design: Design de níveis, Ferramentas de prototipagem de jogos, GDD (Game Design Document) CP5 - Arte, design visual, som e música: Princípios básicos de design e animação, Design de personagens, Design de som, produção e integração de efeitos sonoros CP6 - Plataformas e tecnologias: Ambientes de desenvolvimento de jogos, Tipos de Game Engines, métricas e controlo de qualidade CP7 - Ética e Responsabilidade CP8 - Tendências futuras em design de jogos: Realidade Virtual e Aumentada; Inteligência Artificial em Jogos; Exploração de novas plataformas e tecnologias

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos desta UC foram estruturados para garantir a formação abrangente no design de jogos digitais. A introdução ao design (CP1) alinha-se com o OA1, proporcionando a compreensão dos elementos fundamentais como mecânicas, narrativa e estética. A análise funcional (CP2) e a estrutura narrativa (CP3) abordam o OA2 e OA6, capacitando os alunos a explorar narrativas interativas e analisar jogos criticamente. O design, prototipagem e iteração (CP4) está diretamente ligado ao OA3, OA4 e OA5, desenvolvendo competências em técnicas, ferramentas e prototipagem. A arte, design visual, som e música (CP5) complementam o OA1, fornecendo uma compreensão dos elementos artísticos e auditivos que enriquecem a experiência do jogo. As plataformas e tecnologias (CP6) e tendências futuras (CP8) asseguram o OA3, preparando os alunos para tecnologias recentes e inovações. A ética e responsabilidade (CP7) aborda o OA7, discutindo questões éticas cruciais no design de jogos.

Avaliação / Assessment


A avaliação será realizada ao longo do semestre, implicando uma presença mínima de 75% nas aulas, sendo os alunos avaliados em diferentes dimensões, de acordo com o seu envolvimento nos processos de produção de trabalho, o interesse demonstrado nas várias matérias e na sua capacidade de produção dos vários conteúdos que deverão ser solicitados ao longo da UC. A nota final resulta da ponderação: 80% projetos + 10% envolvimento nas atividades + 10% progressão.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas dividem-se entre teóricas e práticas, sendo que, mesmo as teóricas terão uma pequena componente de experimentação, nomeadamente ao nível da análise de casos, técnicas e ferramentas a explorar. A caracterização e sequência dos exercícios, permitirão a apreensão genérica dos parâmetros e princípios necessários à compreensão do design, prototipagem e iteração no processo de criação de jogos digitais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos teóricos são aplicados pelos alunos nos diversos exercícios a desenvolver nas aulas com acompanhamento e crítica do docente. A avaliação da aprendizagem da UC é feita a partir dos exercícios elaborados pelo aluno ponderando a sua capacidade de execução e a sua evolução ao longo do semestre. A execução dos trabalhos práticos permitirá ao aluno compreender a relação entre o domínio teórico e a sua aplicação prática.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Adams, E. & Rollings, A. (2007). Fundamentals of Game Design. New Jersey: Pearson / Prentice Hall. [ISBN: 9780131687479] Alice (2021). Alice ? Tell stories. Build games. Learn to program. https://www.alice.org/ Crawford, Chris (2013). On interactive storytelling, 2ª edição. EUA: New Riders Landers, R. N., & Landers, A. K. (2015). An empirical test of the theory of gamified learning the effect of leaderboards on time-on-task and academic performance. Simulation & Gaming, 45(6), 769-785. Isbister, C. (2006) Better Game Characters by Design, A psychological Approach, San Francisco: Morgan Kaufmann Publishers. Rogers, S. (2014). Level Up! The Guide to Great Video Game Design, 2nd Edition. US: Wiley Salen, K., & Zimmerman, E. (2004). Rules of play - game design fundamentals. Cambridge, Massassuchets, EUA, Londres RU: MIT Press Souto, V. T., & Fragelli, R. R. (2016) O processo de design de jogos educativos. Design de jogos Educativos: da ideia ao jogo. Brasília, Brasil: Edições CIESPAL

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Schell, J. (2008). The Art of Game Design: A book of lenses. US: Morgan Kaufman Publishers Hiwiller, Z. (2016). Players Making Decisions: Game Design Essentials and the Art of Understanding Your Players. New Riders

Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-19