Sumários

Aula 3 - Design de níveis e design de personagem

17 Fevereiro 2025, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Design de níveis.

Estrutura e fluxo de níveis.
Como desenhar um nível?
Layout do design de níveis.
Design de personagens.
Fundamentos do Character Design.
Desenvolvimento visual e narrativo.
Interação com o gameplay.
Equilíbrio entre estética e funcionalidade.
Técnicas e ferramentas.

Aula 2 - Análise funcional do jogo

10 Fevereiro 2025, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Perfis de jogadores -Tipologia de Bartle.

Jogadores Casuais vs. Hardcore.
Gameplay e Storytelling.
Play as You Learn (PYL).
Progressão Linear, Progressão Não-Linear, Progressão Emergente.
Mecânicas de jogo e interação.
Game Design Document (GDD).

Aula 1 - Introdução ao Design de Jogos

3 Fevereiro 2025, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Elementos básicos de um jogo: gameplay, narrativa, estética, tecnologia.

Áreas do Design de Jogos.
Importância do design centrado no jogador.
Evolução dos jogos digitais - marcos históricos.
Principais géneros de jogos e suas características.
Perfis de jogador.
Tipologia de Bartle.