Sumários

Aula 5 - Introdução ao Unity Game Engine: setup, cenários e Player

10 Março 2025, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Planeamento do Gameplay.

Gameplay Loop.
Setup da cena no Unity.
Importação de spitesheets. Divisão de spritesheets.
Coliders.
Scripts para movimento do Player.

Aula 4 - Animação de personagem e gameplay

24 Fevereiro 2025, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Animação de personagem: aspetos a considerar. 

Aspetos técnicos e de performance.
Aspetos de expressividade.
Aspetos de estilo e consistência.
Aspetos de jogabilidade e feedback ao jogador.
Diferenças entre animação 2D e 3D.
Introdução ao Aseprite e ao Autodesk Maya.
Criação de Spreadsheet e bake animation para o Maya.

Aula 3 - Design de níveis e design de personagem

17 Fevereiro 2025, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Design de níveis.

Estrutura e fluxo de níveis.
Como desenhar um nível?
Layout do design de níveis.
Design de personagens.
Fundamentos do Character Design.
Desenvolvimento visual e narrativo.
Interação com o gameplay.
Equilíbrio entre estética e funcionalidade.
Técnicas e ferramentas.

Aula 2 - Análise funcional do jogo

10 Fevereiro 2025, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Perfis de jogadores -Tipologia de Bartle.

Jogadores Casuais vs. Hardcore.
Gameplay e Storytelling.
Play as You Learn (PYL).
Progressão Linear, Progressão Não-Linear, Progressão Emergente.
Mecânicas de jogo e interação.
Game Design Document (GDD).

Aula 1 - Introdução ao Design de Jogos

3 Fevereiro 2025, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Elementos básicos de um jogo: gameplay, narrativa, estética, tecnologia.

Áreas do Design de Jogos.
Importância do design centrado no jogador.
Evolução dos jogos digitais - marcos históricos.
Principais géneros de jogos e suas características.
Perfis de jogador.
Tipologia de Bartle.